Fala, galera, tudo bom com vocês?
Jogos com lançamentos que passam longe das expectativas das produtoras infelizmente são uma realidade no mundo moderno dos games. Felizmente, alguns deles conseguem dar a volta por cima e tornarem-se produtos de sucesso, seja porque venderam o suficiente, seja porque eles conseguiram resolver os problemas técnicos que enfrentaram.
Hoje, nós falamos sobre alguns deles. Vamos lá?
Counter Strike: Global Offensive
Alguém consegue acreditar que Counter Strike teve um mau lançamento? Pois é, o jogo foi recebido de maneira morna quando foi lançado, e muita gente simplesmente ignorou o novo capítulo da franquia, preferindo manter-se no Source e até no CS 1.6. Dúvidas sobre a viabilidade da franquia no futuro foram colocadas, ainda mais porque nem a Valve parecia tão interessada assim no jogo.
Felizmente, algo mudou dentro da companhia e as atualizações começaram a chegar mais rapidamente, e, quando todo mundo viu, Counter Strike passou de franquia do passado a presente e futuro do eSports, tendo arrecadado, inclusive, praticamente a mesma coisa que Dota 2 em 2015.
É interessante notar que o jogo que nós jogamos hoje é bem diferente do que foi lançado em 2012, e isso fez toda a diferença, o jogo evoluiu e só cresceu.
Battlefield 4
Quem ainda lembra de como foi o lançamento de Battlefield? O jogo teve problemas nas mais diversas plataformas, indo de bugs escrotos a problemas de netcode e matchmaking, e foi uma verdadeira dor de cabeça pra Electronic Arts no lançamento, ainda mais porque tinha que cuidar de 5 plataformas, ao invés das 3 de costume, já que o jogo saiu pra antiga geração e pra nova geração, que chegou praticamente junto com o game.
Felizmente, a companhia deu a volta por cima e Battlefield 4 tornou-se um jogo à altura do seu nome, tanto que hoje ele segue como um dos jogos de tiro mais jogados da atualidade, superando até os mais recentes Battlefield Hardline, Titanfall e Star Wars Battlefront da EA.
Fallout: New Vegas
Fallout New Vegas é um conto de expectativa e decepção que felizmente deu a volta por cima. O anúncio do jogo foi recebido com muita felicidade pelos fãs da franquia clássica, afinal de contas, o estúdio com o pessoal responsável pelos jogos clássicos estava por trás do jogo.
O problema foi que a Bethesda enfiou goela abaixo deles a mesma engine de Fallout 3, e ninguém no estúdio sabia trabalhar em cima dela direito, o que acabou resultando num jogo completamente bugado no lançamento. Pra vocês terem uma ideia, uma semana depois saiu uma atualização que resolvia nada menos do que 200 bugs, para tornar o jogo mais aceitável.
Felizmente, o jogo foi consertado com o tempo, e hoje ainda é um dos melhores, senão o melhor, Fallout moderno disponível por aí.
Tomb Raider (2013)
Tomb Raider também foi um jogo que deu a volta por cima, acredite se quiser. Apesar do jogo ter tido um lançamento muito bom, sem bugs ou problemas de performances, o grande defeito dele foi a conta que a Crystal Dinamics deixou pra Square Enix. Reza a lenda que foram gastos 100 milhões de dólares para desenvolver as novas aventuras de Lara Croft, uma conta alta pra cacete que demorou muito tempo para ser paga.
Para vocês terem uma ideia, apenas um ano depois o jogo tornou-se lucrativo, e deu dinheiro mesmo para a Square Enix após as trocentas promoções dele no Steam e nas versões definitivas para o Xbox One e para o PS4. Não é à toa que a companhia aceitou a proposta financeira da Microsoft para a exclusividade do Xbox One, afinal de contas, haja dinheiro para investir na Larinha.
Comments are closed.