O Xbox One ganhou sua versão de acesso antecipado de ARK: Survival Evolved já faz algum tempo, e parece que a desenvolvedora do jogo ainda tem bastante trabalho a ser feito no front de otimização do jogo.
Quem joga ARK no PC sabe que o jogo é extremamente pesado, ainda mais para os gráficos que oferece. Alguns jogadores fazem até piadas do tipo “esses são os gráficos de Nintendo 64 mais pesados que eu já vi”. Ao que tudo indica, a versão do Xbox One do jogo também sofre de problemas semelhantes.
Segundo análises da Digital Foundry, a situação não é das mais favoráveis. Há quedas de framerate dentro do jogo e ele raramente atinge os 30 frames por segundo durante os testes. Pior, quando há muitos elementos na tela, o jogo roda abaixo de 14 fps, ou seja, menos da metade da velocidade normal que ele deveria rodar.
As coisas também não são muito boas no front da resolução do jogo. No Xbox One, Ark Survival Evolved roda abaixo dos 720p, o que meio que é uma vergonha, já que esse é o padrão da geração passada.
Vale ressaltar que isso é mais culpa do Studio Wildcard (produtora do jogo) do que do console da Microsoft. ARK também é muito mal otimizado no PC, e provavelmente só vai ganhar melhorias de performance mais próximo ao lançamento.