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Final Fantasy V Pixel Remaster – Como desbloquear todos os Trabalhos (Jobs, Classes)

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O sistema de jobs (Trabalhos ou Classes) de Final Fantasy V Pixel Remaster é um dos elementos mais marcantes do jogo, permitindo personalização profunda e inúmeras estratégias.

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Diferente do que foi visto em Final Fantasy III, o sistema de FF5 é considerado um marco por sua complexidade e versatilidade, influenciando outros jogos da franquia. Com mais de 20 classes disponíveis, cada uma com habilidades únicas, os jogadores podem criar combinações poderosas para enfrentar os desafios do jogo.

Este guia detalha como o sistema de jobs funciona, como desbloquear cada classe, e dicas para montar sua equipe.

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Introdução ao Sistema de Jobs (Classes ou Trabalhos) de Final Fantasy V

Os jobs em FF5 têm como base o Freelancer, a classe inicial do jogo, que possui atributos equilibrados: Força (dano físico), Agilidade (velocidade do ATB), Resistência (HP) e Magia (poder mágico). Cada classe modifica esses atributos, ganhando especializações. Por exemplo, o Knight aumenta significativamente a força e a resistência, mas perde poder mágico.

Além disso, cada classe possui habilidades únicas que podem ser desbloqueadas. Essas habilidades podem ser transferidas para outras classes ou para o Freelancer, permitindo combinações criativas. Por exemplo, é possível criar um “Paladino” ao combinar habilidades do Knight e do White Mage. Esse nível de customização é um dos motivos da popularidade do jogo e da criação de eventos como o Four Job Fiesta.

O objetivo principal é dominar as habilidades de um job, transferi-las para outra classe e, eventualmente, retornar ao Freelancer, que pode utilizar uma variedade de habilidades com atributos equilibrados. No entanto, essa não é a única forma de criar uma equipe poderosa.

Como Desbloquear Todos os Jobs em Final Fantasy V Pixel Remaster

Os jobs são desbloqueados ao longo da história, conforme os jogadores avançam e encontram os Cristais Elementais. Confira a lista de classes e onde desbloqueá-las:

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  • Job Inicial: Freelancer
  • Cristal do Vento: Knight, Monk, Thief, Black Mage, White Mage, Blue Mage
  • Cristal da Água: Red Mage, Time Mage, Summoner, Berserker, Mystic Knight
  • Cristal do Fogo: Beastmaster, Geomancer, Ninja, Ranger, Bard
  • Cristal da Terra: Dragoon, Dancer, Samurai, Chemist
  • Jobs Opcionais: Mime (desbloqueado ao retornar à Torre Submersa de Walse no Mundo Fundido e derrotar um chefe opcional)
  • Jobs do Sealed Temple (GBA e versões não Pixel Remaster): Necromancer, Cannoneer, Gladiator, Oracle

Os Melhores Jobs para dar level up em Final Fantasy V

Uma das perguntas mais comuns entre os jogadores de Final Fantasy V é: qual o melhor job do jogo? A resposta é mais complexa do que parece. Não há jobs “ruins” em FF5, e o sistema oferece diversas formas de aproveitar cada classe. No entanto, para aqueles que querem maximizar o potencial de sua equipe, algumas estratégias e combinações são mais vantajosas. Aqui estão algumas dicas para escolher os melhores jobs para dominar ao longo do jogo.

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Composição de Equipe é Essencial

Se você não está participando de um desafio como o Four Job Fiesta, é importante equilibrar sua equipe para cobrir todos os aspectos do combate: cura, dano físico e dano mágico. Uma boa composição de equipe garante que você estará preparado para enfrentar qualquer tipo de inimigo.

Blue Mage é Indispensável para Aprender Magias

Aprender as magias do Blue Mage requer que o personagem seja atingido pela habilidade do inimigo enquanto a habilidade Learning está ativada. Essa mecânica faz com que todos os membros da equipe passem brevemente pela classe para adquirir a habilidade Learning. Mesmo que você troque de classe logo depois, essa habilidade será essencial para adquirir as poderosas magias azuis.

Barehanded (Mãos Livres) do Monk é uma Habilidade Versátil

O nível 2 da habilidade Barehanded (Mãos Livres), adquirida por Monk por 30 ABP, permite que qualquer outro job ataque com o poder físico do Monk, aumentando significativamente o dano físico. Essa habilidade pode ser usada com ou sem armas, dependendo da força do personagem, tornando-se uma das habilidades mais versáteis no início e no meio do jogo.

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Farmar no começo do jogo: Thief, Monk e Summoner

As classes Thief, Monk e Summoner oferecem ótimas habilidades e melhorias de atributos no início do jogo. Essas classes proporcionam um bom equilíbrio de força, agilidade e poder mágico, preparando os personagens para enfrentar desafios futuros.

Não Subestime o Freelancer

Apesar de ser a classe inicial, o Freelancer não deve ser descartado. Essa classe herda as habilidades inatas de todas as classes que o personagem já dominou (com algumas exceções). No final do jogo, quando você já tiver dominado várias classes, o Freelancer se torna uma das melhores opções, com atributos equilibrados e grande versatilidade.

Mimic Brilha no Final do Jogo

A classe opcional Mimic, disponível após atingir o Merged World, é extremamente poderosa no final do jogo. Essa classe permite que você copie a última habilidade usada por outro personagem sem consumir MP ou itens, tornando-a ideal para estratégias avançadas. Certifique-se de desbloqueá-la assim que possível.

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Todos os Jobs (Classes, Trabalhos) de Final Fantasy VI Pixel Remaster

Todos os Jobs (Classes, Trabalhos) de Final Fantasy VI Pixel Remaster

Aqui está a lista completa de jobs de Final Fantasy V, com detalhes sobre como desbloqueá-los, seus atributos e habilidades. Use este guia para planejar suas estratégias e montar a equipe perfeita.

Freelancer

  • Localização: Classe inicial, equipada por padrão.
  • Atributos:
    • Força/Agilidade/Resistência/Magia: +0
  • Habilidades:
    • Nenhuma.
  • Nota: O Freelancer pode equipar qualquer arma ou armadura e adota os melhores bônus de atributos de qualquer classe já dominada pelo personagem.
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Knight

  • Localização: Cristal do Vento / Santuário do Vento.
  • Habilidade Nativa: Cover (Protege aliados fracos).
  • Atributos:
    • Força: +23, Agilidade: +1, Resistência: +20, Magia: -14.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): Cover – Recebe dano no lugar de um aliado fraco.
    • Nível 2 (30 AP): !Guard – Bloqueia e anula ataques físicos.
    • Nível 3 (50 AP): Double Grip – Aumenta o dano ao segurar uma arma com as duas mãos.
    • Nível 4 (100 AP): Equip Shield – Permite equipar escudos.
    • Nível 5 (150 AP): Equip Armor – Permite equipar armaduras pesadas.
    • Nível 6 (350 AP): Equip Sword – Permite equipar espadas.

Monk

  • Localização: Cristal do Vento / Santuário do Vento.
  • Habilidade Nativa: Kick (Chute em área).
  • Atributos:
    • Força: +26, Agilidade: +1, Resistência: +26, Magia: -23.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (15 AP): !Focus – Acumula energia para causar dano dobrado no próximo turno.
    • Nível 2 (30 AP): Barehanded – Permite atacar com o poder físico de um Monk.
    • Nível 3 (45 AP): !Chakra – Cura HP e remove os status Cegueira/Envenenamento.
    • Nível 4 (60 AP): Counter – Contra-ataca ataques físicos recebidos.
    • Nível 5 (100 AP): HP+10% – Aumenta o HP máximo em 10%.
    • Nível 6 (150 AP): HP+20% – Aumenta o HP máximo em 20%.
    • Nível 7 (300 AP): HP+30% – Aumenta o HP máximo em 30%.

Thief

  • Localização: Cristal do Vento / Santuário do Vento.
  • Habilidade Nativa: Steal (Rouba itens dos inimigos).
  • Atributos:
    • Força: +1, Agilidade: +16, Resistência: +2, Magia: -6.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): Passages – Detecta passagens secretas.
    • Nível 2 (20 AP): !Flee – Permite fugir da maioria dos combates.
    • Nível 3 (30 AP): Dash – Aumenta a velocidade ao andar fora de combate.
    • Nível 4 (50 AP): !Steal – Tenta roubar itens dos inimigos.
    • Nível 5 (75 AP): Caution – Previne ataques pelas costas.
    • Nível 6 (150 AP): !Mug – Rouba e causa dano.
    • Nível 7 (300 AP): Footwork – Agilidade e velocidade como as de um Thief.
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Black Mage

  • Localização: Cristal do Vento / Santuário do Vento.
  • Habilidade Nativa: Magic (Magia Negra).
  • Atributos:
    • Força: -9, Agilidade: 0, Resistência: -2, Magia: +31.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): !Black Lv1 – Conjura magias negras de nível 1.
    • Nível 2 (20 AP): !Black Lv2 – Conjura magias negras de nível 2.
    • Nível 3 (30 AP): !Black Lv3 – Conjura magias negras de nível 3.
    • Nível 4 (50 AP): !Black Lv4 – Conjura magias negras de nível 4.
    • Nível 5 (70 AP): !Black Lv5 – Conjura magias negras de nível 5.
    • Nível 6 (100 AP): !Black Lv6 – Conjura magias negras de nível 6.
    • Nível 7 (450 AP): MP +30% – Aumenta o MP máximo em 30%.

White Mage

  • Localização: Cristal do Vento / Santuário do Vento.
  • Habilidade Nativa: Magic (Magia Branca).
  • Atributos:
    • Força: -7, Agilidade: +1, Resistência: 0, Magia: +25.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): !White Lv1 – Conjura magias brancas de nível 1.
    • Nível 2 (20 AP): !White Lv2 – Conjura magias brancas de nível 2.
    • Nível 3 (30 AP): !White Lv3 – Conjura magias brancas de nível 3.
    • Nível 4 (50 AP): !White Lv4 – Conjura magias brancas de nível 4.
    • Nível 5 (70 AP): !White Lv5 – Conjura magias brancas de nível 5.
    • Nível 6 (100 AP): !White Lv6 – Conjura magias brancas de nível 6.
    • Nível 7 (300 AP): MP +10% – Aumenta o MP máximo em 10%.

Blue Mage

  • Localização: Cristal do Vento / Santuário do Vento.
  • Habilidade Nativa: Blue Magic (Magias aprendidas de inimigos).
  • Atributos:
    • Força: -8, Agilidade: +1, Resistência: +3, Magia: +23.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): !Check – Verifica o HP do inimigo.
    • Nível 2 (20 AP): Learning – Permite aprender magias azuis ao ser atingido por elas.
    • Nível 3 (70 AP): !Blue – Usa magias azuis aprendidas.
    • Nível 4 (250 AP): !Scan – Mostra HP, nível, fraquezas e status do inimigo.
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Red Mage

  • Localização: Cristal da Água / Torre de Walse.
  • Habilidade Nativa: Magic (Magias Brancas e Negras).
  • Atributos:
    • Força: +8, Agilidade: +5, Resistência: -6, Magia: +8.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (20 AP): !Red Lv1 – Conjura magias negras e brancas de nível 1.
    • Nível 2 (40 AP): !Red Lv2 – Conjura magias negras e brancas de nível 2.
    • Nível 3 (100 AP): !Red Lv3 – Conjura magias negras e brancas de nível 3.
    • Nível 4 (999 AP): DualCast – Permite conjurar duas magias em um único turno.

Time Mage

  • Localização: Cristal da Água / Torre de Walse.
  • Habilidade Nativa: Magic (Magias Temporais).
  • Atributos:
    • Força: -5, Agilidade: +2, Resistência: -3, Magia: +24.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): !Time Lv1 – Conjura magias temporais de nível 1.
    • Nível 2 (20 AP): !Time Lv2 – Conjura magias temporais de nível 2.
    • Nível 3 (30 AP): !Time Lv3 – Conjura magias temporais de nível 3.
    • Nível 4 (50 AP): !Time Lv4 – Conjura magias temporais de nível 4.
    • Nível 5 (70 AP): !Time Lv5 – Conjura magias temporais de nível 5.
    • Nível 6 (100 AP): !Time Lv6 – Conjura magias temporais de nível 6.
    • Nível 7 (250 AP): Equip Rods – Permite equipar cajados.

Summoner

  • Localização: Cristal da Água / Torre de Walse.
  • Habilidade Nativa: Summon (Invoca criaturas).
  • Atributos:
    • Força: -10, Agilidade: -1, Resistência: -1, Magia: +33.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (15 AP): !Summon Lv1 – Invoca criaturas de nível 1.
    • Nível 2 (30 AP): !Summon Lv2 – Invoca criaturas de nível 2.
    • Nível 3 (45 AP): !Summon Lv3 – Invoca criaturas de nível 3.
    • Nível 4 (60 AP): !Summon Lv4 – Invoca criaturas de nível 4.
    • Nível 5 (100 AP): !Summon Lv5 – Invoca criaturas de nível 5.
    • Nível 6 (500 AP): !Call – Invoca aleatoriamente uma criatura sem consumir MP.
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Berserker

  • Localização: Cristal da Água / Torre de Walse.
  • Habilidade Nativa: Always Berserk (Sempre em modo Berserk).
  • Atributos:
    • Força: +21, Agilidade: -9, Resistência: +25, Magia: -23.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (100 AP): Berserk – Ataques mais fortes, mas o personagem fica incontrolável.
    • Nível 2 (400 AP): Equip Axe – Permite equipar machados.

Mystic Knight

  • Localização: Cristal da Água / Torre de Walse.
  • Habilidade Nativa: Magic Sword (Imbui armas com magias).
  • Atributos:
    • Força: +14, Agilidade: +14, Resistência: +14, Magia: +1.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): Magic Wall – Auto-Shell no início do combate.
    • Nível 2 (20 AP): !Spellblade Lv1 – Conjura infusões de nível 1.
    • Nível 3 (30 AP): !Spellblade Lv2 – Conjura infusões de nível 2.
    • Nível 4 (50 AP): !Spellblade Lv3 – Conjura infusões de nível 3.
    • Nível 5 (70 AP): !Spellblade Lv4 – Conjura infusões de nível 4.
    • Nível 6 (100 AP): !Spellblade Lv5 – Conjura infusões de nível 5.
    • Nível 7 (400 AP): !Spellblade Lv6 – Conjura infusões de nível 6.

Beastmaster

  • Localização: Cristal do Fogo / Castelo de Karnak.
  • Habilidade Nativa: Catch / Release (Captura e liberação de inimigos).
  • Atributos:
    • Força: +13, Agilidade: +1, Resistência: +8, Magia: -3.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): !Calm – Paralisa um inimigo.
    • Nível 2 (50 AP): !Control – Permite controlar diretamente um inimigo.
    • Nível 3 (100 AP): Equip Whips – Permite equipar chicotes.
    • Nível 4 (300 AP): !Catch / !Release – Captura inimigos enfraquecidos e os libera para atacar.
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Geomancer

  • Localização: Cristal do Fogo.
  • Habilidade Nativa: !Earth (Magias baseadas no terreno).
  • Atributos:
    • Força: +4, Agilidade: +2, Resistência: +4, Magia: +24.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (25 AP): !Gaia – Executa ataques baseados no ambiente ao redor.
    • Nível 2 (50 AP): Findhole – Permite evitar buracos escondidos.
    • Nível 3 (100 AP): AntiTrap – Evita danos de armadilhas ambientais.

Ninja

  • Localização: Cristal do Fogo.
  • Habilidade Nativa: Throw (Arremessa itens como ataque).
  • Atributos:
    • Força: +15, Agilidade: +14, Resistência: +3, Magia: -10.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): !DustB – Permite escapar da maioria dos combates.
    • Nível 2 (30 AP): !Image – Absorve um ataque físico.
    • Nível 3 (50 AP): FirstAtk – Aumenta a chance de ataques preventivos.
    • Nível 4 (150 AP): !Throw – Arremessa itens em inimigos, causando dano.
    • Nível 5 (450 AP): Dual-Wield – Permite equipar uma arma em cada mão.

Ranger

  • Localização: Cristal do Fogo / Floresta do Chocobo Negro.
  • Habilidade Nativa: Aim (Ataques com precisão garantida).
  • Atributos:
    • Força: +16, Agilidade: +12, Resistência: +1, Magia: -5.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (15 AP): !Animals – Invoca animais para ajudar em combate.
    • Nível 2 (45 AP): !Aim – Executa ataques com 100% de precisão.
    • Nível 3 (135 AP): Equip Bows – Permite equipar arcos.
    • Nível 4 (405 AP): !X-Fight – Ataca quatro vezes com metade da força.
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Bard

  • Localização: Cristal do Fogo / Floresta do Chocobo Negro.
  • Habilidade Nativa: !Sing (Canta para invocar efeitos).
  • Atributos:
    • Força: -8, Agilidade: +8, Resistência: -9, Magia: +11.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (25 AP): !Hide / Reveal – Esconde-se do combate e retorna quando necessário.
    • Nível 2 (50 AP): Equip Harp – Permite equipar harpas.
    • Nível 3 (100 AP): !Sing – Canta músicas com efeitos variados.

Dragoon

  • Localização: Cristal da Terra / Ruínas de Ronka.
  • Habilidade Nativa: Jump (Salta para evitar ataques e desferir dano).
  • Atributos:
    • Força: +18, Agilidade: +5, Resistência: +15, Magia: -12.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (50 AP): !Jump – Salta e realiza um ataque poderoso.
    • Nível 2 (150 AP): !Lance – Absorve HP e MP de um inimigo.
    • Nível 3 (400 AP): Equip Lance – Permite equipar lanças.

Dancer

  • Localização: Cristal da Terra / Ruínas de Ronka.
  • Habilidade Nativa: Dance (Ataques dançantes aleatórios).
  • Atributos:
    • Força: +5, Agilidade: +5, Resistência: -10, Magia: -5.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (25 AP): !Flirt – Tenta encantar um inimigo, fazendo-o perder a vez.
    • Nível 2 (50 AP): !Dance – Executa danças com efeitos aleatórios.
    • Nível 3 (325 AP): Equip Ribbon – Permite equipar o acessório Ribbon.
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Samurai

  • Localização: Cristal da Terra / Ruínas de Ronka.
  • Habilidade Nativa: Gil Toss / Zeninage (Joga dinheiro para causar dano).
  • Atributos:
    • Força: +19, Agilidade: +2, Resistência: +19, Magia: -12.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (10 AP): !Mineuchi – Paralisa e causa dano ao inimigo.
    • Nível 2 (30 AP): !Zeninage – Lança gil em todos os inimigos.
    • Nível 3 (60 AP): Shirahadori – Tenta aparar ataques inimigos.
    • Nível 4 (180 AP): Equip Katanas – Permite equipar katanas.
    • Nível 5 (540 AP): !Iainuki – Chance de eliminar todos os inimigos de uma vez.

Chemist

  • Localização: Cristal da Terra / Ruínas de Ronka.
  • Habilidade Nativa: Mix (Combina itens para criar efeitos únicos).
  • Atributos:
    • Força: +2, Agilidade: +3, Resistência: +6, Magia: -4.
  • Habilidades:
    • Nível 1 (15 AP): Pharmacology – Dobra a eficácia de itens de cura.
    • Nível 2 (30 AP): !Mix – Permite misturar itens para criar efeitos.
    • Nível 3 (45 AP): !Drink – Usa itens de bebida para aumentar atributos.
    • Nível 4 (135 AP): Recover – Cura toda a equipe de status negativos.
    • Nível 5 (405 AP): Revive – Revive aliados nocauteados.

Mime

  • Localização: Torre Submersa de Walse (Mundo 3).
  • Habilidade Nativa: Mimic (Repete a última ação de um aliado).
  • Atributos:
    • Força/Agilidade/Resistência/Magia: +0 (baseado em outros jobs dominados).
  • Habilidades:
    • Nível 1 (999 AP): Mimic – Copia a última ação realizada na batalha.

Com isso, completamos nosso guia completo de Jobs de Final Fantasy V Pixel Remaster.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.