E aí, pessoal, tudo certo? O 5 curiosidades sobre jogos de hoje é um pouco diferente, eu resolvi selecionar somente curiosidade sobre o Mario, aquele italiano bigodudo que todo mundo que já teve o mínimo contato com videogames conhece. Ele já apareceu em várias edições da nossa série, mas hoje eu separei outras curiosidades que ainda não apareceram por aqui. Prontos para elas?
1. Pague o aluguel
Vocês sabiam que Mario não se chamava Mario desde o princípio? Na verdade, a criação de Shigeru Miyamoto chamava-se Jumpman na versão japonesa de Donkey Kong. A origem do nome é óbvia, você é um bigodudo que pula. Quer dizer, óbvio não é bem a palavra e sim preguiçoso, afinal, qualquer criança pensaria num nome desses.
Antes de ser lançado nos EUA, a Nintendo America estava pensando num nome melhor para o personagem, mas nenhuma ideia aparecia. As horas foram passando na reunião e, ideia ruim após ideia ruim, o time foi perdendo as esperanças de encontrar um nome decente para ele, que seria o italiano mais famoso da história, até que eles foram interrompidos pelo senhorio que alugava o escritório da empresa. Adivinhem o nome dele. É claro, o cara se chamava Mario. Mario Segale, para ser mais específico. Nunca uma interrupção no melhor estilo “Seu Barriga” foi tão benéfica a uma companhia
2. Multiprofissão
Qual a profissão do Mario? Se você respondeu encanador, errou, pois a resposta certa é depende. Dependendo do jogo, Mario assume uma profissão diferente. Ele é um encanador apenas na série principal Super Mario, Mario Bros, mas essa não foi sua única profissão, muito menos sua primeira. Em Donkey Kong, Mario era um carpinteiro, para citar um exemplo.
Outras profissões exercidas pelo italiano incluem Doutor (em Doctor Mario), Designer de Brinquedos (Mario vs Donkey Kong), piloto de kart (na série Mario Kart), atleta olímpico (na série Mario and Sonic, que usa personagens de ambos os universos nos jogos olímpicos), Tenista (em Mario Tenis), Golfista (em Mario Golf), Chef de cozinha (em Yoshi’s Cookie), jogador de futebol (em Mario Strikers) e, finalmente, jogador de basquete (em Mario Hoops).
Tá bom pra vocês ou ele ainda precisa virar artista de circo, político e engolidor de facas? Ah sim, ele também foi outra coisa, Mario já foi um…
3. …Vilão
Por essa vocês não esperavam. Mario também já foi o antagonista de um jogo. Em Donkey Kong Jr. jogo de fliperama de 1982, Mario encarna o vilão e aprisiona Donkey Kong em uma jaula e tenta evitar a qualquer custo que o filho dele, Jr, tente salvar o seu pobre pai.
Para esse jogo, Mario tem algumas pequenas alterações no seu design, de modo a parecer menos simpático, como um bigode ao contrário, afinal, todo cara malvado tem um desses.
Enfim, é possível ver Mario em toda a sua malvadeza na imagem abaixo:
4. I <3 NY
Onde se passou o primeiro jogo protagonizado por Mario? Se você respondeu no Mushroom Kindgom, errou redondamente. O primeiro jogo onde Mario foi o protagonista (sem contar Donkey Kong), se passou em New York, cidade natal do encanador. Nesse jogo, Mario trabalha no sistema de esgoto da cidade se livrando de pragas como tartarugas. Sim, Mario não nunca foi lá muito amigo da natureza e, nesse jogo, ele tinha que entrar nos esgotos e sentar a porrada nos pobres répteis.
O jogo também foi o primeiro a introduzir Luigi, o irmão do Mario, que nada mais era do que uma troca de paleta do personagem principal. Só depois que Luigi acabou ganhando um nome, perdendo uns kgs e ganhando uns cms.
Sorte a dele não ter dado de cara com as Tartarugas Ninjas, né?
5. Fantasmas do passado
Você conhece a origem da Chain Chomp, essa corrente que o personagem Iggy está segurando? Ela apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e foi inspirada num trauma de infância de Shigeru Miyamoto. Quando era mais jovem, o lendário designer de games se envolveu num incidente onde o cachorro do vizinho o perseguiu tentando mordê-lo.
A imagem deve ter ficado trincada na cabeça dele, pois anos depois serviu como inspiração para a criação da corrente com bola de ferro e dentes mortíferos. Quem disse que a gente não pode lucrar uns trocados com os nossos demônios?
Comments are closed.