Pra quem não sabe, a saga The Witcher foi inspirada por uma série de livros, escrita por Andrzej Sapkowski. Talvez alguns já soubessem disso, mas o que vocês provavelmente não sabem é que, antes de dar origem aos jogos, os livros inspiraram um filme e uma série de TV na Polônia.
O filme chamava-se Wiedźmin em seu país, que traduzido do polonês para o inglês, significa… The Witcher. Apesar disso, o filme foi renomeado como The Hexer para seu lançamento internacional.
The Hexer foi lançado em 2001 e foi massacrado pelos críticos. O maior problema, na verdade, era que tal filme não foi planejado como um longa-metragem, mas sim como uma série de TV com 13 episódios, que acabaram espremidos em 2 horas de filme, o que, obviamente, não ficou muito bom.
Mesmo com a repercussão mais do que negativa, o diretor Marek Brodzki, que foi assistente de direção em A Lista de Schindler, não se deu por vencido, e a planejada série foi lançada em 2002. Como era de se esperar, a série foi bem mais coerente do que o filme, mas a reputação negativa do ano anterior deixou um gosto amargo na boca dos telespectadores, e a série não teve uma continuação após a primeira temporada.
Em ambas as experiências, Geralt foi interpretado por Michal Zebrowski, que tem participação posterior em O Pianista. Mas o que Sapkowski pensava das adaptações de seu livro antes do jogo? Em entrevista de 2003, ao ser perguntado sobre isso, o autor deu a seguinte resposta “Eu tenho apenas uma palavra para responder essa pergunta. Ela é indecente, mas é bem breve…”. Parece que ele não foi um grande fã do trabalho.
Comments are closed.