Este guia cobre a área da Timber do nosso Detonado de Final Fantasy 8.
Final Fantasy 8 Disco 1 – Timber
O grupo desembarca na estação de trem em Timber. Note que Zell e Selphie não estão mais com seus Guardian Forces equipados, devido à sequência de sonho de Laguna. Você pode reequipa-los agora ou antes da próxima batalha.
Ao descer as escadas, um homem dirá a frase de código: “Oh, the forests of Timber sure has changed!” Responda com: “But the Owls are still around” para prosseguir. Não há consequências negativas por escolher a resposta errada neste momento.
Base Forest Owls (Trem)
Siga o homem (Watts) para o próximo trem. Zone e Watts se apresentarão e pedirão para você “acordar a princesa”. Antes disso, desafie Watts para um jogo de Triple Triad para obter a Angelo Card.
Carta de Angelo
A Angelo Card pode ser vencida jogando contra Watts no trem, mas também estará disponível mais tarde no jogo, caso você a perca agora.
Sempre que você joga Triple Triad em uma nova região, o primeiro jogador perguntará se você quer jogar com uma combinação das regras daquela região e de onde você veio. Em geral, recuse essa opção para evitar regras indesejadas. Neste caso, a regra Open de Balamb é benéfica, então pode aceitar o jogo e resetar se ela não se espalhar.
Despertando Rinoa
Após o jogo de cartas, vá até o fundo do trem para acordar Rinoa, a protagonista feminina. Ela se apresentará e introduzirá seu cachorro, Angelo, que a acompanha em batalha quando ela usa seu Limit Break. Rinoa explicará como ensinar novas habilidades para Angelo usando as revistas Pet Pals.
Siga Rinoa até a sala de reuniões, onde o grupo receberá um briefing detalhado sobre a missão de sequestro do presidente Deling. Apesar da explicação longa e dos diagramas, as ações necessárias acontecem automaticamente durante o jogo.
Missão de Sequestro
Dois momentos exigem atenção especial:
- Desviar dos guardas: Fique parado quando um guarda azul estiver embaixo de você e corra quando for um guarda vermelho.
- Inserir os códigos: Siga as instruções exibidas no momento.
Após a explicação, volte ao quarto de Rinoa e pegue a revista Pet Pals Vol.2 na cama. Fale com Watts quando estiver pronto para iniciar a missão.
Se estiver jogando a versão remasterizada para PlayStation 4, Xbox, Switch ou Steam, você pode acelerar o jogo pressionando o analógico esquerdo (ou equivalente no Steam), agilizando diálogos e cenas sem afetar os temporizadores do jogo.
Sequestro do Presidente Deling
Corra para a esquerda em direção a Rinoa e pule para o segundo trem de escolta quando ela indicar. Você terá 5 minutos para esta seção da missão, o que é mais do que suficiente.
Os guardas no próximo vagão têm sistemas de detecção inoperantes, permitindo que você os atravesse sem ser detectado.
Primeiro Desacoplamento
No primeiro trem de escolta, Selphie e Zell seguirão os guardas e avisarão quando estiverem se aproximando. Suba no teto do vagão sempre que necessário para evitar ser pego enquanto insere os códigos.
- Código exemplo: 3221.
- Use os botões:
- Círculo
- X
- Quadrado
- Triângulo
Insira os três códigos enquanto verifica os guardas com o botão L1. Suba no teto antecipadamente para não ser pego.
Segundo Desacoplamento
No segundo trem de escolta, Selphie e Zell não estarão disponíveis para ajudar. Insira os cinco códigos com cuidado, observando os guardas. Conclua a missão ao completar o desacoplamento.
Chefe: Fake President
- Magias Extraíveis: Cure.
O primeiro chefe, Fake President, é apenas uma introdução ao verdadeiro desafio. Ele possui baixo HP e pode ser derrotado rapidamente.
Chefe: Gerogero
O verdadeiro chefe, Gerogero, utiliza ataques que infligem efeitos de status negativos como Darkness, Silence e Berserk. Use magias Esuna ou itens curativos para neutralizar esses status.
Gerogero é um inimigo do tipo morto-vivo, o que significa que magias de cura e itens como Phoenix Down causam dano massivo. Um Phoenix Down pode derrotá-lo instantaneamente.
- Magias Extraíveis: Esuna, Double, Berserk, Zombie.
- Itens Obtidos:
- Mug: 2x Phoenix Down.
- Drop: 8x Zombie Powder.
Após a batalha, o grupo retorna ao trem da Forest Owls para discutir o próximo plano: lutar pela independência de Timber. Rinoa se junta à equipe como personagem jogável. Use a opção Junction Exchange para transferir rapidamente Guardian Forces e magias de outro personagem para ela.
Centro de Timber
Ao chegar em Timber, haverá uma curta cena com soldados de Galbadia. Durante sua exploração pela cidade, você pode encontrar soldados para enfrentar e batalhas aleatórias em certas áreas.
Atualizações Importantes
- MidMag-RF: Certifique-se de que Quezacotl aprenda a habilidade MidMag-RF, que permite converter magias de baixo nível (Fire, Blizzard, Thunder, Cure) em versões mais fortes (Fira, Blizzara, Thundara, Cura). Isso aumenta o poder de suas magias e pode ser usado para melhorar atributos via junction.
- Pet Shop: Visite a loja de animais perto da estação de trem para comprar as revistas Pet Pals Vol.3 e Pet Pals Vol.4, além de Amnesia Greens, que permitem esquecer habilidades menos úteis de Guardian Forces.
- Move-Find: Considere fazer com que Siren aprenda a habilidade Move-Find, que revela Draw Points e Save Points ocultos.
Exploração de Timber
Volte para a plataforma de trem e siga o caminho indicado pela palavra Galbadia. Isso o levará à entrada do prédio Timber Maniacs. Você pode explorar outras áreas da cidade para cenas opcionais, mas elas não impactam a história principal.
Timber Maniacs
- Recepção: Procure entre as pilhas de revistas na área de recepção do Timber Maniacs para encontrar a revista Girl Next Door. Você precisará dela mais tarde no jogo para obter a Shiva Card.
- Sala à esquerda: Há um Draw Point escondido que contém Blizzaga.
- Corredor dos fundos: Pegue a próxima edição da revista Timber Maniacs no chão. Essa é a última coisa a fazer dentro do edifício.
Saia pela porta da frente após concluir a exploração.
Seguindo para o Pub
Vá para a direita do Timber Maniacs, ignorando a casa pequena, e siga para a próxima tela. Aqui, você verá escadas com uma placa no chão indicando que o caminho leva ao Pub.
Continue andando para a direita até chegar próximo aos trilhos do trem. Suba as escadas e entre pela porta no lado esquerdo da ponte para acessar uma casa.
Residência
Examine o armário: Inspecione o armário no lado oposto da sala. Squall comentará: “(It won’t open…?)”. Continue examinando até receber a opção de “look closer”. Escolha essa opção para pegar 500 gil, as economias secretas guardadas no armário.
Saia da residência e volte para a tela com as escadas que levam ao Pub.
Pub e Confronto com Soldados
Desça as escadas para presenciar uma cena com soldados de Galbadia. Derrote dois soldados para poder entrar no Pub. Esses inimigos são fáceis de derrotar, e você receberá uma Buel Card ao final da batalha.
Use o Draw Point próximo para obter Cure.
Loja de Timber
Antes de entrar no Pub, você pode visitar a loja próxima para comprar itens. A loja oferece os seguintes itens:
- Potion: 100 gil
- Hi-Potion: 500 gil
- Phoenix Down: 500 gil
- Antidote: 100 gil
- Eye Drops: 100 gil
- Soft: 100 gil
- Echo Screen: 100 gil
- Holy Water: 100 gil
- Remedy: 1,000 gil
- Tent: 1,000 gil
- Fuel: 3,000 gil
- Normal Ammo: 20 gil
- Shotgun Ammo: 40 gil
- G-Potion: 200 gil
- G-Returner: 500 gil
Estoque itens como Antidote, Eye Drops e outros para lidar com efeitos de status negativos, que persistem entre batalhas até serem removidos. Esses itens são alternativas econômicas ao uso de magias Esuna ou Remedy.
Após adquirir tudo o que precisar, entre no Pub para continuar o progresso na história.
Pub
Ao entrar no Pub, você encontrará um vagabundo que começará a falar imediatamente. Dependendo da sua escolha ao interagir com ele, você receberá uma Triple Triad Card diferente:
- Comprar uma bebida: Escolha a bebida Reagan (a preferida dele, mencionada pela mulher perto do bar). Ele lhe dará uma Forbidden Card.
- Falar sobre uma carta: Conte a ele sobre uma carta que você tem. Ele dará uma Tonberry Card em troca.
Ambas as cartas são comuns no jogo, então sua escolha aqui não é crítica.
Depois que o vagabundo sair do caminho, siga pela porta dos fundos para acessar o beco.
Beco
Na próxima tela, a visão será de cima para baixo. Use o Save Point para salvar seu jogo antes de seguir para a esquerda. Atravesse o portão e suba as escadas em direção à estação de TV.
Estação de TV de Timber
Haverá uma cena em frente à grande tela externa. Watts informará ao grupo que o presidente está no estúdio, mas que há muitos guardas para invadirem o local.
Continue pela passarela até a estação de TV, onde mais cenas e diálogos ocorrerão. Quistis e Seifer aparecerão, e Quistis ordenará ao grupo SeeD que vá até a estação de TV.
Retorno à Casa Perto do Timber Maniacs
Após os eventos na estação de TV, o jogo direcionará automaticamente Squall e sua equipe de volta à pequena casa do lado direito do prédio Timber Maniacs para se esconderem.
- Converse com cada membro da equipe no segundo andar da casa para discutir o próximo plano: viajar para o jardim mais próximo, Galbadia Garden.
- Itens recebidos: Antes de sair, a senhora da casa dará ao grupo os seguintes itens:
- Potion
- Phoenix Down
- Soft
- Antidote
- Remedy
Partida para Galbadia
Dirija-se para a área à direita da cidade, onde ficam os trilhos do trem. Pegue o trem com destino a East Academy. Embora a próxima parada seja Galbadia Garden, este guia sugere explorar outros locais antes de prosseguir.
Mapa-Mundi
Quistis lembrará que o próximo destino é o East Academy e que o grupo deve atravessar a floresta a oeste da estação. Contudo, antes de seguir diretamente, é possível realizar algumas atividades opcionais.
Queen of Cards – Side Quest
Pegue o trem até a última estação (Dollet Station), ignorando East Academy, e siga pela estrada até chegar à cidade de Dollet.
Abolindo a Regra “Random”
A regra “Random” em Triple Triad pode ser frustrante, pois seleciona as cartas de forma aleatória. Considere seguir os passos detalhados na seção de dicas para removê-la.
Certifique-se de que Siren aprendeu a habilidade Move-Find e que um dos personagens tenha a habilidade equipada, pois ela será útil no Save Point do segundo andar do Dollet Pub.
Dollet Pub
- Primeiro Andar: Entre no pub e suba para o segundo andar. O Save Point estará visível apenas com Move-Find.
- Desafiar o Dono do Pub: Fale com o homem à esquerda da Queen of Cards, usando uma jaqueta verde-clara, e desafie-o para uma partida de Triple Triad. Após vencê-lo, ele permitirá acesso à sala privada no fundo do pub.
- Siren Card: Na sala privada, desafie o dono novamente para obter a Siren Card.
- Timber Maniacs: Pegue a edição de Timber Maniacs na mesa do pub antes de sair.
Queen of Cards: MiniMog
Converse com a Queen of Cards sobre seu “pai artista”. Ela revelará que deu a MiniMog Card ao filho. Para recuperá-la, você deve completar a primeira parte da missão A Dog and its Bone, envolvendo o filho da rainha.
Hotel em Dollet
Hospede-se no Dollet Hotel por 100 gil. Após descansar, leia a edição de Timber Maniacs na mesa do quarto.
Hotel em Timber (Opcional)
Retorne a Timber e hospede-se no hotel próximo à entrada da cidade. Pegue outra edição de Timber Maniacs disponível na mesa do quarto.
Partida para Galbadia
Volte à primeira parada de trem na área Timber – Yaulny Plains. Olhe para o noroeste e procure uma floresta entre dois cânions.
Entre na floresta para iniciar uma nova cena e continuar a jornada em direção ao Galbadia Garden.
- Próxima Parte: Sonho com Laguna (2)
Com isso, concluímos a parte de Timber nosso Detonado de Final Fantasy 8.