Taki Udon, criador do MiSTer Pi, revelou novos detalhes sobre o FPGA PS1, incluindo um preço promocional de $149 para aqueles que fizerem a pré-compra. O sistema promete oferecer uma experiência fiel aos jogos do PlayStation 1 original, com recursos modernos e compatibilidade ampliada.
A nova plataforma será compatível com os núcleos MiSTer FPGA, permitindo que os jogadores reproduzam discos originais de PS1 por meio de um acessório opcional conectado à base do console. Além disso, o FPGA PS1 suportará controles e cartões de memória originais do PS1. A conectividade também será robusta, incluindo saídas analógicas e digitais como HDMI, DIN10, VGA, Component e Composite, além de Wi-Fi, Bluetooth e suporte a NFC.
Outras características incluem:
- Entrada YC para lightguns de PS1 (em uso com CRTs).
- Slot para MicroSD, três portas USB-A e uma USB-C.
- Ethernet, entrada de áudio analógica 3,5 mm e saída digital TOSLINK.
A possibilidade de o sistema ser lançado em uma carcaça cinza no estilo clássico do PS1 também foi mencionada, mas ainda não confirmada.
A versão “Founder’s Edition” do console terá preço limitado abaixo de $225, oferecendo descontos para os primeiros compradores. Taki Udon enfatizou que o sistema é projetado para rodar jogos do PS1 e outros consoles com alta precisão, graças ao uso de chips FPGA. Diferente de emuladores tradicionais, essa tecnologia replica o desempenho do hardware original, minimizando problemas como latência e lag de entrada.
O console também foi projetado para ser acessível ao usuário final, sem necessidade de montagem ou configuração, e contará com um PCB personalizado e suporte a TapTo, utilizando o leitor NFC integrado.