Esta parte do nosso Detonado de Super Metroid cobre a Tourian.
Super Metroid – Tourian
Antes de prosseguir, assegure-se de salvar na Save Station mais próxima em Crateria e reabastecer todos os seus recursos. A próxima área contém um ponto sem retorno, então resolva todas as pendências antes de avançar.
Entrada de Tourian
A partir da nave de Samus, siga para a esquerda em Crateria até a sala com os Green Space Pirates. Caso a porta à direita ainda esteja trancada, ela precisará ser aberta com um míssil. Continue pelo corredor até chegar a uma sala com uma pequena piscina e estátuas douradas dos principais chefes: Kraid, Phantoon, Draygon e Ridley. Cada estátua tem um brilho nos olhos que desaparece à medida que os chefes são derrotados. Com todos os chefes vencidos, os brilhos desaparecerão e as estátuas cairão, revelando um buraco sob a água. Desça e use o elevador para acessar Tourian.
Combate Contra Metroids
Nas salas seguintes, você enfrentará Metroids, que são mais perigosos do que os Mochtroids de Maridia. Para derrotá-los:
- Congele-os com o raio.
- Use 5 Missiles ou 1 Super Missile para destruí-los.
Caso um Metroid se prenda a você, ele começará a drenar sua energia. Para removê-lo:
- Use cerca de 3 Power Bombs.
- Use bombas normais enquanto está na forma de bola, rolando para longe e voltando conforme elas explodem.
Se você continuar tendo problemas, saia pela porta por onde entrou para reiniciar a sala.
Salas com Metroids
- Primeiro Corredor: Quatro Metroids aparecem. Elimine todos para desbloquear a porta à esquerda.
- Shaft Vertical: Suba pelas plataformas enquanto congela os Metroids abaixo de você. Há dois Metroids nesta sala.
- Segundo Corredor Horizontal: Avance com cuidado por um corredor estreito, eliminando um Metroid logo no início. Continue, observando o ácido abaixo, e elimine mais dois Metroids.
- Shaft Vertical Final: Nesta última sala vertical, congele e elimine os Metroids nas plataformas até alcançar o fundo.
Avançando Para o Último Chefe
Após derrotar todos os Metroids, você encontrará Sidehoppers na área de areia. É mais eficiente ignorá-los usando o Screw Attack para passar por eles. Siga à esquerda para a próxima sala.
O “Super Metroid”
Nesta sala, você verá um Chozo imóvel feito de areia. Ao tocá-lo ou atacá-lo, ele se desintegra. Continue pela esquerda, mas esteja ciente de que esta porta é um ponto sem retorno.
Ao avançar, um Sidehopper gigante aparecerá lentamente. Não importa o que faça, ele não será danificado. Um Metroid gigante então surgirá, drenando a energia do Sidehopper antes de agarrar Samus. O Metroid reduzirá sua energia até 1 HP antes de soltar você e sair da sala.
Prossiga à esquerda, destruindo a matéria semelhante a teias que bloqueia o caminho. Continue descendo pela área vertical, limpando o caminho com tiros. A porta à esquerda contém uma Estação de Recarga para energia e mísseis, que você deve usar antes de avançar para o chefe final de Tourian.
Zebetites e Mother Brain
- Use 10 Missiles ou 5 Super Missiles para destruir as barreiras vermelhas chamadas Zebetites.
- Elas regeneram se você parar de atacá-las, então seja rápido.
- Evite os Rinkas e os tiros das torretas enquanto destrói as barreiras.
Após destruir o primeiro Zebetite, você encontrará um segundo conjunto com duas colunas menores conectadas. Mire na parte inferior e dispare rapidamente para removê-las. Continue até encontrar mais Zebetites.
Prepare-se Para Mother Brain
Depois de destruir todas as Zebetites, você enfrentará Mother Brain, o chefe final do jogo. Caso precise, volte para recarregar sua energia e munição antes de seguir pela porta para a batalha final. Qualquer Zebetite destruído permanecerá assim caso você saia e volte.
Batalha Final: Mother Brain
Fase 1: Contra o Contêiner de Vidro
Para iniciar o combate com Mother Brain, você precisará destruir o contêiner de vidro em que ela está. Use 6 Missiles ou 1 Super Missile para quebrar o vidro. Depois, continue mirando diretamente no cérebro para causar dano. Apesar de estática, encostar no vidro, no cérebro ou na plataforma onde ela está resultará em dano. Portanto, é melhor permanecer na pequena plataforma disponível e manter distância. Durante essa fase, turrets e Rinkas continuarão a disparar contra você, e o ácido abaixo será um perigo constante.
Após cerca de 30 Missiles ou 10 Super Missiles, o vidro e os obstáculos na sala serão destruídos, e Mother Brain ativará sua segunda fase, adquirindo um corpo.
Fase 2: Mother Brain com Corpo
Agora com um corpo, Mother Brain torna-se mais agressiva. Para causar dano, mire na cabeça com Missiles, Super Missiles, ou tiros carregados. Uma estratégia eficiente é permanecer no canto direito, mirando diagonalmente para cima, e atirar constantemente para manter a chefe recuando. Isso reduz a pressão de seus ataques, permitindo que você se mova e esquive mais facilmente.
Ataques de Mother Brain
- Raio Ocular: Um laser horizontal disparado pelo olho. Evite ficar diretamente na linha de visão para esquivar.
- Bomba Única: Salta cinco vezes antes de explodir horizontalmente, cobrindo grande parte do chão. Pule antes do último salto para evitar o dano.
- Anéis Azuis: Disparados após Mother Brain rugir e abrir a boca. Eles podem ser difíceis de evitar, mas esteja preparado para saltar e se mover rapidamente.
Após cerca de 16 tiros carregados ou 45 Super Missiles, Mother Brain adicionará um ataque devastador: um feixe de energia circular disparado de seu braço. Embora perigoso, pode ser evitado com o Screw Attack.
Ataque Fatal de Mother Brain
Após mais alguns tiros, Mother Brain usará um ataque inevitável: um cone de energia multicolorida que drena todos os seus Missiles, Super Missiles e Power Bombs, além de causar grande dano. Para sobreviver, você deve ter pelo menos 3 Energy Tanks cheios (ou equivalente com Reserve Tanks). Caso sobreviva, você será derrubado, restando apenas 1 ponto de vida.
Nesse momento, o Metroid gigante da batalha anterior retorna, atacando Mother Brain e drenando sua energia. Em seguida, ele restaura totalmente sua energia antes de ser destruído.
Fase Final: Hyper Beam
Após o ataque do Metroid, você ganhará a Hyper Beam, que substitui todos os seus feixes anteriores. Esse feixe poderoso pode ser disparado continuamente sem carregamento. Mire na cabeça de Mother Brain e continue disparando até derrotá-la. Após cerca de 36 disparos, o corpo explodirá, marcando sua vitória.
Sequência de Fuga
Com Mother Brain derrotada, começa a contagem regressiva de 3 minutos para escapar da base dela em Tourian para Crateria e para a sua nave. Siga o caminho à esquerda, pois a rota à direita estará bloqueada.
Instruções para a Fuga
- Primeira Sala: Dispare nas barreiras do caminho e desça pela porta.
- Piratas Espaciais: Na próxima sala, elimine os inimigos ou esquive-se deles e siga pela porta inferior direita.
- Caminho Duplo: Você pode escolher entre duas rotas:
- Rota Inferior: Use o Shinespark. Corra pelo chão, armazene a energia antes de bater na parede e use-a para avançar.
- Rota Superior: Suba pelas plataformas, elimine os Piratas Espaciais e siga até a próxima sala.
- Shaft Vertical: Suba rapidamente. O ácido começará a subir se você demorar. Pegue o caminho superior esquerdo e continue correndo enquanto dispara para liberar o caminho.
Crateria: Último Trecho
De volta a Crateria, elimine os Piratas Espaciais com o Hyper Beam. Continue subindo, usando o Shinespark para poupar tempo, se possível. Caso contrário, suba pelas plataformas com cuidado, pois o ácido começará a subir novamente.
Ao chegar ao topo, continue subindo para alcançar a parte externa de Crateria. A nave de Samus estará à vista, marcando o final da sua jornada.
Easter Egg Opcional
Se desejar, você pode fazer um desvio antes de entrar na nave para descobrir um easter egg na área externa de Crateria.
No final da sequência de fuga, há uma oportunidade de salvar os Etecoons e a Dachora — os aliens que ajudaram Samus a aprender habilidades como o Wall Jump e o Speed Boost.
- Localização do Refúgio: Enquanto estiver subindo para o topo da área rochosa de Crateria, antes de seguir pela porta direita rumo à nave, procure o túnel onde você originalmente pegou as Bombs e enfrentou o Torizo.
- Encontre os Aliens: Entre no túnel em forma de morphball e siga para a direita. Ao entrar na sala, você verá os Etecoons e a Dachora presos. A porta atrás de você irá se fechar.
- Libertação: Atire na parede direita da sala para abrir um caminho por onde os aliens podem escapar. Você não poderá seguir por esse túnel, mas os aliens fugirão para a liberdade.
- Retorno: Após libertar os aliens, a porta esquerda será destrancada. Volte para o caminho original rumo à nave de Samus.
Sequência Final
- Chegando à Nave: Continue para a direita até chegar ao lado de fora de Crateria, onde está a nave de Samus. Pule até o topo da nave e pressione Dpad para Baixo no centro para entrar.
- Escape com Sucesso: Caso tenha chegado antes do fim da contagem regressiva, a nave de Samus decolará, escapando do planeta.
Cena Pós-Fuga: Aliens Salvos
Se você libertou os aliens, preste atenção no lado direito da tela durante a cena de fuga da nave. Você verá um pequeno ponto movendo-se rapidamente, indicando que os Etecoons e a Dachora escaparam em sua própria nave.
Fim do Jogo
Após a fuga, uma breve cena com Samus será exibida. O conteúdo desta cena varia conforme o tempo que você levou para completar o jogo:
- Tempo rápido: Uma cena mais detalhada e animada de Samus.
- Tempo mais longo: Uma cena mais breve.
Em seguida, você verá sua taxa de coleta de itens, que deve ser 100% se você seguiu este guia. O jogo permanecerá nesta tela até você desligar ou reiniciar.
Com o final de Tourian, completamos nosso Detonado 100% de Super Metroid, parabéns!