Seja bem-vindo ao nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster. Este guia traz tudo o que você precisa para terminar o jogo.
Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster
Observação: caso você esteja jogando a versão de Nintendo DS de Final Fantasy IV e não a Pixel Remaster, esse Detonado deve funcionar para as dungeons, mas você precisa também seguir o nosso guia de Augments específico desse jogo, já que essa é uma mecânica exclusiva da versão de DS do game.
Introduções, Baron e o Dragão de Névoa
Nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster começa no Castelo de Baron e na cidade ao redor. Após eventos iniciais da história, você será enviado em uma missão para entregar um Bomb Ring. Durante sua estadia no castelo, você pode acessar três baús no primeiro andar ao conversar com o guarda e pressionar o botão na parede ao lado da porta. Esses baús contêm uma pequena quantidade de gil, um Ether e uma Tent.
Depois de interagir com Rosa e Cid, você descansará para começar a missão. Antes de sair, é possível comprar itens de cura na cidade de Baron. No entanto, você já começa bem equipado, e a loja de armas estará fechada. Quando estiver pronto, siga para a Cave of Mist.
Notas sobre Coleta de Itens
A maioria das cidades possui itens escondidos em potes, grama ou caminhos secretos. No caso de Baron, existem 8 itens escondidos e 3 dos 6 baús disponíveis inicialmente. Use o mapa do jogo para acompanhar sua coleta. Certifique-se de explorar o caminho aquático perto da dançarina na parte nordeste da cidade e um caminho escondido ao oeste, através das árvores, também na parte nordeste.
Nota sobre Invocações de Raros Drops
Alguns inimigos listados no nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster podem deixar cair invocações raras: Goblin, Cockatrice, Mind Flayer e Bomb. Essas invocações não são obrigatórias, mas necessárias para obter todas as conquistas. Goblins e Helldivers, encontrados fora de Baron, podem deixar os itens Goblin e Cockatrice, respectivamente. Você pode tentar farmá-los agora ou mais tarde.
Cave of Mist e o Primeiro Chefe
Siga para a Cave of Mist, localizada ao noroeste de Baron. A dungeon é relativamente simples e apresenta a mecânica básica de exploração. Há quatro baús com itens como Tent, Potion e gil. Use o mapa para explorar caminhos secundários e garantir que você não perca nenhum baú.
Chefe: Mist Dragon
- HP do Mist Dragon: 450
- Fraquezas: Darkness
O Mist Dragon é um chefe introdutório simples. Quando ele assumir a forma de névoa, pare de atacá-lo para evitar um contra-ataque perigoso. Durante esses turnos, use a opção de defesa ou cure seus personagens.
Assim que ele voltar à forma de dragão, ataque com tudo que Cecil e Kain têm. Após derrotar o chefe, você estará pronto para continuar sua jornada.
Mist Village
Ao sair da Cave of Mist, você será transportado para o overworld. Siga o caminho linear até o Mist Village, uma pequena vila tranquila. No entanto, ao entrar, eventos da história farão as coisas mudarem drasticamente.
Depois desses eventos, você será levado ao world map, no outro lado do Mist Village, sem poder retornar à vila por enquanto. Para os colecionadores de itens, não se preocupe — a tela de mapa indica os baús e itens que podem ser encontrados no Mist Village, e você poderá acessá-los mais tarde.
Por agora, siga para o noroeste em direção ao deserto, onde há uma cidade chamada Kaipo, localizada ao redor de um lago. Você será levado automaticamente à hospedaria.
Observação: cuidado ao andar pelo deserto, ou você pode ser surpreendido pelo inimigo Sandworm, que é incrivelmente poderoso nessa altura do jogo e pode fazer você dar Game Over.
Observação 2: Em algumas versões de Final Fantasy IV, o inimigo General na batalha que está por vir não será adicionado ao bestiário se você não derrotá-lo. Certifique-se de derrotar o General antes de seus subordinados, pois ele fugirá se eles forem eliminados primeiro.
Kaipo, a Cidade do Oasis
Após descansar, uma nova sequência de história ocorrerá, seguida de uma luta simples e obrigatória. Durante essa batalha, elimine o General primeiro para garantir que ele não fuja e seja registrado no bestiário. Depois disso, você receberá um novo membro no grupo.
Agora é possível explorar a cidade e visitar as lojas. Há um Ether escondido em um dos dois potes atrás da loja de armas. Há uma leve melhoria de equipamento disponível para Rydia, mas nada de muito significativo. Para colecionadores de itens, Kaipo possui apenas um item escondido: o Ether mencionado.
Quando estiver pronto, vá para a casa no canto superior direito de Kaipo para ativar outra sequência de história. Após essa cena, seu próximo destino será Damcyan!
Preparação no Deserto
Antes de seguir para o próximo destino, coloque Rydia na fila de trás. Recomendamos que você passe algum tempo ganhando níveis no deserto ao redor de Kaipo, especialmente para elevar Rydia ao nível 10. Use a hospedaria de Kaipo para recuperar HP e MP, se necessário. Apesar de parecer um processo demorado, ela alcançará rapidamente o nível desejado devido à diferença de experiência necessária.
Os ataques físicos de Rydia provavelmente errarão frequentemente na fila de trás, mas isso não é um problema. Use a habilidade Darkness de Cecil para derrotar rapidamente os inimigos do deserto, apesar da perda de HP, já que a cura está próxima.
Quando estiver pronto, volte para Kaipo para uma última recuperação. Compre algumas Tents para se preparar, e siga para o nordeste, em direção às montanhas.
Underground Waterway / Subterranean Lake Dungeon
Esta dungeon é simples de explorar. Se estiver jogando a versão Pixel Remaster, o mapa exibirá a localização dos baús. Dentro da dungeon, você encontrará vários itens, incluindo Potion, Maiden’s Kiss, Tent, Iron Armlet, Ether, Antarctic Wind, Dry Ether, X-Potion, Phoenix Down, Ice Rod, Bomb Fragment, Hourglass e a Shadowblade.
Nota sobre Coleção de Itens
No primeiro cômodo da Underground Waterway, há uma cachoeira no mapa com três blocos de largura. Atrás dela, existe uma sala secreta com três baús.
Lembre-se de que inimigos mortos-vivos nesta área podem ser derrotados com itens ou magias de cura. Inimigos aquáticos podem ser facilmente destruídos com magia Thunder.
Parte 1: Recrutando Tellah e Explorando
No meio da dungeon, Sage Tellah se junta ao grupo. Após isso, você pode continuar até a saída no canto superior esquerdo ou explorar o restante da área para coletar todos os itens. Certifique-se de entrar na grande cachoeira no primeiro cômodo para pegar os três baús.
Na segunda seção da dungeon, siga pelo cômodo no sentido horário até alcançar a porta no centro. A porta no lado esquerdo dá acesso a uma área de cura gratuita antes de retornar ao mesmo cômodo.
Nota sobre Coleção de Itens
Na Underground Waterway B2, há um caminho escondido no lado esquerdo da tela. Siga por ele até o topo e vá para a direita para encontrar um baú com um Feathered Cap.
Ao final da dungeon, você sairá brevemente no world map. Use uma Tent para se recuperar e entre na próxima caverna do nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster, o Subterranean Lake.
Subterranean Lake
No Subterranean Lake, siga Tellah pela cachoeira. Você encontrará mais alguns itens: Hades Helm e Hades Gloves. Continue até a porta, onde há mais dois baús contendo a Hades Armor e Hermes Shoes. Equipe Cecil com esses itens, e prossiga até as tentáculos na cachoeira para iniciar a luta contra o chefe.
Chefe: Octomammoth
- HP: 2,350
- Fraco contra: Lightning e Darkness
Estratégia:
- Não use a habilidade Darkness de Cecil para conservar energia.
- Use a magia Lightning de Rydia ou invoque o Chocobo sempre que possível.
- Deixe Tellah como curador, usando também magias de Lightning constantemente.
Conforme o chefe vai sendo derrotado, os tentáculos desaparecerão, indicando progresso na batalha. Ele cairá rapidamente com essa estratégia.
Após derrotar o Octomammoth, atravesse a cachoeira. No mapa-mundi, um evento da história acontecerá, e seu próximo destino será Damcyan.
Damcyan
Damcyan é um local focado em narrativa, onde diversos eventos importantes da história acontecem, incluindo alterações nos membros da sua equipe. Em Final Fantasy IV, mudanças no grupo são comuns e ditadas pela progressão da trama.
Na versão Pixel Remaster, você não precisa se preocupar em retirar os equipamentos de personagens que deixam o grupo, pois seus itens serão automaticamente devolvidos ao inventário.
Antes de partir para a Toca do Antlion, saia do hovercraft e vá até a entrada de Damcyan. Caminhe pela parede externa do castelo, na areia, para o lado direito e, em seguida, para cima. Há uma sala cheia de tesouros que pode ser acessada. Certifique-se de coletar todos os itens e baús, utilizando o mapa para confirmar se não deixou nada para trás.
Chegando à Toca do Antlion
Use o hovercraft para atravessar as áreas rasas (os pequenos trechos de rochas no oceano) e alcance a Toca do Antlion, localizada a leste de Damcyan. Com a composição atual do seu grupo, pode ser interessante ganhar alguns níveis com Edward antes de entrar na dungeon. Caso decida fazer isso, use uma Tent para se recuperar completamente antes de continuar.
Toca do Antlion
A Toca do Antlion é uma dungeon relativamente simples, com itens espalhados por caminhos secundários. O item mais notável aqui é a Lamia’s Harp, uma arma para Edward.
No fundo da dungeon, você enfrentará o próprio Antlion. Há 13 itens disponíveis na área, que podem ser facilmente coletados utilizando o mapa como guia. Após isso, prepare-se para a batalha contra o chefe.
Chefe: Antlion
- HP: 1,100
Estratégia:
- O Antlion possui um contra-ataque que causa cerca de 35-40 de dano. Apesar disso, você deve continuar atacando, pois não há uma fase “segura” para fazê-lo como no caso do Mist Dragon.
- Mantenha Cecil utilizando ataques regulares; não é necessário usar a habilidade Darkness.
- Rydia deve invocar o Chocobo ou curar o grupo conforme necessário.
- Edward deve focar-se em curar os colegas, já que ele causa muito pouco dano em relação aos contra-ataques do chefe
- Além disso, caso algum personagem esteja com pouca vida, aproveite para focar-se em curá-lo antes de atacar, já que o próximo contra-ataque do chefe pode ser fatal para esse personagem.
Após a Batalha
Depois de derrotar o Antlion, saia da dungeon e retorne a Kaipo. Para isso, atravesse os trechos rasos com o hovercraft, passando por Damcyan e seguindo para o oeste até encontrar outro caminho que leve de volta a Kaipo.
Em Kaipo, entregue a Sand Ruby que você obteve ao derrotar o Antlion para curar Rosa e avançar na história. Após isso, Edward participará de uma batalha guiada pela história. Com um grupo ainda maior, o próximo destino será o Mt. Hobs.
Mt. Hobs
Use o hovercraft para alcançar o Mt. Hobs. Vá de Kaipo para a região de Damcyan, e a partir da parte nordeste dessa área, use o hovercraft para atravessar as áreas rasas e chegar ao local. Na entrada da montanha, Rydia usará sua magia para derreter o gelo e abrir caminho.
No primeiro cenário, a caverna à esquerda leva a uma zona segura e a vários baús. O lado direito conduz à próxima sequência da história, incluindo a adição de um novo membro ao grupo e uma batalha contra um chefe.
Chefe: Mom Bomb
- HP: 11,000
- Fraqueza: Darkness
Estratégia:
- Ataque intensamente enquanto mantém o grupo curado até que a Mom Bomb avise que vai explodir.
- Nesse momento, pressione para a esquerda no menu para selecionar a opção de Defender, reduzindo significativamente o dano da explosão.
- Após a explosão, a Mom Bomb mudará de forma. Continue atacando.
- Quando ela se dividir em seis bombas menores, use o Kick de Yang e a habilidade Darkness de Cecil (se tiver HP suficiente) para derrotá-las rapidamente.
- Edward e Rosa devem curar o grupo conforme necessário.
- Bombas vermelhas são vulneráveis a ataques de Ice, então essa é uma boa opção para Rydia.
Após derrotar a Mom Bomb, siga para a saída leste do Mt. Hobs. Certifique-se de ter coletado todos os 5 baús da área.
Castelo de Fabul
Continue pelo caminho óbvio a leste até encontrar o Castelo de Fabul. Mesmo que seu grupo esteja desgastado, é seguro entrar sem necessidade de cura imediata.
Dentro do castelo, você encontrará:
- Uma loja de armas com novos equipamentos para Cecil e garras elementais para Yang.
- Um baú escondido contendo uma Tent.
- Um botão secreto à direita da sala do trono, que ainda não pode ser ativado.
Observação: Em algumas versões de Final Fantasy IV, o inimigo Captain, presente nas batalhas da próxima sequência de eventos, não será registrado no bestiário se você não derrotá-lo. Certifique-se de eliminá-lo em pelo menos uma das batalhas.
Fale com o rei na sala do trono para iniciar uma série de eventos importantes. Durante as batalhas, derrote pelo menos um Captain para garantir sua entrada no bestiário. Ao final desses eventos, você poderá ativar o botão secreto na sala do trono e acessar um caminho que leva ao Demon Shield e outros itens úteis.
Certifique-se de explorar as torres oeste e leste para coletar todos os itens disponíveis no castelo. Além disso, há um item na Chocobo Forest próxima, que será destacado mais adiante.
Descanse na hospedaria do castelo, que é gratuita, para avançar na história. Como parte do plano traçado, o rei dará a Deathbringer, uma nova arma para Cecil. Ao sair de Fabul, um navio estará esperando no cais a leste, pronto para levá-lo à próxima grande etapa da história do nosso detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster.
Alto-Mar
Cecil e seu grupo parecem não ter um momento de paz. Assim que você entra no navio, a narrativa assume o controle, e você será levado a uma nova área. Quando recuperar o controle, pode ser interessante treinar um pouco para aumentar os níveis de Cecil. Nas versões mais difíceis do jogo, o nível 25 é um bom ponto de partida, embora você possa prosseguir com níveis mais baixos. Se preferir, deixe o treinamento para depois de visitar a cidade.
Mysidia
Siga para Mysidia, a cidade que Cecil devastou no início do jogo a mando do rei de Baron. Agora, a situação mudou drasticamente. Apesar do histórico, as lojas de armas e armaduras ainda venderão itens para você, mas por enquanto, não há muito o que comprar.
Se tiver dinheiro sobrando, compre os equipamentos Light e Knight Armor, que poderão ser equipados em Cecil em breve. Depois, vá até a casa ao norte e fale com o Mysidian Elder, que fornecerá sua próxima missão e adicionará dois novos membros ao grupo.
Você poderá sair de Mysidia a qualquer momento. Recomendamos que, na maioria das versões do jogo, você use esse momento para treinar os novos membros, especialmente os gêmeos, até cerca de nível 17-20.
A Floresta de Chocobos
No caminho para o Mt. Ordeals, você encontrará uma floresta circular ao sul, a Chocobo Forest. Embora as interações sejam limitadas neste momento, os Chocobos podem restaurar o MP do grupo, o que, combinado com a magia Cure de Porom, oferece curas gratuitas. Aproveite esse recurso durante o treinamento. Além disso, há um item escondido na grama da floresta que você pode pegar.
Quando estiver pronto, siga para o Mt. Ordeals, onde eventos significativos aguardam Cecil e marcam uma grande reviravolta na história do nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster.
Mt. Ordeals ~ Escuridão e Luz
O Mt. Ordeals é uma dungeon relativamente curta, com baús fáceis de coletar e uma boa variedade de inimigos para enfrentar, representando o desafio proposto pelo local. Siga explorando e coletando os itens disponíveis enquanto avança.
No topo da montanha, você enfrentará o chefe Scarmiglione em duas batalhas consecutivas, ambas localizadas em uma ponte logo após o ponto de salvamento.
Chefe: Scarmiglione (Primeira Luta)
- HP: 3,500
- Fraqueza: Fogo
Estratégia:
- Scarmiglione aparecerá com aliados. Esses inimigos secundários contra-atacam com magia se Scarmiglione for atingido diretamente. Portanto, concentre-se em eliminar os lacaios primeiro.
- Use as magias de Fogo de Palom e Tellah para causar dano significativo.
Depois de derrotar Scarmiglione na primeira batalha, troque as filas dos seus personagens, colocando Cecil na fila de trás e os magos na frente. Isso porque o segundo encontro será uma emboscada, com um ataque pelas costas. Inverter as posições previamente garantirá que você enfrente o ataque de forma vantajosa.
Chefe: Scarmiglione (Segunda Luta)
- HP: 3,523
- Fraqueza: Fogo e magia curativa
- Status negativos: Scarmiglione pode infligir Curse, Blind e Silence. Certifique-se de ter itens para curar esses efeitos.
Estratégia:
- Como forma morta-viva, Scarmiglione é vulnerável a magias de cura além de Fogo.
- A Dark Sword de Cecil não será muito eficaz. Use itens como Potion para causar dano ao chefe.
- Mantenha o grupo curado e use os magos para atacar.
Transformação de Cecil em Paladin
Após derrotar Scarmiglione, um evento ocorrerá em frente a uma lápide. Durante a batalha do evento, não ataque a sombra. Espere até vencer automaticamente, e Cecil será transformado em Paladin.
Agora você poderá equipar a armadura comprada para ele anteriormente em Mysidia. Esse é um ponto crucial de progressão para o personagem.
Após a transformação, desça o Mt. Ordeals. Use um Chocobo da Chocobo Forest próxima para facilitar o trajeto. Retorne a Mysidia, onde você eventualmente desbloqueará o caminho de volta para Baron, próxima parte do nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster.
Retorno a Baron
Ao retornar a Baron, você encontrará Yang no pub, sob o efeito de controle mental. Após derrotá-lo e trazê-lo de volta à consciência, você receberá a Baron Key, que permitirá acessar todas as áreas e baús restantes na cidade de Baron. Use-a para explorar a loja de armas/armaduras e a entrada para o Old Waterway.
Dungeon: Old Waterway
Use a Baron Key para abrir a porta isolada no lado sudoeste da cidade de Baron, levando ao Old Waterway. Esta dungeon é direta, com 8 baús para coletar. Embora existam alguns caminhos escondidos, eles são fáceis de identificar no mapa da dungeon.
O principal objetivo do Old Waterway é progredir na história, levando você ao Castelo de Baron. Prepare-se, pois há várias batalhas contra chefes nesta sequência.
Chefe: Baigan
- HP: 4,444 (corpo), 444 (mão esquerda), 444 (mão direita)
Estratégia:
- Baigan é dividido em três partes: o corpo principal e os braços esquerdo e direito.
- O Braço Esquerdo pode paralisar membros do grupo, enquanto o Braço Direito usa ataques que drenam HP com o tempo.
- Concentre Cecil no corpo principal, e use Yang para causar dano. O ataque Kick pode causar dano a todas as partes ou focar ataques diretos em uma parte específica.
- Antes que Baigan ative o Reflect, use Palom e Tellah para causar dano mágico direto. Após o Reflect, use magias com cautela.
- Caso opte por usar a magia Twin, lembre-se de que apenas uma das magias resultantes pode ignorar o Reflect, enquanto a outra pode ser refletida e causar dano ao seu grupo.
- Tellah deve se concentrar em curar o grupo.
- Se você destruir os dois braços, eles vão se regenerar depois de algum tempo, então, destrua o braco direito e mantenha o esquerdo vivo para evitar isso.
Sem tempo para respirar, temos um novo chefe à frente.
Chefe: Cagnazzo
- HP: 5,312
- Fraqueza: Gelo e Relâmpago
Estratégia:
- Quando a barreira de água de Cagnazzo estiver abaixada, use ataques de Ice para causar dano.
- Quando a barreira de água estiver ativa, use ataques de Lightning para removê-la.
- A barreira de água também é vulnerável a itens Zeus’ Wrath, que você pode ter coletado de inimigos. Personagens que não usam magia podem usar esses itens para interromper a barreira ou cancelar o ataque Tsunami.
- O Tsunami é um ataque poderoso. Você será avisado antes de ele ser carregado, então aproveite para defender ou curar o grupo.
Quando a batalha se aproximar do fim, Cagnazzo recuará para sua carapaça e começará a se curar. Nesse momento, lance ataques fortes e rápidos para eliminá-lo.
Após as Batalhas
Após derrotar Cagnazzo, uma sequência de cenas importantes ocorre. Os gêmeos deixarão o grupo, mas você ganhará Cid como novo membro e acesso a uma Airship.
Nota: Os baús do Castelo de Baron ainda não estão acessíveis neste momento. Não se preocupe, pois você poderá pegá-los mais tarde.
Sessão Opcional com o Airship
Com a Airship em mãos, você ganha acesso a várias áreas opcionais para explorar antes de seguir com a história principal. Veja abaixo o que você pode fazer:
Mist
Retorne à cidade de Mist para completar a coleta de itens. A maioria dos itens são Bomb Fragments escondidos pela cidade, mas não deixe de verificar a lareira da casa para encontrar itens valiosos.
Agart
Agart, localizada em uma ilha ao sul de Baron, possui um único item escondido. Explore a área para adicioná-lo à sua coleção. Além disso, há novos inimigos nas proximidades, que podem ser adicionados ao bestiário. Nenhum desses inimigos ou itens é perdido permanentemente, então você pode explorá-los no seu próprio ritmo.
Mythril
A cidade de Mythril, localizada no centro-leste do mapa, oferece três itens escondidos pela cidade que devem ser coletados antes de qualquer outra coisa. Além disso, há equipamentos de Mythril disponíveis para compra, embora sejam caros.
Nas proximidades, há novos inimigos que podem ser encontrados para preencher seu bestiário. No entanto, na versão Pixel Remaster, você pode precisar voar um pouco ao sul para aterrissar na região onde esses inimigos aparecem no mapa.
Castelo de Eblan
O Castelo de Eblan, localizado na ilha sudoeste do mapa, funciona como uma pequena dungeon. Você já pode coletar todos os itens disponíveis aqui, mas certifique-se de explorar ambas as torres.
Atenção: Alguns baús no castelo são protegidos por monstros desafiadores neste ponto do jogo. Salve o progresso antes de abrir esses baús, ou, se preferir, deixe essa área para explorar mais tarde.
Florestas de Chocobos
Com a Airship, fica mais fácil visitar a maioria das Chocobo Forests espalhadas pelo mapa. Essas florestas possuem itens Gysahl Greens escondidos, necessários para conquistas.
Embora a Chocobo Village, ao norte de Troia, seja importante para a história, as demais florestas podem ser exploradas neste momento para garantir os itens escondidos e avançar no preenchimento das conquistas.
Troia
Para continuar a história, vá até o Castelo de Troia, localizado no continente noroeste. Aterre sua Airship no espaço próximo à cidade e entre no castelo.
No castelo, é essencial encontrar Edward e conversar com ele para receber a Twin Harp, que será crucial em breve. Também é possível coletar 8 baús em uma das salas do castelo, mas os outros baús só poderão ser acessados mais tarde.
Na cidade de Troia, existem 4 itens escondidos na grama, próximos à água. Certifique-se de coletá-los antes de prosseguir.
Preparação para a Caverna Magnética
Você será informado de que precisa ir à Caverna Magnética, uma dungeon especial onde o uso de equipamentos de metal é proibido. Isso inclui armas e armaduras. Configure seu grupo da seguinte maneira:
- Cecil: Use um arco e flechas ou algum dos Shards à venda na loja de armas.
- Cid: Equipe um martelo de madeira (Wooden Hammer).
- Yang: Seus punhos são suficientes.
- Todos: Equipe o Ruby Ring e itens como o Feathered Cap ou outras armaduras leves e não metálicas.
Caverna Magnética
Antes de ir à caverna, visite a Chocobo Village ao norte. Há 3 itens escondidos na grama, que você deve coletar. Encontre o Black Chocobo na vila e use-o para voar para o leste, onde fica a Caverna Magnética.
Apesar da restrição ao uso de equipamentos de metal, a Caverna Magnética é relativamente simples. Há 10 baús na dungeon, que podem ser encontrados com facilidade. Certifique-se de remover todos os itens de metal antes de entrar.
Nota sobre Summons de Drop Raro
Na Caverna Magnética, você pode encontrar inimigos Mind Flayer, que possuem um raro drop de summon necessário para a conquista respectiva. Caso decida tentar obter este item mais tarde, não será necessário lidar com a restrição de equipamentos metálicos.
Chefe: Dark Elf
- Primeira Luta:
Você está destinado a perder a primeira batalha contra o Dark Elf, então não se preocupe. Após ser derrotado, uma cena será exibida na qual Edward usará a outra Twin Harp para ajudá-lo. - Reequipando o Grupo:
Depois da cena, você poderá reequipar seu grupo, e agora é permitido usar equipamentos de metal novamente. Certifique-se de aproveitar isso antes de enfrentar o Dark Elf pela segunda vez.
Na segunda luta, com os equipamentos adequados, você estará pronto para derrotar o chefe e prosseguir com a história.
Use o feitiço Exit de Tellah para sair rapidamente.
No castelo, fale com as oito clérigas. Uma delas permitirá acesso ao tesouro. Fale com o guarda no porão para abrir os baús restantes.
Tower of Zot
Cuidado, assim que você entrar na Airship, você irá direto para a próxima dungeon do nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster.
Aviso: Dungeon Única
A Tower of Zot é a primeira dungeon do nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster que não pode ser revisitada. Após completá-la, não será possível retornar para coletar baús ou enfrentar inimigos. Há seis baús na dungeon, então utilize o mapa para garantir que você não perca nenhum.
Certifique-se de encontrar todos os inimigos listados abaixo enquanto explora a Tower of Zot. Caso contrário, eles serão perdidos permanentemente. Felizmente, a maioria aparece naturalmente durante sua progressão.
- Puppeteer (também encontrado na Tower of Babel)
- Puppet
- Ice Lizard
- Gremlin
- Cold Beast
- Centaur Knight
- Hell Turtle
- Black Knight
- Soldieress
- Sorceress
Ao fim da dungeon, você vai encontrar dois chefes em sequência, certifique-se de que você preencheu o bestiário de acordo antes de enfrentá-los e dar sequência com o nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster.
Chefe: Magus Sisters (Cindy, Mindy, Sandy)
- HP: Sandy: 2,591 HP, Mindy: 4,599 HP, Cindy: 2,590 HP
Estratégia:
- Use Cecil e Cid para ataques físicos focados em Cindy.
- Yang deve usar Power para maximizar o dano.
- Evite que Tellah ataque Cindy, pois suas magias serão refletidas. Em vez disso, ataque as outras irmãs ou cure o grupo.
- Após derrotar Cindy, concentre-se em Sandy, que usa magia branca e prolonga a batalha.
- Por último, elimine Mindy, finalizando a luta.
Após a batalha, salve o progresso. Tellah sairá do grupo, enquanto Kain e Rosa retornarão. Antes de avançar, equipe ambos adequadamente. Coloque Kain na fila de trás, pois seu Jump não é afetado pela posição.
Chefe: Barbariccia
Também conhecida como Valvalis em versões antigas de FF4, Barbariccia é a Fiend do elemento vento. Como nas outras batalhas elementais, há um truque para lidar com ela facilmente.
- HP: 8,636
Estratégia:
- Quando Barbariccia se transformar em um tornado, use o Jump de Kain para interromper a forma ciclônica e forçá-la de volta ao estado normal.
- Yang deve continuar usando ataques potenciados.
- Cid deve atacar continuamente.
- Cecil deve alternar entre ataques e cura, auxiliando Rosa quando necessário.
- Rosa deve ser a principal curadora, utilizando magias para restaurar HP e remover o efeito Slow quando atingido.
Depois de derrotar Barbariccia, cenas importantes ocorrerão, e você será levado de volta a Baron. Kain entregará o item-chave Magma Rock, permitindo avançar na história.
Agora você pode coletar os baús restantes no Castelo de Baron, especialmente na torre leste, completando a coleção de itens dessa área.
Submundo e Torre de Babel
Com o Magma Rock, vá até Agart, ao sul de Baron, e jogue o item no poço para abrir o caminho para o Submundo. Após a queda forçada da sua nave, entre no Castelo dos Anões e vá ao norte para falar com o Rei Giott, iniciando uma batalha contra o chefe.
Chefe: Calca, Brina, Calcabrina
Esta luta envolve as bonecas Calca e Brina, que eventualmente se fundem em Calcabrina.
- HP: Calca: 1,369 HP, Brina: 369, Calcabrina: 5,315
Estratégia:
- Certifique-se de derrotar pelo menos uma Calca e uma Brina para completar o bestiário.
- Após algum tempo, as bonecas se fundirão em Calcabrina.
- Ataque com força total após a fusão para derrotá-la rapidamente.
Chefe: Golbez & Shadow
Após enfrentar as bonecas, ocorre um confronto com Golbez e sua sombra. Inicialmente, a batalha é programada, mas logo você terá controle para lutar.
- HP: 23,001
- Fraco contra: Fogo e Holy
Estratégia:
- Use ataques diretos com todo o grupo.
- Utilize Jump com Kain e as novas invocações de Rydia, que retorna nesta batalha, para causar grande dano.
- Cecil deve curar apenas quando necessário.
Com Rydia de volta ao grupo, explore o Castelo dos Anões para encontrar baús escondidos em potes e outros locais. Há novos itens disponíveis nas lojas. Um dos anões abrirá um novo caminho. Siga para o noroeste até a Torre de Babel.
Torre de Babel
Aviso: Dungeon Única
A Torre de Babel é uma dungeon que não pode ser revisitada. Certifique-se de coletar os 16 baús utilizando o mapa. Enfrente os inimigos encontrados no local para evitar perdas no bestiário.
Chefe: Dr. Lugae / Barnabas / Barnabas-Z
No final da torre, você enfrentará Dr. Lugae e seu monstro, Barnabas.
- HP: Dr: 4,936, Barnabas: 4,832, Dr Lugae: 9,321, Barnabas Z: 4,518
Estratégia:
- Ataque Barnabas primeiro, já que ele causa a maior parte do dano.
- Use ataques diretos com Kain, Cecil e Yang.
- Após derrotá-lo, Barnabas reviverá em uma nova forma, mas a estratégia permanece a mesma.
- Dr. Lugae também se transformará em um ciborgue. Continue atacando até derrotá-lo.
Após derrotar Dr. Lugae, você receberá a Doctor’s Key. Use-a para abrir uma porta trancada em um dos andares anteriores, onde ocorrerá um evento importante. Yang deixará o grupo permanentemente. Após isso, retorne ao primeiro andar da torre para completar a dungeon. Cenas adicionais o levarão de volta aos arredores de Baron.
Baron
Em Baron, fale com os homens de Cid no lado leste do castelo para adicionar um gancho à sua Enterprise. Em seguida, vá até a área de Mt. Hobs para encontrar o hovercraft. Use o gancho da airship para pegá-lo e leve-o até o Castelo de Eblan, localizado no continente sudoeste.
Caso ainda não tenha feito isso, complete a coleta de itens no Castelo de Eblan. Depois, deixe o hovercraft na entrada e use-o para atravessar os bancos de areia até a Caverna de Eblan.
Caverna de Eblan
Na Caverna de Eblan, você encontrará três baús logo no início. Depois, chegará ao Assentamento de Eblan, onde há uma loja e dois itens escondidos em potes. Após explorar o assentamento, a caverna continua.
A Caverna de Eblan contém um total de 20 baús, muitos escondidos atrás de paredes. A exploração pode ser um pouco trabalhosa, mas é possível completar tudo com paciência. Ao final, você encontrará Edge lutando contra Rubicante. Após uma breve cena, Edge se juntará ao seu grupo de forma definitiva.
Torre de Babel (Revisitada)
Aviso: Dungeon Única
O retorno à Torre de Babel é a terceira dungeon que não pode ser revisitada em Final Fantasy IV. Há 8 baús no local, dos quais seis podem ser obtidos antes da luta contra o chefe Rubicante e dois após a batalha. No entanto, após derrotar Rubicante, você será levado para uma seção diferente da torre, sem chance de retornar. Certifique-se de coletar tudo antes de avançar no nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster.
Certifique-se de encontrar os seguintes inimigos enquanto explora a torre:
- Grudger
- Ghost Knight
- Sorcerer
- Lamia Matriarch (após Rubicante)
- Mythril Golem (após Rubicante)
Chefe: Rubicante
Rubicante, o último dos Fiends Elementais, é conhecido por sua força e mecânica única. Ele é fraco contra ataques de Gelo, mas sua capa adiciona um desafio.
- HP: 34,000
- Fraco contra: Gelo (Ice)
Estratégia:
- Utilize armas de Gelo para Cecil e Kain, além de magias como Blizzard e a invocação Shiva de Rydia.
- Edge pode usar seu ataque de elemento Água.
- Rosa deve se concentrar em manter o grupo curado.
- Não ataque quando a capa de Rubicante estiver ativa, pois ele absorverá ataques baseados em Gelo.
- Quando a capa estiver aberta, ataque com força total usando magias e habilidades de gelo.
Após derrotar Rubicante, você completará a Torre de Babel (Revisitada). Certifique-se de verificar a dica acima sobre inimigos perdíveis. Note que a luta com o Rei e a Rainha de Eblan, antes de Rubicante, é mais um evento do que uma batalha real.
No final da dungeon, você obterá uma nova airship, a Falcon. Após os eventos, volte ao Castelo dos Anões. Fale com o Rei Giott e, depois, com Cid na enfermaria. Você receberá o Luca’s Necklace, permitindo que a Falcon voe sobre lava, o que desbloqueia várias áreas opcionais para explorar.
Sessão Opcional com o Airship (2)
Agora que você pode voar sobre lava, há várias atividades opcionais disponíveis:
Cidade de Tomra
- Localizada ao sudoeste do Castelo dos Anões.
- Itens disponíveis em um armazém no canto noroeste.
- Equipamentos bons para comprar na loja.
- Novos inimigos na área para adicionar ao bestiário.
Forge de Kokkol
- Localizada ao sudeste do Castelo dos Anões.
- Dois itens disponíveis: um em um pote e outro em uma estante.
- Novos inimigos na área para o bestiário.
- Atividades importantes nesta área ocorrerão mais tarde.
Caverna Sylvan
Dica: Lance Float no grupo para evitar danos nos pisos.
Passo a passo para coleta de itens:
- Subsolo 1: Pegue os dois baús a leste. O terceiro será acessado mais tarde. Siga pelas escadas.
- Subsolo 2: Suba as escadas ao norte.
- Subsolo 3: Vá para o oeste através da parede para encontrar três baús. Retorne às escadas, passe pela parede à direita, suba, e atravesse novamente até a próxima área.
- Subsolo 2: Siga o caminho para encontrar nove baús, depois caia no buraco.
- Subsolo 3: Vá até o teletransporte. Pegue os seis baús nesta área, todos protegidos por inimigos. Saia da caverna e reentre.
- Subsolo 1: Volte pelo caminho ao sul.
- Subsolo 2: Agora siga ao sul pelas escadas à oeste.
- Subsolo 1: Vá para o leste, depois ao norte, acima do ponto de salvamento, e atravesse a parede para pegar o baú que ficou para trás. Retorne ao ponto de salvamento, vá completamente para o oeste e desça as escadas após pegar dois baús.
- Subsolo 2: Siga ao norte e pegue o primeiro caminho à leste.
- Subsolo 3: Pegue cinco baús, depois retorne à bifurcação.
- Subsolo 2: Vá ao norte, atravesse a parede e pegue a Mage Masher. Desça as escadas.
- Subsolo 3: Pegue o baú próximo e siga até a cabana. Converse com Yang e os Sylphs, pegue o baú e saia. Nota: Um item ficará faltando no contador da Sylvan Cottage, mas ele será obtido mais tarde.
Caverna das Invocações
- Mais fácil de explorar que a Caverna Sylvan.
- No final, você chegará à Terra das Invocações.
Dicas de exploração:
- Há um ladrilho descolorido escondido no nível superior da cidade, ao norte do baú de 6.000 gil. Ele leva a uma área secreta com mais baús.
- Na biblioteca, lute contra Asura (use Reflect nela para ela parar de se curar) e Leviathan (fraco contra Eletricidade) para adicionar essas invocações ao arsenal de Rydia.
- Dois itens permanecerão inacessíveis para a coleção de itens até mais tarde.
Península de Três Passos
- Localizada ao noroeste da Caverna das Invocações no Submundo.
- Área de três ladrilhos que contém inimigos raros que podem ser encontrados com dificuldade em outros lugares.
Inimigos notáveis:
- Gorgon
- Crawler
- Gloomwing
- Tarantula
- Green Dragon
Sealed Cavern
Depois de completar as atividades opcionais anteriores, vá até a última caverna restante no mapa do Submundo, localizada próxima a Tomra. Use o Luca’s Necklace para abrir a entrada da Sealed Cavern, próxima dungeon do nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster.
A dungeon é bastante linear. Certifique-se de entrar em cada sala para obter todos os baús. Muitas das portas são, na verdade, inimigos conhecidos como Trap Doors, que precisam ser derrotados rapidamente. Essas portas atacam diretamente um personagem, matando-o instantaneamente no turno seguinte. A prioridade é eliminá-las o mais rápido possível.
Yellow Dragon
Embora o Yellow Dragon não seja um inimigo perdível, esta dungeon oferece uma oportunidade conveniente para adicioná-lo ao seu bestiário. Para isso, você precisa enfraquecer uma Trap Door sem matá-la (deixando-a com menos de 1000 HP). Isso pode forçar a invocação de um Yellow Dragon. As Trap Doors que podem invocá-lo estão localizadas em:
- B2F: Terceira porta na parede norte.
- B5F: Única porta nesta área.
Se não conseguir o Yellow Dragon aqui, ele também pode ser obtido na Three-Step Peninsula, utilizando uma Siren para forçar o aparecimento de um Mystery Egg. Use o comando Steal de Edge para forçar a eclosão instantânea do ovo, revelando o inimigo.
As Sirens podem ser adquiridas mais tarde no jogo, na dungeon Giant of Babel, ou na loja de Hummingway na Lua, caso esteja jogando a versão Pixel Remaster.
No final da dungeon, você enfrentará o Demon Wall, também conhecido como Evilwall em versões mais antigas de Final Fantasy IV. Esta batalha tem um limite de tempo, pois o chefe se move gradualmente em direção ao grupo, tentando esmagá-lo.
Chefe: Demon Wall
- HP: 28,000
Estratégia:
- O foco é maximizar o dano por segundo (DPS).
- Use Rosa para lançar Haste em seus personagens, caso já tenha aprendido.
- Colocar Cecil no estado Berserk é uma boa estratégia para ataques constantes.
- Rydia deve usar Bio ou Titan, os ataques mais poderosos disponíveis nesta batalha.
Com essas estratégias, a batalha pode ser vencida antes que o chefe alcance o grupo.
Depois de derrotar o Demon Wall, retorne pela dungeon. Kain deixará o grupo novamente. Vá ao Castelo dos Anões e fale com o Rei Giott. Ele adicionará uma broca à Falcon, permitindo que ela perfure rochas no Submundo, o que desbloqueia ainda mais atividades opcionais!
Sessão Opcional com o Airship (3)
Com a broca na Falcon, você pode alternar livremente entre o Overworld e o Underworld, desbloqueando novas atividades opcionais.
Obtendo a Invocação Sylph e a Faca
- Vá para a Torre Oeste de Fabul e fale com a esposa de Yang. Ela lhe dará uma frying pan, mas somente se você já tiver falado com Yang inconsciente.
- Retorne ao Underworld e vá até a Sylvan Cave. Converse com Yang e receba a invocação Sylph.
- Há um item restante para a coleção de itens nesta área. Não se preocupe, ele será obtido mais tarde.
- Devolva a frying pan para a esposa de Yang em Fabul e receba a Knife como recompensa.
Nota: A Knife é um item perdível caso você vá para a Lua antes de obtê-la. Certifique-se de completar essa tarefa agora.
Obtendo a Excalibur
Se você pegou o Rat Tail na Cave/Land of Summons, siga estas etapas:
- Pegue a Enterprise e o Hovercraft (provavelmente localizado próximo a Eblan).
- Vá até a Adamant Grotto, localizada perto de Mythril no Overworld.
- Deixe o Hovercraft na área, pouse com a Enterprise, e use o Hovercraft para atravessar os bancos de areia até a caverna.
- Troque o Rat Tail por Adamantite.
- Volte para o Underworld com a Falcon e entregue o Adamantite ao ferreiro em Kokkol’s Forge.
- O ferreiro começará a forjar a Excalibur, mas será necessário esperar um pouco para finalizá-la.
Lutando contra Odin
- Retorne ao porão da Torre Leste de Baron e enfrente Odin como chefe secreto.
- Derrote-o para adicioná-lo como uma invocação para Rydia.
- Certifique-se de já ter adquirido Asura e Leviathan, pois são pré-requisitos para esta batalha.
A Lua
Depois de completar as atividades opcionais anteriores, vá para Mysidia. Após uma série de cenas, você receberá a Lunar Whale, uma airship capaz de voar até a Lua.
Na Lua, visite a Hummingway’s Cave, localizada ao sudoeste. Há uma loja com Ethers e outros consumíveis úteis, caso você tenha dinheiro disponível.
Para chegar ao Crystal Palace, você precisará pousar em uma área plana ao noroeste do palácio. A jornada envolve atravessar dois caminhos lunares (Lunar Paths) e uma pequena seção do mapa. Apesar de parecer confuso, o caminho é linear, com apenas três baús para coletar ao longo do trajeto.
No Crystal Palace, após mais cenas, FuSoYa, o Lunarian, se unirá ao seu grupo. Retorne à Lunar Whale para continuar.
Opcional: Caverna de Bahamut
Se você já derrotou Asura e Leviathan, pode explorar a Caverna de Bahamut, localizada no lado leste da Lua. Esta mini-dungeon contém inimigos desafiadores e alguns Behemoths como mini-chefes. No final, você enfrentará Bahamut. Se derrotá-lo, ele se tornará uma invocação para Rydia.
Quando estiver pronto, interaja com o cristal no centro da Lunar Whale para retornar à Terra. Após algumas cenas, você entrará no Gigante de Babel.
Gigante de Babel
Aviso: Dungeon Única
O Gigante de Babel é a quarta e última dungeon que não pode ser revisitada no nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster. Existem 8 baús para coletar, e inimigos que podem ser perdidos permanentemente. Use o mapa para garantir que nenhum baú seja deixado para trás.
Inimigos Perdíveis
Certifique-se de encontrar os seguintes inimigos durante a exploração:
- Beamer
- Centaurion
- Mech Soldier
- Searcher
- Last Arm (encontrado em um baú)
- Giant Soldier
- Mech Dragon (pode ser invocado por Searchers no último andar, próximo ao ponto de salvamento)
Roubo de Sirens com Edge
Inimigos Searcher encontrados no Gigante de Babel podem ter o item Siren roubado por Edge. Este item é extremamente útil, pois força o aparecimento do grupo de inimigos mais raro da região.
Estratégia:
- Use Edge para roubar Siren dos Searchers, enquanto o resto do grupo se defende.
- Rosa pode usar Pray para curar o grupo, enquanto Edge continua roubando.
- Você pode acumular várias Sirens de um único inimigo. Com paciência, é possível obter 99 unidades.
Embora as Sirens também estejam disponíveis na loja de Hummingway na versão Pixel Remaster, este é um momento conveniente para coletá-las.
Chefe: Scarmiglione, Rubicante, Cagnazzo, e Barbariccia
Você enfrentará novamente os quatro Elemental Fiends, mas eles não são desafiadores neste estágio do jogo. Use a mesma estratégia usada nas batalhas anteriores.
Após derrotá-los, prepare-se para a luta contra o verdadeiro chefe da dungeon.
Chefe: CPU
- HP: CPU: 30,000, Defense Node: 3,000, Attack Node: 3,000
Estratégia:
- Priorize o Defense Node, pois ele cura os outros inimigos.
- Depois, concentre-se no CPU.
- Por último, elimine o Attack Node.
Após os eventos no Gigante de Babel, você retornará à Lua.
Atividades Opcionais:
- Volte para a Kokkol’s Forge no Submundo para obter a Excalibur, caso tenha entregue o Adamantite anteriormente.
- Retorne à cabana na Sylvan Cave para pegar o item Grimoire.
- Complete a coleta de itens nas lojas da Land of Summons, finalizando a coleção nesses locais.
Lunar Subterrane
Depois de completar as atividades opcionais e adquirir a Lunar Whale, vá para o Crystal Palace (atravessando novamente os Lunar Paths). Ao chegar, siga ao norte para o warp pad, que levará à Lunar Subterrane, a dungeon final do nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster.
Nesta dungeon, não há mais itens ou inimigos perdíveis, então concentre-se em explorar ao máximo para obter tudo o que ela oferece.
Subsolo 1:
- Entre em uma parede escondida no nordeste para pegar um baú.
- Vá para o oeste, passando por outro caminho escondido, até um teletransporte.
Subsolo 2:
- Siga o caminho, pegue um baú e use o teletransporte.
- Vá ao sul, atravesse a parede e siga para o oeste. Interaja com a Murasame para enfrentar o White Dragon, que absorve Fogo, Gelo e Relâmpago.
- Use Teleport para sair da dungeon e reentrar. Retorne ao início e vá para o sul desta vez.
Chefe: White Dragon
- HP: 32,700
Estratégia:
- Comece a batalha usando Float em todos os personagens para anular os ataques baseados em Earth do adversário.
- O chefe contra-ataca todos os ataques físicos com Slow
- Qualquer equipamento “efetivo contra Dragões” como Artemis Arrows fazem um estrago danado no chefe
- Rosa deve sempre ter um curaja pronto para quando o White Dragon usar o ataque que deixa os personagens com menos de 10 de HP.
Subsolo 3:
- Pegue o Fire Whip por uma parede escondida.
- Continue ao norte, atravesse outra parede e pegue o Dragon Shield antes de prosseguir pela porta.
Subsolo 4:
- Vá para o sul e entre no recuo da parede para encontrar o Dragon Helm.
- No lado leste, pegue o Dragon Mail e as Dragon Gloves. Retorne à entrada da sala e vá para o sul para sair.
Subsolo 5:
- Pegue o Crystal Shield no caminho ao oeste e entre na porta.
- Entre na parede ao norte para encontrar um Protect Ring e, em seguida, vá ao leste para pegar o Crystal Mail.
- Vá ao norte na mesma sala e siga para o leste para obter as Crystal Gloves.
- Na sala ao oeste, pegue a White Robe.
Farmando Pink Tail
No Subsolo 5, em uma sala pequena, há um baú com um Red Fang. Aqui, você tem uma chance de 1/64 de encontrar o grupo raro de inimigos Flan Princesses, que pode dropar o item Pink Tail. Este item pode ser trocado por uma Adamant Armor na Adamant Grotto, a melhor armadura do jogo.
- Use Siren para forçar o encontro com o grupo.
- Ataque normalmente e espere o drop do Pink Tail.
- O Pink Tail será registrado na aba de Key Items.
Subsolo 6:
- Pegue as Artemis Arrows e o Fuma Shuriken ao oeste e leste.
- Desça a escada da esquerda para encontrar uma Cottage. No caminho, colete a Golden Apple e prossiga pelo teletransporte.
Subsolo 5:
- Pegue outro Protect Ring e interaja com o Ragnarok para lutar contra o Dark Bahamut.
Chefe: Dark Bahamut
- HP: 60,000
Estratégia:
- Bahamut sempre vai começar a batalha usando Mega Flare e então Reflect nele mesmo
- Depois disso, ele vai começar a usar Flare nele para refletir em algum personagem seu
- Você pode fazer o mesmo com Rydia
- Não use invocações nessa batalha, pois Bahamut contra-ataca elas com outro Mega Flare
Subsolo 7:
- A sala à esquerda contém um ponto de salvamento.
- A porta do meio guarda a Holy Lance, protegida pelo Plague Dragon.
- A porta à direita possui duas Ribbons, protegidas pelos Lunasaurs.
Chefe: Plague
- HP: 33,333
- Fraco contra: Projéteis (Shurikens, Flechas)
Estratégia:
- Plague começa a luta usando Doom nos seus personagens, mas se você matar um personagem seu e então revivê-lo, o efeito passa.
- Use seus ataques mais fortes antes do tempo acabar.
Chefe: Lunasaurs
- HP: 23,000
- Fraco contra: Fogo e Holy
Estratégia:
- Cuidado com o Bad Breath, não deixe de usar Remedy assim que atingido por um desses
- Descarregue magias de Fogo com Rydia, use a espada mais forte de Cecil (imbuída com Holy) para causar bastante dano
- Concentre-se primeiro num dos Lunasaurs, tentar matar os dois ao mesmo tempo é difícil
Subsolo 8 a 10:
- Siga os caminhos para pegar baús restantes com base no mapa.
- Examine a Masamune no Subsolo 8 para enfrentar Ogopogo.
- Certifique-se de coletar todos os itens restantes até o Subsolo 10.
Chefe: Ogopogo
- HP: 50,000
Estratégia:
- Ogopogo abre a luta com dois ataques no grupo todo, cure e reviva quem precisar ser revivido
- Evite eletricidade, apesar de ser parecido com Leviathan, ele não é fraco contra o elemento e contra-ataca você se você usá-lo contra ele
- Use a magia Flare de Rydia nele
No final da Lunar Subterrane, você enfrentará o chefe final. Prepare-se pois aí vem uma luta daquelas.
Chefe Final: Zeromus
- HP: 65,498
Dicas Gerais
Não hesite em usar todos os seus itens nesta batalha, pois não haverá combates após esta luta. Utilize Elixirs e Dry Ethers sem moderação.
Zeromus é um oponente extremamente desafiador, com ataques como Big Bang e Black Hole. O Big Bang causa grande dano e aplica o status Sap, enquanto o Black Hole remove todos os efeitos positivos do seu grupo.
Quando a tela começar a tremer, Zeromus está se preparando para usar Big Bang. Se você conseguir lançar uma magia negra ou branca ofensiva antes do ataque, o próximo Big Bang será ligeiramente enfraquecido.
Estratégia para Cada Membro do Grupo
- Cecil: Mantenha Cecil no estado Berserk o tempo todo, utilizando a magia de Rosa ou o item Bachus’ Wine. Isso aumentará o poder de ataque e a frequência dos golpes de seu melhor atacante físico.
- Rosa: Rosa deve estar focada exclusivamente em curar. Use Curaja para curar membros enfraquecidos e Full-Life para reviver aliados.
Se não houver necessidade de cura imediata, lance Reflect em Rosa para tentar refletir um Flare de Zeromus de volta para ele. Não use Reflect nos outros membros do grupo para não impedir curas com Curaja. Use Elixirs para manter Rosa viva e com MP. - Kain: Kain deve usar Jump o tempo todo.
- Rydia: Utilize a invocação mais poderosa de Rydia (preferencialmente Bahamut) o tempo todo, exceto no intervalo entre a tela tremer e o lançamento do Big Bang. Nesse momento, lance Flare em Zeromus antes de voltar a usar Bahamut.
- Edge: Edge deve atuar de forma versátil. Use ataques físicos e arremesse Shurikens quando possível. Priorize o uso de Elixirs e Phoenix Downs para apoiar o grupo, caso necessário.
Após derrotar o chefe final, será possível criar um Clear Save, permitindo retornar ao mundo como se estivesse no momento anterior ao encontro com o chefe. Use essa oportunidade para revisitar áreas e coletar quaisquer itens que possam ter sido deixados para trás.
Com isso, completamos nosso Detonado de Final Fantasy IV Pixel Remaster. Parabéns por chegar até aqui!