Este guia do Capítulo 14 faz parte do nosso Detonado de Final Fantasy 7 Rebirth.
Final Fantasy 7 Rebirth – Capítulo 14: Fim do Mundo
Iniciamos o Capítulo 14 da mesma forma que começamos o Capítulo 1, com o Interlúdio 7. Este é o sétimo e último episódio, sendo um pouco mais único, já que desta vez jogaremos como Cloud.
Após completar este interlúdio, o restante do capítulo será desbloqueado.
Guiados pelo Destino
Depois do episódio final do interlúdio, despertaremos em uma área arborizada, reunidos imediatamente com o restante do grupo. Ficamos sabendo que Aerith seguiu sozinha para a cidade dos Cetra e precisamos alcançá-la.
Avance pela floresta para o norte. Durante o trajeto, cada um dos seus companheiros conversará com Cloud antes de ceder o caminho para o próximo. Ao final da seção da floresta, uma cena será ativada.
Rumo ao Altar
Quando recuperar o controle, desça uma série de rochas para alcançar o solo. Ao aterrissar, você será atacado por um grupo de quatro Whispers brancos.
Os Whispers não têm fraquezas específicas, mas tornam-se mais poderosos à medida que há mais deles no campo. Com três ou mais presentes, eles poderão lançar uma variedade de debuffs na sua equipe, então o ideal é derrotar 1-2 rapidamente para evitar esses efeitos. Após eliminar dois, os Whispers restantes ficarão pressionados, tornando-os mais fáceis de derrotar.
Após a luta, uma nova cena será exibida, deixando Cloud sozinho.
Além da Muralha
Agora nos encontramos no Santuário do Planeta. Desça pela encosta e use o elevador. No final do trajeto, desça as escadas e entre no primeiro edifício à esquerda. Aqui, você encontrará a última Área de Descanso e máquina de venda do jogo.
Nota: Certifique-se de descansar para restaurar MP e HP e revise o equipamento e as Materias de todos os seus personagens. Enfrentaremos lutas difíceis envolvendo todos os integrantes do grupo, então garanta que todos estejam bem preparados antes de continuar!
Quando estiver pronto, siga pelo caminho próximo até alcançar o altar. Você verá Aerith ao longe. Caminhe em direção a ela para ativar uma cena. Durante a cena, haverá alguns QTEs, então pressione/mantenha os botões indicados na tela quando solicitado.
Após a cena, uma batalha contra um chefe será iniciada.
Chefe: Jenova Lifeclinger
Jenova Lifeclinger, como as outras formas de Jenova, é uma abominação grotesca composta por sacos de carne, crânios, tentáculos e outros elementos viscosos. Este chefe utiliza uma variedade de ataques em área, além de habilidades à distância ao longo da batalha. A luta ocorre em várias fases, com cada membro da equipe participando, por isso é essencial que todos estejam bem preparados.
Fase 1
A batalha começa com o chefe usando Contaminant Expulsion, que expulsa três membros do grupo, deixando Cloud, Tifa e Yuffie para enfrentar Jenova. Conforme você reduz a vida do chefe, outros membros do grupo serão removidos, até que apenas Cloud permaneça.
Jenova Lifeclinger é estacionária, permanecendo em um único ponto do campo de batalha, mas pode afundar no chão e reaparecer em outro local. Ela também cria uma barreira de carne que anula todo o dano até ser destruída, forçando você a atacar a barreira primeiro.
Os ataques padrão incluem golpes com tentáculos, como esmagamento vertical, varredura horizontal e um ataque de agarrão que imobiliza o alvo temporariamente.
Os ataques à distância incluem:
- Vengeance: projéteis laser roxos em forma de X que sobem lentamente, cobrindo mais área.
- Eye of Providence: uma esfera branca que desce sobre o alvo antes de explodir; mova-se para evitar.
- Azure Resplendence: projéteis azuis em direções aleatórias ou ondas de fogo azul disparadas à frente.
Ataques mágicos como Blizzaga, Aeroga e Bioga são difíceis de evitar; bloquear minimiza o dano. Se for atingido por Bioga, use Cleansing Materia ou antídotos.
Se você se aproximar demais, Jenova usa:
- Castigate: uma nuvem de gás explosiva.
- Mourning Wail: um tornado em torno do chefe, causando dano em quem está perto.
Estratégia: Concentre-se em evitar ataques e destrua a barreira quando ela aparecer. Use magias de fogo ou relâmpago para pressionar e causar dano considerável. Cada personagem, exceto Cloud, inicia com um Limit Break pronto; guarde-o para as fases posteriores.
Ao atingir 75% da vida, as paredes do campo são destruídas, e todos os aliados retornam para iniciar a Fase 2.
Fase 2
Jenova ganha um par de asas gigantes e mantém os ataques anteriores, mas adiciona:
- Dreams of Sorcery seguido por variantes como Zephyr, Frost, Pestilence ou Timespace, que criam orbes explosivos. Mova-se rapidamente para evitá-los.
- Desecration: lasers vermelhos contínuos cobrindo mais área. Há lacunas entre os lasers; desvie lateralmente.
Estratégia: Continue atacando com magias e habilidades para pressionar e atordoar o chefe. Use os Limit Breaks para reduzir significativamente a vida.
Ao atingir 30% de vida, Jenova destrói a arena, separando o grupo.
Fase 3
Cada grupo enfrentará uma parte de Jenova Lifeclinger:
- Tifa e Cait Sith: alvo é a asa direita.
- Barret e Red XIII: alvo é a asa esquerda.
- Cloud e Yuffie: alvo é a cabeça.
Ataques incluem as habilidades anteriores, mas os Limit Breaks carregam rapidamente nesta fase. Use-os para acelerar a destruição das partes.
Fase 4
Com 30% da vida restante, você controla Cloud, Cait Sith e Barret. Jenova mantém os ataques anteriores, adicionando Sanguinary Flame, que lança bolas de fogo vermelhas rastreadoras.
Quando pressionada, Jenova torna-se imune a dano corpo a corpo; use magias de fogo ou relâmpago para continuar causando dano. Utilize quaisquer Limit Breaks restantes para encerrar a luta.
Ao derrotar Jenova Lifeclinger, você será levado diretamente para o confronto com o verdadeiro chefe final do jogo.
Com o fim do Capítulo 14, encerramos nosso Detonado de Final Fantasy 7 Rebirth.