InícioAnimeComo Vegeta passou de vilão para herói? A jornada do príncipe dos...

Como Vegeta passou de vilão para herói? A jornada do príncipe dos Saiyajins em Dragon Ball

PUBLICIDADE

Vegeta é, sem dúvida, o rival mais icônico de Dragon Ball e de todos os animes. Ele começou a série como um dos oponentes mais difíceis que Goku já enfrentou. No entanto, conforme a série avança, Vegeta perde suas características de antagonista e se transforma em um excelente anti-herói, até se tornar um verdadeiro herói, lutando para proteger sua família e a Terra. É difícil imaginar o Vegeta do início da série compreendendo essa evolução, pois ele basicamente se torna um novo personagem na segunda metade de Dragon Ball Z e em Dragon Ball Super.

PUBLICIDADE

Se pudéssemos descrever Vegeta com uma única característica, seria a mesma que define Goku: ambos querem apenas ficar mais fortes e testar suas habilidades contra oponentes poderosos. Esse desejo mútuo os torna rivais perfeitos e é uma grande razão pela qual Vegeta, apesar de seu imenso orgulho, está disposto a colocar seu ego de lado quando necessário. A mudança de Vegeta foi provocada tanto pelo perdão implacável de Goku quanto pela capacidade de Bulma de “domesticá-lo”. Com Goku sempre desafiando-o e Bulma garantindo que ele se mantenha em linha, Vegeta tem um dos melhores arcos de redenção da série.

Vegeta começou como inimigo de Goku: um antagonista que não deveria se tornar herói

Como Vegeta passou de vilão para herói? A jornada do príncipe dos Saiyajins em Dragon Ball

PUBLICIDADE

Vegeta começou a série como um personagem cruel. Ele foi o principal antagonista da Saga dos Saiyajins, que mostra ele e Nappa vindo à Terra para usar as Esferas do Dragão e alcançar a imortalidade. Vegeta era o príncipe dos Saiyajins e um dos únicos três sobreviventes (além de Goku) de sua raça, após a destruição do planeta Vegeta por Freeza. Enquanto Raditz já havia sido uma ameaça para os Guerreiros Z, Vegeta e Nappa estavam em um nível completamente diferente. Nappa, sozinho, eliminou vários Guerreiros Z antes de Goku chegar para salvá-los.

Vegeta demonstrou sua frieza ao matar Nappa, seu único aliado, por não ser forte o suficiente. Após Goku derrotar Nappa facilmente, Vegeta não reconhece a força de Goku, focando apenas na fraqueza de Nappa. Ele então engana Nappa, fingindo que iria ajudá-lo, mas o lança ao ar e o mata brutalmente.

A batalha entre Goku e Vegeta acaba com a vitória de Vegeta, quando ele se transforma em Oozaru (macaco gigante). No entanto, ao contrário de Vegeta, Goku ainda conta com a ajuda de amigos. Krillin, Gohan e até Yajirobe voltam para a batalha, e juntos, eles derrotam Vegeta. Mesmo com a chance de acabar com Vegeta de uma vez por todas, Goku pede a Krillin que o poupe. Esse perdão de Goku acaba sendo recompensado, pois Vegeta sobrevive e, eventualmente, retorna como aliado.

Vegeta era puro mal (até Freeza matá-lo): um ponto crucial para sua mudança

Como Vegeta passou de vilão para herói? A jornada do príncipe dos Saiyajins em Dragon Ball

Por grande parte de Dragon Ball Z, Vegeta só se importava consigo mesmo. Ele queria ficar mais forte, independentemente de como isso acontecesse. Mesmo em Namekusei, Vegeta não hesitou em enganar Gohan e Krillin para roubar as Esferas do Dragão. Foi apenas quando Freeza o matou que Vegeta se abriu para Goku, revelando suas verdadeiras emoções e o quanto ele foi manipulado por Freeza.

Essa cena marca um ponto de virada fundamental para Vegeta. Ele chora, revelando um lado humano e mostrando que havia algo mais importante para ele do que seus desejos egoístas: o orgulho da raça Saiyajin. Sem essa vulnerabilidade, Vegeta provavelmente não teria se conectado tanto com os fãs, o que acabou influenciando a decisão de Akira Toriyama de mantê-lo como parte permanente do elenco.

PUBLICIDADE

O amor de Bulma e a superação de seu orgulho transformaram Vegeta em herói

Apesar de Vegeta ter se tornado uma pessoa altruísta graças à sua família, ele não era assim no início. Ele estava sozinho, tanto no sentido literal quanto no figurado. Ao encontrar Goku, ele encontrou não apenas um rival, mas alguém capaz de enxergar além de sua negatividade. Goku salvou Vegeta várias vezes antes que ele decidisse se juntar aos Guerreiros Z, mostrando ao Príncipe dos Saiyajins uma nova forma de força. No entanto, não foi Goku o maior responsável pela transformação de Vegeta.

Assim como Piccolo, Vegeta percebeu que havia problemas maiores do que sua rivalidade com Goku. Ele ainda queria ser o mais forte do universo, mas viver na Terra lhe ensinou que não precisava fazer isso sozinho. Bulma tomou interesse imediato em Vegeta. Sua personalidade forte combinava com a dele, e Vegeta encontrou seu par romântico. Bulma foi uma das poucas pessoas que não tinha medo de Vegeta e sabia como colocá-lo no lugar, algo que ele, surpreendentemente, respeitava.

Bulma suavizou os lados mais ásperos da personalidade de Vegeta, o forçando a se tornar amigo das mesmas pessoas que ele tentou matar. Eles até tiveram Trunks, provando o quanto os dois se importavam um com o outro, mesmo que não quisessem admitir abertamente.

PUBLICIDADE

Isso permitiu que Vegeta superasse muitos de seus objetivos egocêntricos. Ele não queria mais um império, nem desejava a imortalidade. Em vez disso, ele usou a alta tecnologia da Corporação Cápsula para ficar mais forte, preparando-se para algumas das melhores lutas da série, enquanto aguardava o retorno de Goku de suas aventuras no espaço.

Onde Vegeta está na atual cronologia de Dragon Ball: de vilão a co-protagonista

Como Vegeta passou de vilão para herói? A jornada do príncipe dos Saiyajins em Dragon Ball

Vegeta passou de antagonista a amigo desconfiável e, finalmente, a um dos maiores defensores da Terra. Uma coisa que não mudou no Príncipe dos Saiyajins é seu desejo de lutar e se tornar o mais forte. Graças ao apoio de Bulma e à rivalidade com Goku, ele agora usa sua força para o bem. Em Dragon Ball Super, Vegeta é o único personagem no Universo 7 que pode enfrentar Goku em uma luta, com exceção de Beerus e Whis. Graças ao apoio contínuo de seus fãs, Vegeta finalmente se tornou o igual de Goku e um verdadeiro co-protagonista da franquia.

PUBLICIDADE

Além de sua força avassaladora, Vegeta também é retratado como um pai orgulhoso e um marido protetor. Ele sofre profundamente pela morte de Trunks do Futuro e até desafia o Deus da Destruição por ferir Bulma. Seu arco de personagem é um dos melhores de Dragon Ball e serviu como exemplo para inúmeros imitadores que tentaram recapturar a magia da jornada de Vegeta de vilão a herói.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

PUBLICIDADE

Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.

Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.