A Electronic Arts (EA) anunciou a inclusão de mais 23 patentes no compromisso de patentes de acessibilidade, totalizando 38 tecnologias acessíveis gratuitamente para desenvolvedores. A iniciativa visa tornar os videogames mais inclusivos, permitindo que ferramentas como reconhecimento de fala e geração de áudio estejam disponíveis em toda a indústria.
Entre as novas tecnologias, destacam-se sistemas que personalizam o reconhecimento de fala para diferentes sotaques e deficiências de fala, além de mecanismos que ajustam a trilha sonora com base nas emoções do jogador.
A EA também lançou um plugin para a Unreal Engine 5 que integra a ferramenta IRIS, voltada à análise de fotossensibilidade. Com isso, desenvolvedores podem identificar, em tempo real, conteúdos potencialmente prejudiciais a jogadores com essa condição.
Segundo Kerry Hopkins, vice-presidente sênior de Assuntos Globais da EA, a iniciativa reforça o compromisso de remover barreiras nos jogos. “Disponibilizar essa tecnologia amplia o alcance da acessibilidade para jogadores ao redor do mundo”, afirmou.
O compromisso da EA com a acessibilidade começou em 2021 com a disponibilização de tecnologias como o sistema de pings do jogo Apex Legends™ e a ferramenta Fonttik, que auxilia na legibilidade de textos em jogos. A empresa continua expandindo sua atuação com o objetivo de melhorar a experiência de jogo para pessoas com deficiências e necessidades específicas.
Mais informações sobre a EA estão disponíveis em www.ea.com/news.