Fala, galera, tudo bom com vocês? Quem aí gosta de bugs? Acho que ninguém, né? Na maioria das vezes, bugs acabam estragando a diversão do jogador e atrapalham no desenvolvimento do jogo, mas as vezes eles também são responsáveis por criar coisas que os desenvolvedores nunca imaginariam e dão origem a jogos bem melhores do que os concebidos originalmente por eles.
No post de hoje, é sobre isso que nós falamos. Vamos lá?
Team Fortress
Você chegou a jogar Team Fortress original? Não? Bom, quase todo mundo começou no 2, mas o 1 era um mod de Quake desenvolvido nos anos 90 que surgiu a partir de um bug. Três amigos estavam fazendo um mod de Quake quando notaram que por algum motivo, um dos personagens de um time acabava saindo com a cor do outro time no nome. Ao invés de removerem o glitch, eles decidiram criar uma classe de espião, que podia fazer de conta que era do time adversários para mata-los e lançaram o mod com essa e outras classes.
A Valve viu esse mod pela internet e ficou tão interessada na ideia que entrou em contato com os desenvolvedores que fizeram esse mod para contrata-los para trabalhar lá, da mesma forma como eles fizeram com os caras que criaram Counter Strike, Dota e tantos outros jogos da companhia que nasceram a partir de modificações de outros jogos.
Devil May Cry
Eu já cheguei a comentar sobre esse jogo e a origem dele em outro vídeo, mas ela é tão legal que eu vou falar de novo. Durante o desenvolvimento de Resident Evil 4, a Capcom acabou com um protótipo que não parecia nada com o que a série oferecia no momento, e acabou criando um jogo novo baseado nessa ideia, Devil May Cry, mas na verdade, essa ideia toda surgiu graças a um glitch durante o desenvolvimento de Onimusha. Nesse glitch, você podia arremessar um inimigo pra cima e ataca-lo sem parar no ar, o que acabou dando origem a uma das marcas registradas de Dante.
Agora imagina que falta esse jogo ia fazer pro mundo dos games se esse glitch não tivesse acontecido?
GTA
Você sabe como o GTA original surgiu? Bom, a Rockstar estava criando um jogo de corrida normal quando algum programador fez uma cagada e colocou os carros da polícia a perseguir o player 1 incessantemente com uma fúria louca. Ao invés de consertar o bug, eles decidiram criar um jogo nesse estilo, com você sendo o criminoso e a polícia te perseguindo na cidade.
Anos e muitos bilhões de dólares depois, eu imagino que esse cara que fez a cagada na programação deva ter um pequeno altar dedicado a ele dentro do prédio da Rockstar.
Street Fighter II Turbo
Quem aí já jogou Street Fighter II Rainbow Edition? Esse é o famoso Street Fighter de rodoviária, totalmente bugado e cheio de coisas bizarras, como múltiplos hadoukens na tela e personagens mudando de corpo. Num belo dia, um funcionário da Capcom decidiu dar uma olhada no jogo para ver se essa versão pirata era uma ameaça ao jogo da Capcom e ele descobriu que não, ele não era, mas que Street Fighter normal parecia estar acontecendo em baixo d’água depois de jogar essa versão. Foi assim que surgiu Street Fighter II Turbo, uma versão “acelerada” do jogo que deixou as coisas muito mais fluídas e que acabou dando origem às mais diversas versões do jogo que surgiram depois.
Comments are closed.