O anúncio da retrocompatibilidade de alguns jogos do Xbox 360 com o Xbox One deixou todo mundo feliz e provavelmente adiantou os serviços da Sony com a emulação de jogos PlayStation 2. E uma das perguntas recorrentes quando alguém fala do assunto com uma pessoa de dentro da Microsoft geralmente fluta entorno da retrocompatibilidade com jogos do Xbox original.
“Nada é impossível,” disse o chefe de engenharia da divisão Xbox da Microsoft, Mike Ybarra no podcast The Inner Circle, transcrito pelo Gamespot.
A compatibilidade com jogos de Xbox 360 chegou para os usuários dia 12 de Novembro, através do update da dashboard do Xbox One. Já estão funcionando 104 títulos diferentes no programa, mas Mike disse ainda que os fãs podem esperar uma “alta frequência” de adições ao catálogo.
A retrocompatibilidade, na verdade, é uma emulação direta do sistema do Xbox 360 e seria necessário arranjar um emulador para o Xbox Original e fazer ele funcionar no One. O que seria uma tarefa complexa, mas não impossível.
“Nós não estamos procurando colocar jogos do Xbox original nos Xbox One ainda,” disse. “Agora nós estamos focados em fazer mais jogos de Xbox 360 a funcionar. Certamente será bem desafiador. Fazer os jogos de Xbox 360 funcionar foi incrivelmente desafiador e um investimento de muitos anos em engenharia. Ir todo o caminho até o Xbox original certamente seria um desafio para o time.”
Esse desafio todo pode ser visto com certo otimismo pelos fãs do Xbox original, já que Mike Ybarra disse que o time de engenharia é chegado em novos desafios.
“Eu tenho certeza que eles amariam a oportunidade de dar uma olhada nisso,” afirmou.
Enquanto eu sei que o Xbox original não teve muito sucesso aqui no Brasil, eu torço para que esse pessoal tenha todo o apoio necessário para conseguir essa façanha, afinal, é mais um jeito de se prestar tributo ao console que gerou todo esse desenvolvimento E uma chance pro pessoal que não conheceu o console original em desfrutar algumas novas experiências.