Este guia de Civilization VII ensina você sobre as ideologias disponíveis no jogo (Democracia, Fascismo e Comunismo).
As melhores Ideologias (Democracia, Fascismo ou Comunismo) em Civilization VII
Em algumas campanhas de Civilization VII, os jogadores podem optar por manter boas relações diplomáticas com outras civilizações, garantindo um progresso pacífico até o final do jogo. No entanto, é mais provável que surjam conflitos, especialmente devido a diferenças ideológicas. A escolha da Ideologia durante a Idade Moderna pode influenciar não apenas a administração interna da civilização, mas também as relações com outras nações.
Este guia explica o funcionamento das Ideologias em Civilization VII, detalhando as características de Democracia, Fascismo e Comunismo, bem como os bônus oferecidos por cada uma e como elas influenciam os diferentes caminhos para a vitória.
Como desbloquear as Ideologias
A mecânica de Ideologia em Civilization VII se torna acessível ao pesquisar a política de Teoria Política durante a Idade Moderna. Quando essa tecnologia é desbloqueada, o jogador pode escolher entre três ideologias distintas: Democracia, Fascismo ou Comunismo.
Após selecionar a primeira doutrina de uma dessas ideologias, o jogador fica bloqueado nessa escolha pelo restante da partida. Além disso, civilizações que adotarem ideologias diferentes serão consideradas inimigas ideológicas, o que pode gerar tensões diplomáticas e aumentar a probabilidade de guerra.
Civismo e recompensas da Democracia
A Democracia é uma ideologia que favorece o desenvolvimento cultural e diplomático, proporcionando benefícios para a felicidade dos cidadãos e a produção cultural da civilização.
Entre os principais bônus, a política de Conversas ao Pé da Lareira concede +4 de felicidade para especialistas, mas reduz -3 de ouro nos assentamentos. Outra política relevante, Sufrágio, adiciona +3 de cultura para especialistas, ao custo de -3 de produção nos assentamentos.
Ao adotar a Democracia, o jogador recebe quatro unidades de infantaria gratuitas, além de +1 ponto de atributo Cultural e +1 ponto de atributo Diplomático.
As doutrinas subsequentes reforçam o foco na cultura e na produção de Maravilhas. O Progressismo inclui políticas como Vanguarda, que concede +2 de cultura e felicidade para Grandes Obras exibidas, e New Deal, que garante +30% na produção ao construir Maravilhas. Além disso, a política A Hora Mais Nobre melhora a produção de unidades aéreas, aumentando sua força de combate dentro do território da civilização.
Civismo e recompensas do Fascismo
O Fascismo é uma ideologia voltada para o militarismo e a economia, proporcionando vantagens para a produção de unidades e a administração financeira da civilização.
A política de Linha de Montagem concede +3 de produção para especialistas, mas reduz -3 de comida nos assentamentos. Outra política, Dirigismo, aumenta +6 de ouro para especialistas, ao custo de -3 de felicidade nos assentamentos.
Ao adotar o Fascismo, o jogador recebe três unidades de cavalaria gratuitas, além de +1 ponto de atributo Econômico e +1 ponto de atributo Militarista.
As doutrinas subsequentes incluem o Radicalismo, com políticas como Lei Marcial, que concede produção igual ao atributo Militarista para os assentamentos, e Propaganda, que aumenta a produção de ouro com base no atributo Econômico. Já o Absolutismo oferece benefícios militares, incluindo +50% de produção para unidades militares, +20% de produção ao construir edifícios em cidades com Estações Ferroviárias e um aumento de +5 de força de combate ao atacar.
Civismo e recompensas do Comunismo
O Comunismo favorece o crescimento da população e o avanço científico, garantindo bônus para a produção de alimentos e o progresso tecnológico da civilização.
A política de Determinismo das Forças Produtivas concede +3 de ciência para especialistas, mas reduz -3 de ouro nos assentamentos. Outra política relevante, Proletariado, oferece +6 de comida para especialistas, ao custo de -3 de felicidade nos assentamentos.
Ao adotar o Comunismo, o jogador recebe três unidades de ataque à distância gratuitas, além de +1 ponto de atributo Expansionista e +1 ponto de atributo Científico.
As doutrinas subsequentes fortalecem o progresso científico e a eficiência dos assentamentos. O Centralismo inclui a política de Coletivização, que aumenta a produção de comida nos assentamentos com base no atributo Expansionista, e Naukograd, que adiciona ciência conforme o atributo Científico. Já o Socialismo traz benefícios militares e administrativos, como +3 de força de combate para unidades terrestres dentro do próprio território, +8 de felicidade em cidades durante períodos de guerra, e um bônus de +30% na produção de projetos.
Qual é a melhor das Ideologias em Civilization VII?
A ideologia ideal para cada jogador depende da estratégia adotada durante a partida, mas o Fascismo se destaca como a opção mais eficiente para um estilo de jogo agressivo e voltado para a conquista. Já o Comunismo é a melhor escolha para aqueles que buscam a Vitória Científica, enquanto a Democracia acaba ficando para trás em comparação às outras ideologias.
O Fascismo complementa um estilo de jogo militarista, sendo ideal para aqueles que desejam dominar territórios vizinhos. A oferta de três unidades de cavalaria gratuitas, que frequentemente são Tanques nessa fase do jogo, garante uma vantagem considerável no campo de batalha. Além disso, a política Complexo Militar-Industrial fornece um aumento de +50% na produção de unidades militares, tornando essa ideologia altamente eficaz para alcançar a Vitória Militar.
O Comunismo é a melhor opção para jogadores que desejam se concentrar na Vitória Científica, pois oferece bônus significativos na produção de ciência e alimentos. As políticas Determinismo das Forças Produtivas e Naukograd proporcionam um avanço tecnológico rápido, enquanto a política Obras Públicas garante um bônus de +30% na produção de projetos, acelerando os esforços para a Corrida Espacial.
A Democracia, por outro lado, tem um desempenho inferior em comparação com as outras opções. Seu foco na cultura acaba sendo pouco relevante na Idade Moderna, pois a Vitória Cultural depende mais da obtenção de Artefatos Históricos por Exploradores do que da geração de cultura por turno. Além disso, os bônus de produção oferecidos pelo Comunismo acabam sendo mais úteis para quem busca essa vitória, uma vez que é necessário concluir o Projeto da Feira Mundial para alcançar o objetivo final.
Capturando assentamentos para uma Vitória Militar baseada em ideologias opostas em Civilization VII
Independentemente da ideologia escolhida, os jogadores que desejam alcançar uma Vitória Militar devem estar atentos às regras para a obtenção de Pontos de Ideologia ao conquistar assentamentos.
Para garantir pontos, é necessário capturar cidades de civilizações que possuam ideologias diferentes. Assentamentos pertencentes a civilizações sem ideologia concedem +2 pontos por cidade conquistada, enquanto aqueles que seguem uma ideologia oposta concedem +3 pontos por cidade capturada.
No entanto, há algumas restrições para a obtenção desses pontos. Se uma cidade for entregue e posteriormente reconquistada, nenhum ponto será concedido. O mesmo acontece com territórios de Estados-Cidades, que não contribuem para a pontuação da Vitória Militar. Além disso, se um assentamento capturado for destruído e, posteriormente, outra civilização estabelecer uma nova cidade no mesmo local, a reconquista desse território não concederá pontos adicionais.
Com isso, concluímos nosso guia de Ideologias de Civilization VII. O jogo está disponível para PC, PS5 e Xbox Series.