Os rumores envolvendo os dois grandes concorrentes (foi mal, Wii U) da próxima geração estão a mil. O VG247 foi informado durante a CES que o PlayStation 4 seria cerca de 50% mais poderoso que o Xbox 720, baseado na capacidade bruta de cálculos.
Enquanto o PlayStation 4 teria o poder de processamento de 1,84 teraflops, o Xbox 720 teria a capacidade de processamento de “apenas” 1,24 teraflops. Só para comparar com a geração atual, o Xbox 360 tem 115.2 gigaflops de processamento e o PS3 230 gigaflops.
Para os leigos em “coisas da informática”, cada FLOP é um cálculo em ponto flutuante por segundo. Como os consoles da nova geração vão operar na escala de grandeza “tera”, eles vão fazer 10¹² cálculos em ponto flutuante por segundo. E você se achando o grandão por conseguir fazer divisão com casa depois da vírgula de cabeça, né?
Já no departamento memória ram, é o Xbox 720 que ganha a parada. O novo console terá 8gb de ram, sendo 3 reservados para o sistema operacional, aplicativos e segurança, deixando entre 4 e 5 gigabytes livre para os jogos. O PS4 terá 4GB com 1 para o sistema operacional e 3 para os jogos.
Em termos de placa de vídeo, o Xbox 720 terá um motor gráfico baseado na Radeon 8770 e o PlayStation 4 na APU A10 da AMD.
Para completar, ambos os consoles terão acesso a discos de bluray de 100GB, o que evitará as versões capadas de certos jogos para alguma das máquinas, como aconteceu nessa geração com o Xbox 360.
Apesar disso, vale a pena citar que poder de processamento não quer dizer nada. Como eu disse ali em cima, o PlayStation 3 tem praticamente o dobro de poder bruto de processamento que o Xbox 360, mas muitas versões de jogos para as duas plataformas acabam tendo o Xbox como vencedor nas comparações. O motivo disso? O Xbox 360 é bem mais fácil de ser programado do que o PlayStation 3, além de ter o dobro de memória ram (512 contra 256) que o seu concorrente.
Como a Sony resolveu simplificar nessa geração usando um processador inspirado nos da AMD, assim como a Microsoft, é possível que dessa vez essa vantagem bruta sirva para alguma coisa, mas só quando os primeiros jogos começarem a sair é que vamos saber algo.