InícioAnimeDragon Ball Daima já está corrigindo o arco mais estranho de GT

Dragon Ball Daima já está corrigindo o arco mais estranho de GT

PUBLICIDADE

Desde que Dragon Ball Daima foi anunciado, as comparações com Dragon Ball GT começaram a surgir. Ambos os enredos giram em torno de Goku sendo transformado em criança por causa das Esferas do Dragão e embarcando em uma aventura. Enquanto Daima tende mais para a fantasia e GT se inclina mais para a ficção científica, as semelhanças entre as duas séries são inegáveis.

PUBLICIDADE

Essas semelhanças se tornaram ainda mais evidentes após a estreia de Daima. Não apenas Gomah, o responsável por transformar Goku em criança, tem paralelos com Pilaf em termos de personalidade e motivos, mas o primeiro arco de Daima também remete ao primeiro arco de GT. No entanto, desde o primeiro episódio, fica claro que Dragon Ball Daima está trazendo uma abordagem muito melhor para um dos arcos mais estranhos de Dragon Ball GT, e será interessante ver como isso se desenrola.

Dragon Ball Daima faz referências pesadas ao primeiro arco de GT

Dragon Ball Daima já está corrigindo o arco mais estranho de GT

PUBLICIDADE

No primeiro arco de Dragon Ball GT, Goku, Pan e Trunks aterrissam no planeta Imecka, um mundo dominado pela pobreza e criminalidade devido aos altos impostos impostos pelo tirano Don Kee. A nave de Goku é roubada, e em sua busca para recuperá-la e continuar sua missão pelas Esferas do Dragão Negras, o grupo acaba forçando Don Kee a mudar seus modos egoístas, melhorando a vida em Imecka.

Em comparação, em Dragon Ball Daima, quando Goku, Shin e Glorio chegam ao Mundo Demoníaco, eles começam sua jornada no Terceiro Mundo Demoníaco, uma área habitada pela classe baixa. O episódio #3 de Daima gasta bastante tempo enfatizando a situação precária do local, e o trio também tem sua nave roubada, criando outro paralelo com o primeiro arco de GT.

Dragon Ball Daima aborda melhor os temas de pobreza e classes sociais do que GT

Os primeiros episódios de Dragon Ball GT não são muito bem recebidos, e o arco de Imecka não é exceção. Por ser uma história episódica, os temas de pobreza e desigualdade social não tiveram um impacto duradouro, já que a narrativa precisava seguir em frente, tornando qualquer tentativa de comentário social irrelevante no contexto maior da série. Além disso, GT sofria com problemas de ritmo e narrativa que minaram o impacto do arco inicial.

Por outro lado, Dragon Ball Daima já está se saindo muito melhor nesse aspecto. O anime estabelece rapidamente a estrutura do Mundo Demoníaco e também introduz um conflito direto entre Glorio e Shin, destacando a tensão entre as classes sociais. Glorio, sendo de uma raça demoníaca de classe alta, mostra desprezo por Shin, que é de uma classe inferior. Isso é algo que não pode ser resolvido em um único episódio, sugerindo que Daima tratará dos temas de pobreza e desigualdade de maneira mais profunda, afetando os personagens diretamente, em vez de ser apenas um ponto descartável na história.

A estrutura linear de Dragon Ball Daima também contribui para essa abordagem mais sólida. Diferente de GT, Daima parece focado em construir uma narrativa contínua, o que significa que os temas de pobreza e desigualdade social provavelmente serão uma parte recorrente da história. Isso ajudará a separar ainda mais Daima de GT, além de adicionar mais profundidade ao universo de Dragon Ball.

Até onde Dragon Ball Daima irá com seu comentário social?

Dragon Ball Daima já está corrigindo o arco mais estranho de GT

PUBLICIDADE

Os elementos de pobreza e desigualdade introduzidos no Terceiro Mundo Demoníaco de Dragon Ball Daima parecem destinados a ser um ponto de trama importante, especialmente com o arco de Glorio e sua dinâmica com Shin. No entanto, um dos principais atrativos de Daima é o retorno à estética do Dragon Ball original, com uma aventura mais leve e divertida. Isso pode impedir que os temas sociais sejam desenvolvidos de forma mais profunda, o que pode reduzir o impacto dessas questões.

Dragon Ball sempre se destacou por entregar boas cenas de ação e narrativa simples, mas envolvente. Ter elementos mais sérios certamente pode melhorar o enredo, mas Daima não será necessariamente prejudicado se não fizer do comentário social uma parte central de sua história. Claro, ainda é cedo para julgar o quanto Daima irá explorar esses temas, mas é possível que em breve a série deixe claro até onde está disposta a ir em sua reinterpretação do primeiro arco de Dragon Ball GT.

Sobre o anime

PUBLICIDADE

Dragon Ball Daima é uma nova série de anime original produzida pela Toei Animation em comemoração ao 40º aniversário do mangá original de Akira Toriyama, Dragon Ball, que cresceu e se tornou a franquia popular mundial que conhecemos hoje.

Goku e seus amigos estavam vivendo tranquilamente, até que de repente ficaram pequenos devido a uma conspiração! Quando eles descobrem que a razão para isso pode estar em um mundo conhecido como “Reino Demoníaco”, um misterioso jovem Majin chamado Glorio aparece diante deles. Você pode assistir a Dragon Ball Daima no Crunchyroll ou na Netflix.

No post de hoje, comentamos sobre o novo Majin Mascarado revelado por Dragon Ball Daima.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.