O mercado de jogos de PC esteve seriamente ameaçado no começo dos anos 2000 por causa de um sério problema: a pirataria. Praticamente todo jogo que era lançado ganhava um crack horas, às vezes dias depois do lançamento, e isso prejudicava as vendas pra caramba.
Com a expansão do Steam e a facilidade de comprar um jogo por lá, o número de vendas de jogos para PC começou a aumentar drasticamente, e com isso os investimentos na segurança dos jogos também aumentaram. O resultado? Hoje em dia, é difícil pra caramba crackear um jogo, e tem muito pirata de grupo famoso achando que, se as coisas continuarem assim, daqui uns 2 ou 3 anos eles vão estar sem trabalho.
Segundo uma postagem no fórum do Torrent Freak, os grupos de crackers andam frustrados por causa dessa dificuldade de crackear jogos. Dragon Age: Inquisition levou um mês para ser crackeado, e tanto Fifa 16 quanto Just Cause 3 ainda não foram crackeados, tudo isso graças à tecnologia Dunovo, que é um método anti-pirataria diferente dos métodos de DRM com os quais estamos acostumados atualmente.
Numa das postagens do fórum do Torrent Freak, os piratas comentaram que quase desistiram de crackear Arkham Knight, que também é protegido pelo método anti-pirataria Dunovo, por causa do último estádio de segurança dele. Se a cena de pirataria continuar sem avanços contra essa tecnologia, pode até ser que novos jogos crackeados continuem sendo lançados, mas de duas uma, ou o tempo para esse tipo de lançamento vai aumentar bastante, ou os jogos crackeados vão ser muito poucos, em comparação com os lançamentos “quentes”.
Eu, particularmente, não consigo me lembrar da última vez que pirateei um jogo e realmente não vejo mais motivos pra isso, mas imagino que isso vá levantar preocupações em quem ainda usa da pirataria para suprir os jogos.
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