Esta parte do nosso Detonado de Resident Evil 0 cobre a sessão do Trem.
Resident Evil 0 – Trem
Logo de início, fica claro que Rebecca não terá ajuda de seus colegas da Equipe Bravo. Ao final da primeira cena cinematográfica, Rebecca se encontra presa em um trem aparentemente abandonado. Ao som da Sonata ao Luar de Beethoven, a diversão começa.
Chave do Vagão Restaurante
Como Rebecca, se você tentar abrir a primeira porta que encontrar, perceberá que ela está trancada. E, se já jogou Resident Evil antes, sabe o que isso significa: é hora de encontrar a chave de uso único, destrancar a porta e descartá-la. Então, vamos à busca da chave…
Siga imediatamente para oeste ao longo do trem. No segundo compartimento, você será apresentado aos adoráveis zumbis: um à oeste de você e dois à leste. A melhor estratégia é mirar no zumbi a oeste, derrubá-lo rapidamente com alguns tiros e, em seguida, correr para o oeste, passando por ele.
O próximo compartimento é seguro — sem zumbis ou sustos, por enquanto. Aproveite para examinar as duas portas na parede norte. Em uma delas, você encontrará uma caixa de Munição de Pistola, e na outra, algumas páginas para ler, uma Erva Verde, Fitas de Tinta e uma Máquina de Escrever. Deixe as Fitas de Tinta por enquanto, pois ocuparão espaço no inventário, e este é o único ponto de salvamento disponível até o momento. Quando terminar, continue indo para o oeste pelo corredor.
No ponto mais a oeste, você encontrará o cadáver em decomposição de um funcionário do trem. Examine os restos mortais para localizar a Chave do Trem. Assim que pegá-la, uma cena se inicia e, ao final, você enfrentará dois Cerberus (cães zumbis). Dê alguns passos para trás no corredor até que a câmera mude para uma visão voltada para o oeste e atire nos cães enquanto eles saltam em sua direção. Quanto mais tarde você disparar, melhor, pois acertá-los no ar os fará recuar, mantendo você relativamente seguro. Quando a música parar, os cães foram derrotados. Agora, retorne ao compartimento trancado a leste, mas antes, verifique o corpo de Edward para pegar a Munição de Pistola.
Volte pelos compartimentos de onde veio — os três zumbis que você evitou antes ainda estarão lá, então lide com eles. Conserve o máximo de munição possível. Neste ponto, munição é mais preciosa que saúde, então, não se preocupe muito se precisar sofrer uma mordida para passar por eles. Se estiver interessado em pegar mais Erva Verde, suba as escadas no canto nordeste do compartimento, depois retorne ao primeiro andar do trem para dar sequçência a esta parte do Trem do nosso Detonado de Resident Evil 0.
No próximo compartimento, outra cena se iniciará. Por enquanto, o vagão está vazio, mas, ao avançar pelo corredor, alguns zumbis surgirão para dar as boas-vindas. Use a Chave do Trem na porta a leste e passe por ela.
Porta Automática
No vagão restaurante, você encontrará Billy novamente, que decidirá que seria uma boa ideia unir forças, embora Rebecca ainda esteja relutante; por enquanto, continue solo. Tente abrir a porta a leste (sem subir as escadas) e verá que é uma porta automática, mas não há energia para abri-la. Examine as notas na mesa ao lado de Billy para descobrir que o interruptor de energia da porta automática está localizado no teto do trem. Incrível, não?
Suba as escadas e siga em direção à parte traseira do vagão restaurante. Em breve, você será confrontado por um novo inimigo — não desperdice munição aqui. Imediatamente fuja, retornando para as escadas de onde veio. Antes que consiga chegar lá, uma cena se iniciará, e Billy virá gloriosamente ao resgate (poupando sua munição e saúde). Após esses eventos, Billy conquista a confiança de Rebecca, e vocês se unem oficialmente.
Lembre-se, nosso objetivo é chegar ao teto do trem para ativar o interruptor de energia da porta automática. Por enquanto, deixe Billy no vagão restaurante e transfira toda a munição de Rebecca para ele; Billy precisará de poder de fogo. Leve Rebecca até a parte traseira do trem e examine a janela traseira. Suba a escada para o topo do trem e siga para o sul.
Quando chegar ao buraco no teto do trem, você estará onde precisa estar; logo à frente do buraco está o interruptor de energia que precisa ser ativado. Ao ativá-lo, Rebecca será perseguida por sanguessugas e cairá no buraco, ficando presa na sala — a tranca da porta está emperrada e ela precisa de “algo afiado”. Pegue os itens neste cômodo (principalmente a Chave do Trem próxima à porta) e examine o elevador de serviço dentro da sala. Será perguntado se deseja colocar algo no elevador: embora as razões não estejam claras agora, coloque a Chave do Trem no elevador de serviço e pressione o botão para enviá-lo ao primeiro andar do trem e dar sequçência a esta parte do Trem do nosso Detonado de Resident Evil 0.
Salvando Rebecca
Vamos voltar para o Billy, que está bem munido de munição, no vagão restaurante. Caso não tenha certeza, Billy precisa salvar Rebecca, e o único ponto de contato entre eles é o elevador de serviço. Desça as escadas para o oeste e passe pela porta automática que Rebecca ativou. Você estará na cozinha do vagão restaurante. No canto, encontrará o elevador de serviço com a Chave do Trem que Rebecca enviou. Pegue a chave e siga para oeste ao longo do trem.
No primeiro compartimento após o vagão restaurante, há três zumbis (caso ainda não os tenha eliminado), então esteja preparado. Mais uma vez, conservar munição é fundamental, assim como sua saúde, então, derrubar temporariamente os zumbis para passar por eles é uma boa estratégia. No segundo compartimento, há mais três zumbis esperando por você… Siga a mesma abordagem e vá para o próximo compartimento, onde antes enfrentou os dois cães Cerberus.
Siga para o oeste até o escritório do condutor — Billy usará a Chave do Trem para destrancar a porta e descartá-la. Dentro do escritório do condutor, pegue o Mapa do Trem na parede. No chão, em frente à mesa, há uma nota do condutor. Ao ler, você aprenderá sobre o desafio de abrir a Maleta localizada no armário à direita da mesa. Deixe a Maleta de lado por enquanto — voltaremos a ela mais tarde. Por ora, apenas pressione o interruptor piscante na parede onde estava o Mapa do Trem. Uma pequena escada descerá, permitindo o acesso ao andar superior. Suba a escada para o bar para dar sequência à parte do Trem do nosso Detonado de Resident Evil 0.
Pegando o Ice Pick
No bar, siga para o leste e passe pela porta. À sua direita, há uma bandeja de serviço com um Ice Pick — pegue-o. Se seguir pelo corredor, encontrará uma porta à direita, que leva a uma pequena sala com alguns itens: Munição de Pistola, Espingarda de Caça, uma caixa de Munição de Espingarda, um Spray de Primeiros Socorros e até Fitas de Tinta. Por enquanto, pegue apenas a Munição de Pistola e retorne ao bar.
Chefe: Escorpião
Ao correr pelo vagão, você fará uma descoberta emocionante; um escorpião gigante quebra o teto do trem e inicia uma batalha. Apesar da aparência ameaçadora, este aracnídeo gigante é surpreendentemente controlável.
Imediatamente faça uma volta de 180 graus e vá até a porta de onde acabou de sair (mas não passe por ela). O escorpião seguirá até o fundo do vagão, parecendo encurralá-lo, mas você não está tão vulnerável quanto parece. Posicione Billy no canto sudeste, contra a parede, e mire para baixo com a pistola. Conforme o escorpião avança, ele tentará atacar — espere ele começar a levantar as garras e dispare uma única bala em sua cabeça. O escorpião deve recuar com cada tiro e avançar novamente. Com paciência, o escorpião será derrotado, e desde que você mantenha a consistência nos tiros (não dispare até que ele levante as garras), ele deverá cair causando dano mínimo. Como um último esforço, ele tentará um golpe final com sua garra ao morrer — mesmo se atingir, o dano é insignificante, pois os golpes do escorpião representam pouca ameaça.
Retorno e Resgate de Rebecca
Agora que você pegou o Ice Pick e derrotou o chefe escorpião, é hora de resgatar Rebecca. Por enquanto, deixe a Espingarda de Caça e sua munição para trás; voltaremos por ela em breve. No momento, precisamos de espaço para carregar alguns itens, então pegue o Abridor de Painel na frente do bar e desça a escada novamente para continuar nosso detonado do Trem de Resident Evil 0.
Salvando Rebecca (Continuação)
Faça o caminho de volta para o leste pelos vagões até retornar ao vagão restaurante. Volte à cozinha e envie o Ice Pick pelo elevador de serviço para Rebecca. Agora, ela pode pegar o Ice Pick, mas não o utilize ainda — há alguns zumbis em chamas na sala ao lado, que Billy é mais adequado para enfrentar. Leve Billy até as escadas para derrotar os dois “infernos ambulantes” (cerca de cinco balas para cada), depois deixe Rebecca se libertar: finalmente, reunidos.
Agora é um bom momento para organizar seus itens — vá para o escritório do condutor com Billy e Rebecca, deixando alguns de seus itens perto da sala de salvamento (para liberar espaço no inventário). Volte para onde deixou a Espingarda de Caça e quaisquer outros itens ignorados (incluindo a Maleta no escritório do condutor), e jogue tudo no chão perto da sala de salvamento — também é uma boa hora para salvar o jogo.
Abrindo a Maleta
Depois de salvar Rebecca, o objetivo principal é parar o trem desgovernado. Qual é o primeiro passo? Vamos usar o misterioso Abridor de Painel. Volte para a cozinha do vagão restaurante (atrás da porta automática) e use o Abridor de Painel no painel do chão, no canto da pequena sala. Continue pelo espaço que você abriu com ambos os personagens.
Assim que sair do espaço de rastreamento, você será confrontado por dois cães Cerberus. Derrote-os com as pistolas e examine a sala para encontrar alguns itens: Munição de Espingarda, um Spray de Primeiros Socorros, e o Anel de Ouro em uma das jaulas destruídas dos cães. Aproveite para destrancar a porta ao lado do espaço de rastreamento (mas ainda não passe por ela). Em vez disso, vá pela outra porta para chegar ao deck traseiro do trem.
Aqui você encontra um quebra-cabeça: no momento, você quer pegar o Hook Shot na parede, mas ele está preso. Certifique-se de que Billy ou Rebecca têm ao menos dois espaços livres no inventário, e coloque o personagem com espaço ao lado do Hook Shot. Coloque os personagens no modo solo e leve o outro até a alavanca. Puxe a alavanca e mantenha o personagem lá, depois troque para o outro e remova o Hook Shot da parede. Em seguida, volte para a cozinha do vagão restaurante.
Ataque do Zumbi da Geladeira
Ao entrar na cozinha, um zumbi sairá da geladeira — seja rápido e passe correndo por ele, evitando disparar ou ser agarrado. Continue indo para o oeste ao longo do trem. Dois vagões à frente, você verá uma escada à esquerda e uma janela com uma escada “sem utilidade.” Coloque Rebecca para subir as escadas e esperar ali (deixe-a em modo inativo nas configurações de parceiro), enquanto leva Billy até a janela e usa o Hook Shot para descer a escada. Note os ovos no final do corredor, onde Rebecca está esperando. Mova-a para perto dos ovos.
Explorando o Trem
Uma vez no topo do trem, ande até chegar a um buraco no teto. Desça pelo buraco e elimine o zumbi que inspeciona as paredes. Nesta sala, há uma segunda faca, caso queira ter duas, mas a faca não é tão útil neste jogo. O item principal aqui é a Caixa de Joias no armário; pegue-a, examine-a e retire o Anel de Prata. O Hook Shot já pode ser descartado, pois não será útil por um bom tempo e você não irá mais usá-lo na parte do Trem no nosso Detonado de Resident Evil 0.
Ao sair da pequena sala, verá uma curta cena mostrando que os estranhos ovos eclodiram. Corra imediatamente para fora da sala e se reúna com Rebecca. Siga rapidamente para o oeste pelo corredor e passe pela porta para retornar ao bar onde enfrentou o escorpião.
Desça pela escada no outro extremo da sala e retorne ao corredor onde deixou a Maleta. Combine o Anel de Ouro, o Anel de Prata e a Maleta para desbloquear a “chave misteriosa.” Dentro da Maleta, você encontrará o item desejado: o Cartão Azul, que abre a porta magnética ao lado do escritório do condutor. Com o Cartão Azul em mãos, vá até a porta eletronicamente trancada e examine o leitor de cartões ao lado dela.
Parando o Trem
Abra a porta que acabou de destrancar e verá uma curta cena mostrando o plano traiçoeiro de seu inimigo oculto — eles estão tentando descarrilar o trem ao fazê-lo correr em alta velocidade. Caminhe pelo caminho fora do vagão até alcançar a cabine frontal (observando os guardas mortos no chão). Ao entrar na cabine, você aprenderá sobre o sistema de freios do trem.
Basicamente, há dois locais onde o freio deve ser acionado. O primeiro está na parte traseira do trem, onde você encontrou o Hook Shot, e o outro está na cabine frontal onde você está agora. Para ativar o freio, alguém deve transportar o Cartão Magnético (localizado no painel de controle da cabine) até a parte traseira do trem e ativar o freio lá, enquanto o outro personagem ativa o freio na cabine frontal. É uma tarefa complicada, mas necessária. Você terá a opção de deixar um personagem para trás; deixe Rebecca na cabine frontal e use Billy para correr até a traseira do trem, mas não se esqueça de pegar o Cartão Magnético. Mova-se rápido — você tem um limite de tempo.
Como Usar o Cartão Magnético
Como Billy, volte pelo caminho com os guardas caídos — seja rápido ou eles se levantarão para atacá-lo. Ao retornar ao trem, entre no escritório do condutor, suba a escada e atravesse o corredor para evitar ao menos um dos vagões agora infestados. Continue para o leste até o próximo compartimento (onde encontrará um zumbi) e finalmente passe pela cozinha do vagão restaurante até o deck traseiro, onde está o primeiro freio. À esquerda da porta, use o Cartão Magnético. Em seguida, digite uma sequência de números que, somados, atinjam o valor exibido à direita. Caso precise de ajuda com os números, aqui estão algumas combinações possíveis (o número necessário é escolhido aleatoriamente entre três valores: 36, 67 e 81):
- 36 — 3 (nove vezes), 9 (uma vez)
- 67 — 7 (nove vezes), 4 (uma vez)
- 81 — 8 (nove vezes), 9 (uma vez)
Finalizando o Sistema de Freio
Depois disso, o controle voltará para Rebecca. Ative o painel de freio à sua frente e insira o código de acesso.
- 42 — 4 (nove vezes), 6 (uma vez)
- 53 — 5 (nove vezes), 8 (uma vez)
- 67 — 7 (nove vezes), 4 (uma vez)
Ao completar, o trem fará uma parada brusca. Você será imediatamente cercado por três zumbis; trate de eliminá-los rapidamente e observe todos os itens ao seu redor. Todos os itens que você examinou mas deixou para trás no trem foram catapultados para onde está agora. Pegue o que desejar e siga para a porta ao sul. Mergulhe no esgoto e faça o caminho até encontrar uma escada… Suba para seu novo lar: Bem-vindo à Instalação de Treinamento.
- Próxima parte: Instalação de Treinamento
Com isso, concluímos esta parte do nosso Detonado de Resident Evil 0 que cobre o Trem.