O departamento jurídico da Nintendo quer acabar com a versão HD de Super Mario 64 que foi feita por um fã da série.
O remake do clássico foi lançado como um download gratuito por Roystan Ross, um fã da série que reconstruiu inteiramente em HD a primeira fase do jogo utilizando um motor gráfico livre. Você ainda pode procurar pelo mod para download, porém alguns links espelhos parecem estar desaparecendo da internet, já que os advogados da Big N estão trabalhando para que seu conteúdo seja retirado da internet.
“Toda as artes e animações foram feitas por mim mesmo, com a exceção das skins de Mario, Goomba e poder de estrela, que são estáticas (sem animações).”, explicou Ross.
“Uma grande parte dos sons são de outros jogos do Mario, enquanto que os que eu encontrei e editei são do site freesound.org.”
O aviso de remoção menciona uma violação dos direitos autorais de “Super Mario 64 da Nintendo (EU Copyright Reg. No. PA0000788138), incluindo, mas não limitado ao trabalho audiovisual, programa de computador, música, e as descrições de personagens fictícios”.
A Nintendo não deveria se preocupar com este caso, e sim abrir os olhos e ver que há milhões de fãs que querem reviver aqueles jogos mais antigos da série. Poderia ser uma boa estratégia de marketing ou de se aproximar mais ainda com aqueles que amam seus jogos, mas a Nintendo resolveu tomar outra atitude.
Comments are closed.