Esta parte do nosso Detonado de Super Metroid cobre a Crateria.
Super Metroid – Crateria
Primeira Visita
Ao chegar em Crateria, Samus aterrissa sua nave em uma área aberta semelhante a uma cratera. É possível salvar o progresso do jogo interagindo com a nave, pressionando para baixo enquanto está sobre ela. Após salvar, corra para a esquerda, atire na porta e entre. Durante o caminho, Samus encontrará pequenos insetos que se assemelham a borboletas. Continue à esquerda, pule sobre o monte no chão, desça o poço até o fundo e salte sobre a porta azul. Para abri-la, mire diagonalmente para baixo ou abaixe-se e atire.
Encontrando o Morph Ball
Logo ao entrar na área, observe as nuvens azuis flutuando e as rachaduras nas paredes e pisos, características de um local antigo e abandonado. Desça até o fundo da sala alta, mantendo-se à direita. Há um buraco que permite cair diretamente para a metade do caminho. Continue pela porta à direita. Assim que entrar, a porta atrás de você ficará cinza e bloqueada. Esse é o local onde Mother Brain estava no primeiro jogo Metroid.
Siga para a direita, passe pela porta azul e utilize o elevador para descer. A próxima área é o ponto de início do jogo original. Vá para a esquerda, suba os degraus e caia pelo buraco. Pegue o Morph Ball e aguarde o término da música para prosseguir.
Reativando o Mundo
Após coletar o Morph Ball, o ambiente ao redor ganha vida. Um olho na parede à esquerda começa a seguir Samus, enquanto duas faces próximas ao pedestal se iluminam. Para sair, mova-se para a direita. Um bloco na base do pedestal bloqueia o caminho, mas pode ser destruído agachando-se e atirando. Depois disso, transforme-se em Morph Ball pressionando duas vezes para baixo e continue. Para sair do modo Morph Ball, pressione pulo ou para cima.
Coletando os primeiros mísseis
Saindo do elevador, siga para a direita e entre pela porta azul. Ignore a porta rosa, pois ela requer mísseis para ser aberta. Durante o caminho, haverá blocos rachados que podem ser destruídos atirando diretamente ou diagonalmente. Continue para baixo, transforme-se em Morph Ball para atravessar o espaço estreito e entre pela porta azul à esquerda.
Essa nova área possui uma aparência característica dos locais Chozo. Observe uma estátua segurando um orbe brilhante. Atire no orbe para liberar o primeiro Missile Tank. Pegue-o e aguarde o término da música para habilitar os mísseis. Para usá-los, pressione Select, o que abrirá o canhão de Samus, indicando que os mísseis estão ativos. Não desperdice munição por enquanto. Saia pela mesma porta de entrada.
Ao sair, role para a direita e suba novamente. Pule na primeira plataforma, atire para cima, transforme-se em Morph Ball durante o salto e continue para a direita. Essa manobra pode exigir prática, mas será útil mais adiante. Equipe os mísseis e use cinco tiros para abrir permanentemente a porta rosa. Entre e avance para a direita.
Coletando o segundo Missile Tank
Na sala seguinte, vá até o final do corredor longo e transforme-se em Morph Ball para alcançar o Missile Tank, aumentando sua capacidade para 10 mísseis. Volte pela porta, passe pelos blocos rachados e retorne ao elevador. Suba pelo elevador. Note que o ambiente agora está iluminado e parece mais vivo.
Enfrentando os primeiros inimigos
Ao passar pela porta, Samus encontrará seus primeiros inimigos: Space Pirates. Esses adversários podem ser derrotados com apenas um tiro. Eles são ágeis e podem saltar de paredes e disparar lasers de diferentes partes do corpo. Avance para a esquerda, eliminando todos os Space Pirates da sala para destravar a porta cinza à esquerda. Após derrotá-los, eles podem deixar itens como saúde (círculos roxos pulsantes) ou munição (mísseis ou Power Bombs futuramente).
Siga pela porta destravada e prepare-se para enfrentar novos inimigos mecânicos. Suba pela sala alta, derrotando os mantis-bots para evitar dificuldades ao cair. Esses inimigos podem ser eliminados mais facilmente se Samus pular de baixo e atirar em seus pés, o que evita o disparo de lasers. Avance para a próxima sala.
Explorando novas áreas
Com o ambiente mais vivo, novos monstros surgem. Na sala seguinte, ignore a primeira porta azul à esquerda, pois ela requer as Morph Ball Bombs para ser acessada. Entre na porta rosa à direita e continue explorando. Enfrente pequenos insetos voadores, que podem ser derrotados com um tiro, e o inimigo amarelo no teto, que precisa de quatro disparos. Após derrotá-los, continue para a direita e passe pela porta.
Estação de Mapa #1
Siga para a direita e entre na Estação de Mapa. Samus conectará o braço ao dispositivo, obtendo os dados gerais desta área. Ao acessar o mapa (pressionando o botão Start), você verá detalhes como sua localização atual (marcada por uma área brilhante), a localização da Estação de Mapa (indicada por “M”), Estações de Salvamento (indicadas por “S”), sua nave, outras regiões (como Brinstar, Wrecked Ship e Maridia) e áreas com pontos que indicam itens ou melhorias.
Saia pela esquerda, eliminando os inimigos, e atravesse a porta.
Estação de Salvamento
Continue subindo e entre na porta azul à esquerda, acessível apenas no modo Morph Ball. Esta é uma Estação de Salvamento. Ao entrar, escolha “Sim” e pressione o botão A para salvar seu progresso.
Obtendo as Bombas do Morph Ball
Saia da Estação de Salvamento e continue subindo até a área superior. Vá para a direita, atraia ou elimine os morcegos perfuradores e prossiga. Role para dentro do buraco no monte. Neste momento, você não poderá retornar pelo caminho devido aos blocos que só podem ser destruídos com bombas. Desça até o fundo e entre na porta azul à direita. Avance enfrentando os enxames de moscas de longe, já que podem ser perigosas em grupo. Passe pela porta rosa.
Na próxima sala, você encontrará uma estátua Chozo segurando um orbe. Atire no orbe para liberar a melhoria de Morph Ball Bombs e colete-a. Após a música, pressione Start para prosseguir. Nesse momento, a porta ficará cinza, trancando você na sala.
Chefe: Torizo
Corra para o canto esquerdo da sala e aguarde. A armadura da estátua Chozo começará a se quebrar, revelando Torizo, o miniboss desta área. Ele se levantará e avançará para atacar. Sua estratégia consiste em mirar no estômago de Torizo, que começará a brilhar. Use mísseis para causar mais dano, alternando entre tiros normais e mísseis até que o estômago exploda. Isso requer cerca de 40 tiros normais ou 8 mísseis.
Torizo segue um padrão de ataque: ele avança, para, ataca com garras, salta para trás e dispara orbes explosivos de sua boca. Às vezes, ele dispara feixes em arco se você estiver abaixado. Evite os orbes ficando próximo dele ou pulando por cima, preferencialmente usando o salto na parede para minimizar o dano.
Após o estômago explodir, um líquido começará a pingar, mas isso é apenas estético. Continue atacando. Quando a cabeça de Torizo explodir após mais 10 tiros ou 2 mísseis, ele não será mais capaz de disparar orbes e apenas patrulhará a área. Use esse comportamento para sua vantagem, mantendo-se à distância e disparando. A melhor estratégia é correr para um lado, atirar, pular sobre sua cabeça (usando salto na parede) e repetir até derrotá-lo. Ele explodirá após mais 5 tiros ou 1 míssil.
Pegando os Missile Tanks #3 e #4
Antes de seguir para Brinstar, você pode pegar dois Missile Tanks adicionais utilizando as bombas recém-obtidas.
Para sair da sala de Torizo, siga pelo caminho superior à direita usando o modo Morph Ball. Use as bombas para remover os blocos que bloqueiam o caminho. O caminho bloqueado à esquerda leva à progressão do jogo, mas antes disso, desça o poço à esquerda para chegar a uma área com duas portas opostas. A porta à direita leva à Estação de Mapa, caso você ainda não a tenha ativado. A porta à esquerda conduz a um túnel acessível no modo Morph Ball. Durante o trajeto, você encontrará blocos que podem ser destruídos com bombas. No final do caminho, haverá uma estátua Chozo segurando um Missile Tank. Pegue-o.
Para o próximo Missile Tank, desça pela porta azul inferior e volte ao poço com plataformas pequenas. Vá para a direita. Ao entrar na sala, elimine o Space Pirate. No centro da plataforma, há um conjunto de tubos. Transforme-se em Morph Ball e use uma bomba para explodir parte do chão. Use mais duas bombas para abrir caminho. Role para qualquer lado e você encontrará o Missile Tank à vista.
Com esses dois tanques, você deve ter 20 mísseis no total, o que ajuda na busca pela conclusão de 100%. Sua próxima parada é Brinstar (Primeira Visita).
Segunda Visita
O caminho superior em direção à superfície de Crateria está cheio de Scisers, que são versões aprimoradas dos Geemers. Use o Grappling Beam para eliminá-los rapidamente. No topo dessa área, destrua o teto com tiros para continuar. Aqui, você encontrará Kihunters. Siga para a esquerda até chegar a uma sala semelhante a um tubo com janelas. Comece a correr com o Speed Booster para a esquerda nessa sala. Você atravessará parte da parede na área seguinte, retornando ao local onde Samus aterrissou no início do jogo. Pare de correr ao alcançar sua nave.
Na nave, você pode recarregar tudo e salvar o progresso. O próximo destino obrigatório é o Wrecked Ship, mas com os novos itens adquiridos, você pode optar por explorar e coletar Missile Tanks e Energy Tanks antes de prosseguir. Se quiser explorar, continue lendo.
Itens Opcionais em Crateria
Coletando Power Bombs
Na área próxima à nave, você precisará realizar um Shinespark Diagonal. Ative o Speed Booster e, quando carregado, segure R para mirar diagonalmente para cima antes de saltar. Certifique-se de não pressionar nenhuma outra direção, ou você poderá subir diretamente.
Para alcançar a primeira área secreta, use o Shinespark Diagonal para a direita, começando na colina próxima à nave de Samus. Se feito corretamente, você chegará perto de uma porta laranja à direita. Use uma Power Bomb para abrir o caminho e entre.
Na nova sala, o ácido sobe e desce constantemente. Cuidado com blocos com espinhos no teto e inimigos Alcoons Verdes que saltam das plataformas. Use Missiles para derrotá-los rapidamente. As partes superiores dos blocos quadrados são seguras, permitindo que você avance sem pressa. No final, você encontrará um pacote de Power Bombs como recompensa.
Coletando um Energy Tank
Agora, vá para a área superior esquerda, diretamente oposta a este penhasco. Ative o Speed Booster e salte antes da borda do penhasco para chegar lá. Se preferir, pode ativar o impulso na sala à direita para ter mais espaço e tempo. Use uma Power Bomb para limpar o caminho à esquerda e passe pela porta.
Nesta sala, o ácido sobe novamente, e há Yapping Maws como inimigos. Os blocos quadrados podem ser destruídos com Power Bombs, então continue avançando e destruindo os obstáculos. Os Yapping Maws podem ser congelados ou eliminados com Super Missiles. No final, você encontrará um Energy Tank.
Coletando Dois Missile Tanks
Na sala à esquerda do Energy Tank, use uma Power Bomb para revelar uma passagem abaixo. Siga no modo Morph Ball e continue para a esquerda, destruindo obstáculos com Power Bombs. Você verá uma parede com espinhos na parte superior e inferior bloqueando o caminho. Use outra Power Bomb para abrir passagem para a próxima sala.
Nesta nova sala, existem dois caminhos de blocos desmoronáveis no chão, cada um levando a um Missile Tank: um à direita e outro à esquerda. Use o X-Ray Scope para identificar a localização precisa dos blocos desmoronáveis. Para coletar os dois tanques de forma eficiente, tente cair de forma que ambos os caminhos sejam ativados ao mesmo tempo. Mire diagonalmente enquanto cai para limpar as paredes que bloqueiam o caminho de cada tanque. Caso não consiga, você pode voltar por esse caminho para tentar novamente.
Ao alcançar o fundo da sala, use uma Power Bomb para limpar o próximo caminho. Isso o levará de volta a uma área familiar.
Retornando a Brinstar
Se desejar continuar coletando itens, siga pelo caminho inferior à esquerda na sala com os Space Pirates Verdes (que agora podem ser derrotados com tiros simples devido aos upgrades do seu feixe). Isso levará você de volta a Brinstar.
Sua jornada continua em Brinstar (Quinta Visita).
Com isso, completamos a parte do Crateria do nosso Detonado de Super Metroid.