Fala, galera, tudo bom com vocês?
Para comemorar o lançamento de Gears of War Ultimate Edition eu resolvi trazer algumas curiosidades que eu achei interessantes sobre Gears of War, seus personagens, o desenvolvimento do jogo e até uma pequena mudança de hardware que significou muito na disputa entre os consoles da geração do Xbox 360 e do PlayStation 3.
Espero que vocês gostem tanto do vídeo quanto do texto!
Atenção: SPOILERS DE GEARS OF WAR 3!
Aumento de hardware
Vamos começar com uma curiosidade clássica. Você sabia que Gears of War foi o jogo responsável por uma mudança de hardware no Xbox 360?
A Epic Games mostrou um demo do jogo para a Microsoft que tinha duas opções, uma rodando com 256 megabytes de ram, que era a memória que havia sido decidida pela Microsoft para o console, e uma com 512, que era o que a Epic Games achava que o console deveria ter.
O jogo rodava muito mais bonito no console com 512 megabytes de ram e acabou sendo por causa da insistência de Tim Sweeney, da Epic Games, que hoje o Xbox 360 tem 512 megas de ram. Isso acabou custando milhões de dólares a mais pra Microsoft e diminuiu a quantidade de consoles disponíveis no lançamento, mas acabou valendo a pena, já que somente graças a isso a maioria dos jogos do 360 roda a 720p, algo que seria praticamente impossível com a metade da memória.
Inspiração
Outra curiosidade que vocês talvez já tenham ouvido falar é sobre a inspiração principal da série. Caso você dê um mínimo de chance a Gears of War, é possível ver que o jogo vai bem além de caras musculosos usando metralhadoras, o jogo realmente tem uma história e um mundo complexo e extremamente sombrio.
Essa atmosfera do mundo surgiu graças a Cliff Bleszinski, um dos designers do jogo. Enquanto ele estava escrevendo o jogo, Cliff foi deixado pela esposa dele e acabou ficando devastado com isso. Vários elementos dessa tristeza são vistos no jogo, como a cara de bunda de Marcus Fenix, a destruição do planeta e a ideia de que a humanidade não tem escapatória, que está tudo acabado.
Outra inspiração que surgiu desse casamento acabado foi a música Mad World, que foi usada num trailer que usava apenas imagens do próprio jogo para demonstrar o poder gráfico do Xbox 360. Essa foi a música que Cliff ficou ouvindo incessantemente pra superar o fim do casamento, e o departamento de marketing da Microsoft achou que seria uma boa música para usar no trailer.
Dom Santiago
Dominic Santiago é um dos personagens mais interessantes e carismáticos da franquia, e nós temos duas curiosidades sobre ele.
A primeira delas, é sobre a dublagem de Dom. No jogo, Santiago é dublado por Carlos Ferro, que tem uma voz forte e que interpreta o personagem muito bem. Ferro foi escolhido para o papel porque Bleszinski estava cansado de latinos caricatos com a voz do Ligeirinho que a Ubisoft adorava colocar nos jogos do Splinter Cell na época.
A outra curiosidade é sobre o sobrenome de Dom. Originalmente, Santiago era para ser Glynn, até que Rod Fergusson viu uma carteira de cigarros em cima da mesa de Bleszinski da marca Santiago e achou que seria uma boa ideia, então ele deve o nome dele ao câncer de pulmão.
Ah, e curiosidade bônus, a ideia de que Dom deveria morrer em Gears ofWar 3 só surgiu durante o desenvolvimento do jogo. Aquilo nunca havia sido planejado, mas acabou combinando bem com o personagem dele.
Augustus Cole
O personagem Augustus Cole é conhecido no jogo por ser um ex-jogador de Thrashball, uma espécie de futebol americano jogada no mundo de Gears of War. Segundo Bleszinski, o personagem inteiro foi baseado na série de comerciais da Reebok estrelando o personagem Terry Tate.
A inspiração foi tanta que eles decidiram contratar Lester Speight, o ator que faz os comerciais, para dublar o personagem exatamente como ele atuou para a Reebok, e é exatamente isso o que ele fez com o personagem, com os gritos e gírias usadas por ele.
Marcus Fenix
Fechando a nossa lista de curiosidades, temos Marcus Fenix, o personagem principal do jogo. Como eu falei no começo do vídeo, a dor de cotovelo de Bleszinski foi uma inspiração tão grande para o jogo que o sobrenome Fenix tem a ver com isso, com a vontade de Cliff superar tudo aquilo que estava acontecendo na vida pessoal dele e renascer das cinzas.
O processo de desenvolvimento do personagem foi bem lento, e levou mais de um ano entre o conceito inicial do personagem e a versão final dele, que acabou no jogo. Durante esse processo, o rosto de Fenix mudou tanto em tamanho quanto nas cicatrizes, que foram colocadas ali para dar aquele ar de personagem que já viveu coisas horríveis, mas que continua lutando e que não desiste nunca.
Comments are closed.