O último título da franquia Metal Gear Solid nem foi lançado ainda e já tem uma penca de reviews com notas altíssimas aparecendo por ai. O próprio Kojima deu algumas declarações dizendo que The Phantom Pain é a sua obra-prima e que provavelmente é o melhor projeto que já concebeu, mas algumas notícias de como a Konami pretende trabalhar com o jogo podem fazer com que os fãs acabem torcendo um pouco o nariz para o ele.
Tudo gira em torno das microtransações. Alguns acusam a Konami de tentar se utilizar da grandiosidade do game para tentar arrecadar o máximo possível, já que notícias indicam que ela não anda muito bem das pernas ultimamente. Alem disso, o site Gamespot divulgou que o modo Foward Operating Base -ou FOB sequer estará disponível caso você não realize alguma microtransação.
O modo FOB ganhou bastante destaque nos últimos dias por ser um modo de jogo multiplayer que permitirá MGS5 funcionar praticamente como um MMO. Ele é totalmente opcional e a sua falta a princípio não afetaria a experiência sigleplayer, mas cobrar por um modo multiplayer que caiu nas graças do povo parece uma jogada bem suja da dona Konami -ainda mais depois de desembolsar R$ 250,00 pelo jogo na Steam.
Ainda não se tem confirmação sobre como as coisas realmente irão funcionar, já que os modos de jogos beta disponibilizados para que o sites especializados fizessem review ainda não contam com todas as funcionalidades online e que nenhum representante da Konami se pronunciou oficialmente sobre o caso. Nos resta ficar mesmo na torcida que a tentativa de lucrar demasiadamente com The Phantom Pain não acabe atrapalhando o desempenho desse jogo espetacular.