A Shonen Jump está celebrando o 40º aniversário de Dragon Ball em grande estilo, com uma série de redesigns das capas dos 42 volumes da série, e uma, em particular, foi tão realista que o artista sentiu que precisava se desculpar com Akira Toriyama. Diversos mangakás renomados têm dado seu toque pessoal às capas nostálgicas de Dragon Ball como parte do projeto Dragon Ball Super Gallery, mas a recriação do volume 24 por Masanori Morita superou todas as expectativas.
Masanori Morita, o lendário autor de Rookies e Rokudenashi Blues, recentemente reimaginou a capa do volume 24 de Dragon Ball, retratando Goku, Vegeta, Kuririn e Gohan com seu estilo icônico e hiper-realista. De forma hilária, Morita pediu desculpas a Toriyama em uma postagem no X (anteriormente Twitter), por ter dado um nariz a Kuririn, relembrando um dos gags mais icônicos de Dragon Ball e as peculiaridades dos designs de personagens de Toriyama.
Mangaká lendário pede desculpas por dar um nariz a Kuririn em nova arte de capa
Inicialmente concebida como um elemento de design peculiar, a ausência visível de nariz de Kuririn foi eventualmente incorporada como uma característica física canônica, no clássico estilo humorístico de Toriyama. O nariz ausente de Kuririn até deu origem a uma das melhores frases de Goku em Dragon Ball, exemplificando o talento de Toriyama para o humor, algo que era particularmente evidente em seus primeiros trabalhos de mangá de comédia.
Além de ser um tributo visualmente impressionante a Toriyama, a versão de Morita para o volume 24 e sua desculpa são um lembrete do maravilhoso senso de humor de Toriyama, que acabou se perdendo quando Dragon Ball começou a focar mais em ação e lutas. A própria desculpa de Morita é tanto engraçada quanto sincera, deixando claro o respeito e admiração que ele tem por Toriyama.
O novo projeto de Dragon Ball mostra a influência de Toriyama em gerações de artistas de mangá
Além da arte da capa reimaginada, Masanori Morita também compartilhou um comentário detalhando sua experiência de ser serializado ao lado de Dragon Ball e competir com a série nas pesquisas de popularidade. Ele contou uma anedota engraçada sobre uma pesquisa de leitores em que ele estava certo de que iria vencer, apenas para descobrir que Dragon Ball recebeu o dobro de votos.
“Houve uma época em que eu estava disputando o primeiro lugar nas pesquisas de leitores com Dragon Ball. Uma semana, recebi 350 votos e achei que ia vencer com certeza, mas Dragon Ball acabou recebendo 700 votos. Transformei esses sentimentos de frustração em uma lembrança querida, e agora é uma das minhas piadas favoritas quando estou no bar; é algo de que me gabo.”
Apesar da competição saudável entre as duas séries, Morita afirma que valorizou muito o tempo em que foi serializado ao lado de Toriyama, dirigindo-se diretamente a ele na segunda metade de seu comentário, onde lamenta não ter tido a chance de compartilhar uma bebida com Toriyama.
“Toriyama-sensei, aqueles dias em que fui serializado junto com você foram como uma joia brilhante para mim. Muito obrigado. Trabalhei muito nesta ilustração. O que você acha? Gostaria muito de ter saído para beber com você tranquilamente, nem que fosse uma vez. E então eu poderia dizer: ‘Você se lembra daquela vez em que estávamos disputando o primeiro lugar, sensei? Teve uma semana em que recebi 350 votos e pensei ‘É isso!’, e então descobri que Dragon Ball…'”
Além de Morita, muitos outros mangakás prolíficos compartilharam suas versões das capas de Dragon Ball como parte do projeto Dragon Ball Super Gallery, juntamente com suas experiências com a franquia. O projeto destaca o quanto Dragon Ball influenciou não apenas incontáveis mangás que vieram depois, mas também os artistas por trás deles, muitos dos quais têm uma ligação profunda com Toriyama e a franquia.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.