A minissérie Senna, da Netflix, trouxe novamente à tona a controvérsia sobre o Grande Prêmio de Suzuka de 1990, quando Ayrton Senna colidiu com Alain Prost na primeira curva, garantindo seu segundo título mundial na Fórmula 1. O incidente levantou questões sobre a intenção do piloto brasileiro e reacendeu o debate: Senna trapaceou ao provocar o acidente?
Senna trapaceou ao bater em Prost para vencer o Grande Prêmio de Suzuka de 1990?
O contexto da rivalidade entre Senna e Prost
A rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost foi uma das mais marcantes da Fórmula 1. Na temporada de 1989, os dois pilotos competiam pela equipe McLaren, mas a tensão entre eles culminou no polêmico Grande Prêmio de Suzuka. Prost, que liderava o campeonato com 16 pontos de vantagem, viu Senna tentar uma ultrapassagem arriscada na 46ª volta. Ambos colidiram, mas Senna conseguiu retornar à pista e vencer a corrida. No entanto, o brasileiro foi desclassificado por cortar a chicane e perdeu o título.
Esse episódio alimentou ainda mais a rivalidade, que ganhou novos contornos em 1990. Prost havia se transferido para a Ferrari, enquanto Senna buscava revanche. O palco para o reencontro foi novamente o circuito de Suzuka, onde a colisão logo na primeira curva definiu o campeonato.
O acidente de 1990: Senna e Prost em Suzuka
No Grande Prêmio do Japão de 1990, Senna largou na pole position, mas se posicionou do lado interno da pista após contestar a decisão da direção de prova sobre o local de partida. Prost, que largou em segundo, manteve a linha externa na tentativa de ultrapassá-lo. Na primeira curva, os dois carros se chocaram, saindo da pista e abandonando a corrida.
A colisão garantiu o título a Senna, já que Prost precisava vencer para manter as chances no campeonato. Imediatamente após o incidente, Prost acusou Senna de ter provocado o acidente de propósito, enquanto o brasileiro alegava que não cederia espaço na disputa pela liderança.
Senna admitiu a intenção de colidir com Prost?
Em entrevistas posteriores, Senna afirmou que não permitiria que Prost levasse vantagem na largada, considerando o histórico de 1989. Telemetrias indicaram que o brasileiro manteve o acelerador pressionado na curva, o que reforçou as acusações de que a colisão foi deliberada.
Anos depois, Senna admitiu publicamente que o acidente foi proposital, justificando sua atitude como uma revanche pelo episódio do ano anterior. Ele considerava que a desclassificação de 1989 havia sido injusta e utilizou o episódio de 1990 como uma espécie de acerto de contas.
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Você pode assistir à mini-série de Senna na Netflix.