Este guia faz parte do nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All e cobre o caso Bridge to the Turnabout (Caso 5).
Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations – Bridge to the Turnabout (Caso 5)
Parte 1: Investigação
Wright & Co. Law Offices
Maya e Pearl estão muito animadas. Na edição de Ano Novo da revista “Oh Cult!”, elas viram um anúncio sobre o misterioso Hazakura Temple, onde treinam médiuns ao máximo. Elas realmente querem ir e querem que você seja o guardião delas. Você se recusa a princípio. No entanto, você vê algo estranho na foto promocional… a garota, ela se parece com Dahlia Hawthorne! Como ela está ali?
Depois de questionar a foto promocional, você decide ir com elas. A Oh Cult New Years Issue será adicionada ao Court Record. Aqui vamos nós! Para o templo!
Main Gate
Ao chegar, você encontrará uma das freiras, que se apresenta como Bikini. Ela não parece levar muito a sério os perigos do local e gosta de rir bastante. Provavelmente a freira mais alegre deste jogo. Converse com Bikini:
- Channeling dojo: Bikini dirá que este é um local de treinamento espiritual. O curso especial de treinamento consiste em uma médium sentar em um bloco de gelo enquanto entoa um feitiço 30.000 vezes, sendo atingida por um banho extremamente frio. Isso faz Pearl ficar preocupada com Maya.
- The other nun: A garota familiar na foto chama-se Iris, segundo Bikini. Ela está preparando o Inner Temple, mas Bikini recomenda que você dê uma olhada no Main Hall primeiro.
Mova-se para o Main Hall.
Main Hall
Lá você encontrará uma mulher que deixa Maya bastante chocada. Pearl a reconhece como Elise Deauxnim, uma famosa autora de livros infantis ilustrados. Converse com Elise:
- Elise Deauxnim: Durante a conversa, você descobrirá sobre seu aprendiz, Laurice Deauxnim. Você o encontrará em breve.
- Why come here?: Ela está aqui para obter material para um novo livro. Ela conseguiu suas roupas e adereços com as freiras do Hazakura Temple.
Depois de conversar, Elise irá embora para ajudar no jantar, aceitando a ajuda de Pearl, mas rejeitando a de Maya. Ela lhe dará o Hazakura Temple Map, que será adicionado ao Court Record. Verifique o mapa e você verá algo estranhamente familiar.
Volte para o Main Gate.
Main Gate (2)
Bikini saiu, provavelmente para ajudar a outra freira. Há um snowmobile à direita da entrada. Se você examiná-lo, ouvirá comentários interessantes entre Phoenix e Maya. Ela mencionará Desiree (do caso “Mask DeMasque”) e começará a inventar nomes para o snowmobile.
Mova-se para a Suspension Bridge.
Suspension Bridge
É a ponte do episódio anterior! Parece haver um telefone público próximo a ela. Maya chama a ponte de “Dusty Bridge”, mas a placa diz “Dusky Bridge”. Além disso, Phoenix tem medo de altura, e Maya sugere que você pule da ponte! Ótimo conselho, Maya.
Mova-se para o Inner Temple Gate.
Inner Temple Gate
Nada interessante aqui, exceto por um incinerador. O edifício parece que pode desabar a qualquer momento. Ainda assim, você pode examinar o lugar para ouvir mais conversas interessantes entre você e Maya.
Mova-se para o Training Hall.
Training Hall
Você finalmente encontrará Iris, que parece reconhecer você de alguma forma! Ela sairá antes que você possa dizer algo.
Dê uma olhada ao redor. Examine um pergaminho pendurado à direita. É uma pintura de Misty Fey, a mãe de Maya. O símbolo no topo é o símbolo do Mestre. Maya diz que não conseguiu reconhecer o rosto. O Hanging Scroll será adicionado ao Court Record.
Volte para a Suspension Bridge.
Suspension Bridge (2)
Você encontrará Laurice Deauxnim, que na verdade é ninguém menos que Larry Butz! Parece que o trabalho como aprendiz de Elise é apenas mais um emprego de meio período. Além disso, ele menciona que vai “desenhar” a Dusky Bridge. Converse com Larry:
- Laurice Deauxnim: Larry queria começar uma nova vida desde o caso “Mask☆DeMasque” um ano atrás. Ele se inspirou em “The Magic Bottle”.
- Elise Deauxnim: Larry lhe dará a Photo of Elise, que será adicionada ao Court Record.
- Picture Books: Larry mencionará que está apaixonado por “aquela garota”. Não é Elise.
Apresente o Profile de Iris. Parece que Iris é a garota de Larry.
Nesse momento, Pearl chegará, anunciando que o jantar está pronto. Você se moverá automaticamente de volta ao templo.
Main Hall (2)
Depois do jantar, Maya sai para seu treinamento, Iris vai tocar o sino para apagar as luzes às 22h, e Elise leva Pearl para ensinar novas palavras.
Mais tarde… Você se depara com Elise, que está muito preocupada com Pearl. Ela está desaparecida há algum tempo e decide procurá-la.
Em seguida, você encontra Iris, que chama seu nome. Converse com Iris:
- Iris: Ela diz que foi criada aqui desde criança e passou algum tempo na cidade grande. Não há Psyche-Locks aqui, então como ela conhece você?
- Hazakura Temple: Iris dirá que odeia a ideia de canalização de espíritos.
Iris então sairá, mas antes de ir, ela chama seu nome e lhe dá seu capuz, que, segundo ela, protege contra espíritos malignos. O Iris’s Hood será adicionado ao Court Record. Antes que ela vá embora, você a chama, dizendo que não se lembra de ter se apresentado a ela. Você pergunta se já se encontraram antes. Iris revelará 5 Psyche-Locks e sairá para tocar o sino.
Você decide ir dormir. Uma hora depois, um raio atinge a área e um grito arrepiante ecoa! Você corre para fora para verificar o que está acontecendo.
Courtyard
Você vê Elise… caída no chão, imóvel, com uma estátua e uma arma em cima dela! Ao tentar se aproximar, você pisa em Bikini—que estava inconsciente a princípio—por engano. Ela então o aconselha a usar o telefone na Dusky Bridge para chamar a polícia.
Suspension Bridge (3)
Ao chegar, você vê algo chocante: a ponte inteira está em chamas! Você encontra Larry em pânico. O raio deve ter incendiado a ponte logo após você cruzar para o outro lado… onde Maya está! Você aconselha Larry a chamar a polícia, enquanto tenta atravessar a ponte.
Má ideia. A ponte desaba e você cai no rio, enquanto Larry observa, impotente, você sendo levado pelas águas…
É o fim? Quem vai substituir Phoenix? O que acontecerá com Maya? Quem teria matado Elise no pátio? Todas essas respostas virão na próxima parte deste episódio.
Detention Center
Você agora assume o papel de Miles Edgeworth e se encontra no Detention Center, onde se depara com Larry. Ele, como de costume, está em pânico e te explica de forma confusa o que aconteceu. Phoenix está no hospital, mas se recuperará em dois dias. Uma jovem freira, Iris, foi acusada de assassinato no templo, e Phoenix deixou com você o Magatama e o Attorney’s Badge, além de todas as provas que ele coletou até agora. Larry pede que você defenda Iris, mas como você é um promotor, questiona essa ideia. Larry menciona o episódio do distintivo falso (referência ao caso Recipe for Turnabout), mas você sabe que isso não funcionará novamente.
Você decide falar com Iris. Ela parece reconhecer você, mas nega que já o tenha visto antes. Você a interroga sobre a noite do crime e outros detalhes:
- Iris: Ela nega ter poderes espirituais e diz que vive no templo para expiar seus pecados.
- Noite do crime: Ela menciona que iria tocar o sino às 22h, mas, assustada, foi para seu quarto.
- Assustada?: Você pergunta por que ela estava assustada, e isso resulta em 2 “Psycholocks”.
- Alguma ideia?: Iris acredita que tudo isso foi causado por “poderes espirituais” e nega ter matado Elise.
Quando perguntada sobre sua relação com Phoenix, ela revela que o enganou cinco anos atrás, levando-o a sofrer, o que a fez evitar contato com ele até agora. Edgeworth decide defendê-la, mas apenas se ela prometer contar toda a verdade na próxima vez que encontrar Phoenix.
Suspension Bridge
Agora, você encontra Gumshoe, que explica alguns detalhes sobre o caso:
- O que aconteceu: Bikini é a testemunha principal.
- Dusky Bridge: A ponte foi incendiada por um raio.
- Prosecutor Godot: Gumshoe menciona que Godot está encarregado do caso. Edgeworth questiona o nome, mas lembra que Luke Atmey mentiu sobre Godot ser um prodígio no caso anterior.
Gumshoe também fornece os dados climáticos, confirmando que o raio foi responsável por incendiar a ponte. Weather Data é adicionado ao Court Record.
Main Gate
Você encontra Larry novamente e o questiona sobre:
- Iris: Larry está, como sempre, apaixonado por ela e insiste que você a defenda.
- A noite do assassinato: Larry menciona que estava por perto na noite do assassinato, mas ao questioná-lo, três “Psycholocks” aparecem.
Neste momento, você pode apresentar o Attorney’s Badge para avançar no desbloqueio desses Psycholocks.
Main Hall
Aqui, você conhece Bikini. Gumshoe a apresenta, e Edgeworth fica surpreso ao perceber que “Bikini” é o nome da freira. Você a interroga:
- A noite do crime: Às 21h, após o jantar, todos se dispersaram. Bikini voltou às 23h, onde viu o crime acontecendo.
- O que você viu: Bikini viu duas pessoas; uma estava no chão, a outra estava apunhalando alguém. Ela tem certeza de que era Iris, mas acha estranho que ela fosse capaz de tal ato horrível.
- Por que voltar?: Bikini teve dores nas costas e precisou de um banho quente para aliviar a dor, então pediu que Iris cuidasse do treinamento de Maya.
- A acólita: Bikini menciona que não acha que Maya ainda esteja no Inner Temple e está preocupada com o desaparecimento de Pearl, que estava com Elise.
Se você apresentar o perfil de Iris para Bikini, ela insiste que viu Iris no Inner Temple às 22h, mas isso contradiz o depoimento de Iris, que afirma nunca ter ido ao templo.
Você encontra um pedaço de papel no chão, que parece uma carta. Ela diz:
“Para Iris do Hazakura Temple: Saudações. Há algo de que preciso falar com você. Estarei esperando hoje à noite às 22h no Heavenly Hall. Venha, a menos que você queira que seu ‘segredo’ seja exposto…”
A Note to Iris é adicionada ao Court Record.
Agora, você se dirige ao Courtyard para continuar a investigação.
Courtyard
Agora estamos na cena do crime. Fale com Gumshoe:
- The victim: De acordo com o Autopsy Report, Elise morreu entre 22h e 23h. A causa da morte foi uma grande perda de sangue devido a uma facada nas costas com uma espada gigante. Além disso, o corpo apresenta vários hematomas, como se ela tivesse caído de uma altura de dois andares. Parece que ela caiu do quarto após ser esfaqueada. O Elise’s Autopsy Report será adicionado ao Court Record.
- What happened: Uma breve história do que aconteceu. Você provavelmente já sabe sobre isso.
- Tomorrow’s trial: Godot poderia ter assumido o caso, mas ninguém conseguiu entrar em contato com ele. Ele provavelmente perdeu o interesse ao saber sobre o resfriado de Phoenix. Gumshoe está preocupado com sua ocupação. Você é um promotor, mas pretende defender alguém. Você solicita um juiz diferente e alguém que conhece como promotor.
- Inner Temple: Gumshoe menciona que o Inner Temple é apenas uma pequena ilha do outro lado da Dusky Bridge, então não há outra saída além da ponte!
Agora é hora de investigar a cena do crime. Examine a Ami Fey Statue. Gumshoe confirma que é a arma do crime e que há impressões digitais por toda ela… as impressões são de Iris! Edgeworth faz um comentário sobre como isso é semelhante ao que Wright sentiria. A Shichishito será adicionada ao Court Record.
Nota: Se você se lembrar da Ami Fey Statue e da Shichishito, elas também foram vistas no porão da loja Lordly Tailor no caso Mask☆DeMasque.
Agora, examine o que parece ser um cajado na neve. Parece ser o cajado de Elise, pois as impressões digitais indicam isso. Observe que o cristal no topo do cajado está ausente. O Victim’s Staff será adicionado ao Court Record.
Detention Center (2)
Siga para o Detention Center, acessível pela Suspension Bridge. Larry não estará mais no Main Gate.
Converse com Iris sobre o Inner Temple. Iris insiste que não estava no templo, apesar do que Bikini disse.
Você sabe o que fazer: apresente o Magatama.
Iris’s Psyche-Locks: I Was Frightened
Iris quer que você mostre o que a assustou ao ponto de não seguir as ordens de ir para o Inner Temple. Apresente a Note to Iris. Ela estava com medo de quem escreveu a nota.
- 1 Psyche-Lock Broken
Iris agora dirá que a carta era uma brincadeira, ameaçando expor seu segredo para todos. Ela nunca esconderia nada de ninguém… exceto de uma pessoa. Apresente o Phoenix Wright’s Profile. Ele ocupa um lugar especial em seu coração, e de todas as pessoas do mundo, ele é a única pessoa para quem ela não poderia revelar seu segredo profundo e sombrio.
- 1 Psyche-Lock Broken
Unlock Successful
- Frightened?
Ela estava com medo de ir ao Inner Temple porque o chantagista poderia estar escondido no Heavenly Hall, uma pequena cabana no final de um caminho que leva da Dusky Bridge. O Hazakura Temple Map será atualizado no Court Record.
O Iris’s Testimony será adicionado ao Court Record.
Inner Temple
Ainda há uma contradição entre o Iris’s Testimony e o Sister Bikini’s Testimony sobre se Iris realmente foi ao Inner Temple com Maya ou não.
Agora, mova-se para o Heavenly Hall, acessível pela Suspension Bridge.
Heavenly Hall
Você e o Detetive Gumshoe ouvem uma voz se aproximando e se escondem para ouvir o que está acontecendo. É apenas Larry, que parece estar se culpando por algo. Detetive Gumshoe estraga sua cobertura, e você encontra Larry novamente.
Examine as bandeiras ao fundo para completar o segundo dos dois passos necessários para obter a conquista I Hate Childhood Friends na 2019 Steam Trilogy.
Converse com Larry:
- Heavenly Hall: Larry diz que descobriu o lugar ontem.
- Iris: Larry está interessado apenas em se casar com essa garota.
- Night of the Crime: Você pergunta a ele sobre a noite do crime novamente e obtém o mesmo resultado. 3 Psycholocks.
Hora de quebrar alguns Psycholocks. Apresente o Magatama:
Larry’s Psyche-Locks: The Night of the Crime
Larry vai te contar que estava em seu quarto quando viu um flash branco, e na sequência, a ponte estava em chamas. Larry afirma que estava no Main Hall quando viu o flash. Você sabe que isso não é possível. Apresente o Hazakura Temple Map. Se Larry estivesse no templo, seria impossível ver a ponte!
- 1 Psyche-Lock Broken
Larry agora quer que você mostre onde ele estava. Examine o Hazakura Temple Map. Apresente o Heavenly Hall, localizado logo acima da Dusky Bridge. Recentemente, Larry disse que havia descoberto o local após o pôr do sol.
- 1 Psyche-Lock Broken
Larry inadvertidamente diz que estava esperando alguém. É bastante óbvio quem. Apresente o Iris’s Profile. Larry quer provas. Apresente a Note to Iris. Ele sabia sobre a fragilidade de Iris. Se ele fosse o autor da carta de “chantagem”, ele poderia ter escrito “Dear Iris” em vez de “Salutations here”.
- 1 Psyche-Lock Broken
Unlock Successful
Converse com Larry novamente:
- The night of the murder: Ele admite que estava lá. Ele estava esperando por Iris. Esta carta de “chantagem” que ele enviou era, na verdade, uma carta de amor. O “segredo” que Larry estava “ameaçando” revelar era o amor dela por ele. Gumshoe percebe algo no que Larry acaba de dizer. Ele disse que viu algo incrível enquanto dormia no Heavenly Hall.
- Something incredible: Você pergunta o que ele viu que foi “incrível” além dos raios. Larry lança mais 5 Psycholocks! Agora você está irritado que Larry está mentindo novamente!
Você não tem paciência para quebrá-los agora. Decide jogá-lo no banco das testemunhas amanhã. Vamos torcer para que o tribunal consiga fazer Larry contar a verdade amanhã.
Parte 2: Julgamento
Você conta a Iris sua missão, que é revelar qualquer coisa que Larry possa estar escondendo, mas primeiro, você precisa ouvir sua primeira testemunha, Bikini.
É o velho juiz canadense do último episódio. Ele não reconhece Edgeworth de imediato, mas afinal, ele só viu você uma vez em seu tribunal. E o promotor substituto? Nada menos que a prodígio Franziska von Karma, filha do seu temido mentor, Manfred von Karma.
Von Karma apresentará a Crime Photo, que será adicionada ao Court Record. Ela pensou que ia processar contra Phoenix Wright, mas, como uma raridade, será Miles Edgeworth contra Franziska von Karma em uma batalha judicial exclusiva. Espere muitos chicotes dela, assim como no último jogo.
O juiz chamará sua primeira testemunha. Como você esperava, é Bikini. Depois de lhe trazer algumas caixas para que ela possa ficar adequadamente no tribunal, o juiz pede que Bikini explique suas ações na noite do crime.
Bikini’s Testimony: The Night of the Murder
- “Aquela noite eu estava ajudando uma acólita com seu treinamento no Inner Temple. Mas…
- Bem, como pode ver, minhas costas gostam de agir violentamente.
- Então, deixei Iris para ajudar a acólita e voltei para o Hazakura Temple.
- Não há banho no Inner Temple, sabe, e eu precisava de um longo, quente banho.
- Foi depois que eu terminei, enquanto estava voltando… foi quando eu vi!”
The Night of the Murder: Cross-Examination
Apresente Iris’s Testimony na 3ª afirmação de Bikini. O testemunho de Bikini diz que Iris foi ao Inner Temple, enquanto Iris disse que ficou em seu quarto. Von Karma diz que Iris estava mentindo, mas você diz que Bikini estava mentindo, pois ela está dando um álibi para Iris. Bikini insiste que Iris foi para o Inner Temple.
- “Iris foi para o Inner Temple. Ela estava vestida exatamente como estava no jantar.”
Apresente Iris’s Hood nessa afirmação. Iris deu o capuz como um presente antes das 22h00, antes que os sinos tocassem. Então, se Bikini realmente viu Iris depois do jantar, ela pode não estar usando aquele capuz!
Von Karma agora fará Bikini dizer que elas têm um estoque de capuzes, então não havia contradição. Não uma grande, pelo menos. Bikini testemunhará mais sobre a noite do crime.
Bikini’s Testimony: After My Bath
- “Eu terminei meu banho por volta das 11, e pensei que deveria voltar ao Inner Temple.
- E enquanto estava voltando… eu ouvi um barulho vindo do pátio. Eu olhei e…
Iris estava…! Oh, Mystic Elise! E com aquela espada, de todas as coisas! - Mystic Elise estava hospedada no quarto de esquina, que dá para o pátio.
O esfaqueamento que eu vi deve ter ocorrido depois que ela foi empurrada da janela.”
After My Bath: Cross-Examination
Apresente Elise’s Autopsy Report na 5ª declaração. De acordo com o relatório da autópsia, ela morreu ANTES de ser empurrada pela janela, então é provável que o assassino tenha esfaqueado Elise até a morte antes de jogá-la pela janela. Você pergunta se havia vestígios de sangue no quarto. Von Karma diz que não havia. A explicação dela? A espada provavelmente estava dentro do corpo de Elise quando ela foi jogada pela janela, então pouco ou nenhum sangue poderia ter saído, porque a espada agia como uma tampa de garrafa para o sangue.
Isso mais uma vez lança uma contradição. Parece que você vai ouvir mais de Bikini. Ela parece relutante.
Bikini’s Testimony: Further Details
- “Quando olhei para a cena, a espada já estava no lugar.
- Pensando bem, eu não vi realmente ela esfaquear Mystic Elise.
- Eu nunca tinha visto tanto sangue antes…
- Foi quando eu desmaiei. Você não pode me culpar, pode?
- E quando acordei… Mystic Ami estava… esfaqueando Mystic Elise pelas costas!”
Further Details: Cross-Examination
Pressione na terceira declaração. Bikini diz que Iris estava meditando quando foi presa, e até as roupas dobradas dela estavam cobertas de sangue! Pressione mais, e a freira admitirá que na verdade viu a espada sendo retirada! E é isso! Esta afirmação será adicionada ao depoimento.
- “Eu vi o instante em que a lâmina, cravada até o cabo, foi suavemente puxada para fora.”
Apresente o Shichishito nesta declaração. Você nota várias contradições nessa declaração. Com os sete ramos da espada, seria difícil para alguém com a força de Iris cravar a espada, e também não sairia suavemente. Com a espada sendo tão grande, seria quase impossível parar o sangramento. E, finalmente, se a espada foi cravada até o cabo, por que o sangue está apenas na ponta da espada? Se foi cravada até o cabo, teria sangue por toda a espada!
Então, qual é a sua conclusão para o mistério? Shichishito NÃO foi a arma do crime! Von Karma dirá que mesmo que isso seja verdade, isso não muda o que Bikini viu. Você faz uma pergunta para von Karma. Onde foi parar a verdadeira arma do crime? Von Karma dirá, relutantemente, que não foi encontrada.
Parece que outro mistério está surgindo… ou está? Bikini admitirá que talvez tenha uma ideia do que e onde está a verdadeira arma do crime. Parece que vem mais um testemunho.
Bikini’s Testimony: Location of the Weapon
- “Eu vi o assassinato por volta das 23h…
- E depois de pedir para que fosse relatado, fui para o Main Gate.
- E lá… eu vi pegadas! Pegadas que indicavam que o snowmobile tinha sido usado!
- Leva 15 minutos para andar até a Dusky Bridge, mas menos de 5 usando um desses!
- Talvez eles tenham jogado a arma no Eagle River e voltado enquanto eu estava desmaiada?
- …Iris poderia ter feito isso. Ela sabe dirigir um snowmobile, afinal de contas…”
Von Karma mostrará uma fotografia das pegadas mencionadas. A Tracks Photo é adicionada ao Court Record.
Location of the Weapon: Cross-Examination
Você deve agradecer a von Karma, pois deve Apresentar a Tracks Photo na quinta ou sexta declaração. Se você olhar a foto, verá que há apenas um conjunto de pegadas. Se Iris tivesse dirigido até o Eagle River e voltado, deveria haver dois conjuntos de pegadas. Von Karma agora dirá que estava nevando na hora e parou quando Iris começou a voltar. Ao escolher concordar com a declaração dela, diga Há uma contradição. Quando perguntado como, Apresente o Weather Data. Alternativamente, você pode apresentar a Crime Photo e pular o Weather Data para o mesmo resultado.
Supondo que você tenha apresentado o Weather Data, ele afirma que parou de nevar às 22h50, então se Bikini testemunhou o crime às 23h, já teria parado de nevar! Von Karma pede provas, pois os dados podem estar incorretos. Apresente a Crime Photo. Tudo parece estar coberto de neve, exceto por uma coisa: o corpo de Elise. Cadáveres não se movem, obviamente, então se a neve não tivesse parado, ela deveria estar coberta de neve!
Agora você concluirá que Iris deve ter usado o snowmobile para ir até a Dusky Bridge, enquanto ainda estava nevando, e voltou quando a neve parou. No entanto, Bikini verá algo estranho. A chave pertencente ao snowmobile foi encontrada no quarto de Iris. Quando Iris chegou ao Inner Temple, Bikini presumiu que ela havia levado o snowmobile até a Dusky Bridge, mas ela nunca o viu lá, e quando voltou ao Main Gate, o snowmobile estava lá, coberto de neve! Se isso for verdade, então Iris não poderia ter usado o snowmobile para se livrar da arma!
Para recapitular, Iris é suspeita de ter descartado a verdadeira arma do crime jogando-a no Eagle River. No entanto, isso foi provado ser falso, já que havia apenas um rastro comprovado do snowmobile dentro do intervalo de tempo entre Bikini testemunhar o assassinato e checar Wright. Além disso, se o snowmobile fez apenas um rastro — como visto na foto —, isso significa que o snowmobile foi usado apenas para ir da Dusky Bridge para o Main Gate, e não vice-versa, implicando que não foi usado nas proximidades, mas fora dela. E como testemunhado por Bikini, ela não viu nenhum snowmobile na Dusky Bridge a caminho do banho, o que sozinho já formula o enigma intrigante sobre o snowmobile.
Bikini terminou de testemunhar. O tribunal chamaria outra testemunha, mas apenas um idiota passaria pela Dusky Bridge no meio da noite. Você sabe quem é esse idiota. Quando perguntado quem, Apresente o Profile de Larry Butz. Depois de mentir sobre as intenções dele (dizer a verdade não o tornaria uma testemunha confiável), o juiz chamará Larry para depor e anunciará um intervalo. Larry pode ter escapado de você ontem, mas hoje, neste tribunal, ele não terá escolha a não ser ceder!
Recesso
Você pergunta a Iris se ela realmente usou o snowmobile como você pensava. Ela admite que usou, mas por quê? Aparecem 5 Psycholocks ao redor de Iris. Ela diz que não quer contar enquanto a segurança da acólita (Maya) não for confirmada. Você pergunta mais uma vez se ela matou Elise. Iris apenas diz que nunca tiraria a vida de alguém. Sem Psycholocks, então ela realmente não é a assassina.
Larry será chamado para depor. Von Karma menciona que ele estava sendo detido por comportamento suspeito na galeria, já que estava desenhando um esboço de uma mulher com aparência demoníaca e um chicote feroz (não há prêmios para adivinhar o assunto). Esta é a hora de revelar o que você não conseguiu ontem. Se Larry não revelar a verdade, ele terá o recorde mundial de ser chicoteado no tribunal.
Larry’s Testimony: What I Saw
- “Eu estava naquele alojamento nas montanhas, olhando as estrelas naquela noite.
- Caminhei até a ponte várias vezes, mas…
- Eu não vi um s-snowmobile!
- Eu não encontrei ninguém na ponte naquela noite!”
What I Saw: Cross-Examination
Essa é bem fácil. Apresente o Profile de Phoenix Wright na quarta declaração. Phoenix encontrou Larry antes de cair da ponte. (Você já sabia disso, obviamente.)
Vamos tentar de novo.
Larry’s Testimony: What I Saw, Pt. 2
- “Eu fui para a cabana por volta das 9, então já devia ser cerca de 22h30.
- Eu estava deitado sob minhas cobertas quando um clarão branco quase me cegou!
- Olhei pela janela… e a Dusky Bridge estava em chamas!
- Ainda havia alguns trovões, mas eu fui imediatamente verificar.
- Foi quando encontrei o Nick.”
What I Saw, Pt. 2: Cross-Examination
Pressione a quarta declaração. Larry dirá que levou cerca de cinco minutos após a ponte pegar fogo. Quando você pensar em pressionar mais, pergunte a ele Por que você não ligou para ninguém? Larry responderá com uma nova declaração.
- “Eu cheguei à ponte, e o Nick apareceu menos de um minuto depois.”
Apresente o Weather Data nessa declaração. O Weather Data diz que o raio atingiu às 22h45, e se levou cerca de “cinco minutos” para Larry chegar à ponte, ele poderia ter chegado antes das 23h, o horário do assassinato. Seria impossível para Phoenix chegar apenas um minuto depois, porque ele estava no pátio na época! Phoenix finalmente chegou à ponte por volta das 23h15, então o que aconteceu durante esses quinze minutos?
Larry testemunhará sobre o intervalo de 15 minutos, e esperamos que ele revele algo sobre o que aconteceu nesse período.
Larry’s Testimony: The Missing 15 Minutes
- “Eu sou um Deauxnim. Eu sou um artista! O que você acha que eu estava fazendo?
- Desenhando! Em frente à ponte! Eu fui tomado por uma frenesi artística!
- O choque e o espanto que eu estava sentindo… eu transferi tudo diretamente para a página!
- …Antes que eu percebesse, as chamas tinham se apagado e então ele apareceu correndo.”
Surpreendentemente, isso está soando bem (até para Larry), mas Edgeworth nos lembra de considerar a fonte.
The Missing 15 Minutes: Cross-Examination
Pressione a segunda declaração. Quando tiver a opção, escolha Look at the sketch. Larry agora, surpreendentemente, decidirá mostrar este “esboço dele”.
Para o choque de todos, o “esboço de Larry” é a ponte em chamas… com o que parece ser uma mulher, voando sobre ela! Larry dirá que era Iris que ele viu. Sério!? Larry’s Sketch será adicionado ao Court Record. Larry adicionará uma declaração baseada nisso.
- “Eu vi a Iris voando! Seu capuz branco flutuando!”
Apresente Iris’s Hood nessa declaração. Se Larry afirma que viu Iris voando com seu capuz, então ele realmente está “viajando”. Antes do assassinato, Iris entregou seu capuz para Phoenix. Então, por que Larry achou que Iris realmente estava voando? Larry afirma que tem uma prova incontestável de que Iris realmente voou. É hora do testemunho final de Larry.
Larry’s Testimony: Proof That Iris Flew!
- “Quando cheguei à Dusky Bridge ela já tinha desaparecido…
- Eu estava tão preocupado! Então procurei freneticamente por ela em todos os lugares!
- Isso me levou a encontrar uma linda esfera de cristal, meio enterrada na neve!
- Tenho certeza de que Iris estava simplesmente usando um capuz reserva.
- Afinal, ninguém mais poderia ter perdido uma esfera de cristal naquela noite.”
Uma esfera de cristal? Larry diz que a encontrou meio enterrada na neve. O Juiz dá uma olhada e encontra algo chocante, uma mancha de sangue! The Crystal Sphere será adicionada ao Court Record.
Proof That Iris Flew!: Cross-Examination
Nas declarações 3, 4 ou 5, apresente o Victim’s Staff, a Photo of Elise ou o Elise Deauxnim’s Profile. Se você olhar a fotografia, poderá ver o mesmo cristal no bastão de Elise. Agora, olhe para o bastão em si. O cristal sumiu! Então, como o cristal apareceu na Dusky Bridge? Provavelmente porque alguém o deixou cair, ao aterrissar “voando” sobre a ponte. Se Iris não estava usando seu capuz no momento, então é possível que essa pessoa “voando” pudesse ser Elise!
Então, isso significa que o cristal caiu antes do assassinato acontecer? von Karma quer descartar isso como evidência, a menos que você consiga provar que o cristal foi derrubado antes do assassinato. Quando tiver a opção, escolha Yes I can. Se você escolher No, it’s impossible, Larry irá lembrar você de que Phoenix nunca desiste quando está encurralado. Não há penalidade aqui, e você terá uma chance de “virar o jogo”, como a frase sugere.
Quando solicitado a mostrar a prova, apresente a Crime Photo ou a Crystal Sphere. Parece que ela está meio enterrada na neve, o que significa que ainda estava nevando naquele momento, e se parou de nevar antes do assassinato, é possível que Elise possa ter visitado a Dusky Bridge antes do crime! E se isso for verdade, então algo deve ter acontecido para que a esfera fosse derrubada e coberta de sangue!?
von Karma agora irá lembrar você do testemunho de Bikini, sobre como ela viu a lâmina sendo retirada do corpo de Elise no pátio. Você contra-ataca, lembrando que a lâmina cobriu o sangramento, e se não foi encontrado sangue no pátio, então é possível que Elise tenha morrido enquanto estava na Dusky Bridge.
von Karma agora pedirá que você mostre evidências de que o corpo de Elise foi levado para o templo. Apresente a Tracks Photo. Iris provavelmente usou o snowmobile para carregar o corpo até o templo.
Parece que ainda há perguntas em aberto: Onde Elise foi morta? Por que o corpo foi movido? E o que tem a ver o desenho? Parece que mais um dia de investigação será necessário.
Isso conclui a única parte em que você joga como Miles Edgeworth. Agora voltamos para a perspectiva de Phoenix. Isso deve realizar o sonho dele de ser um advogado de defesa, como seu pai, Gregory Edgeworth.
Parte 3: Investigação
Hotti Clinic
Você voltará a jogar como Phoenix Wright mais uma vez. Aparentemente, ele acabou de ler o caso do assassinato de Valerie Hawthorne, como fez no episódio anterior. Além disso, todos os seus itens serão devolvidos por Edgeworth, para que você possa continuar neste caso. Por fim, você voltará para onde parou antes de ir para a Suspension Bridge.
Você retorna automaticamente à entrada da Dusky Bridge.
Dusky Bridge
Edgeworth informa que a arma do crime não é o Shichishito, mas sim outra arma semelhante a uma espada. Ele sai para investigar mais sobre o passado de sua cliente. Gumshoe também vai embora. Eles estão reconstruindo a ponte para que você possa chegar até Maya o mais rápido possível para salvá-la.
Hora de investigar.
Mova-se para o Main Gate.
Main Gate
Você verá Larry e von Karma discutindo entre si. Larry insiste que viu Iris voar. Após ajudar a terminar a conversa, Larry irá embora, e Franziska conversará com você.
Se quiser saber mais sobre ela, aqui está o que está disponível até agora:
Franziska von Karma: Ela explica que vem da Alemanha, é parente de Manfred, seu pai, e tinha um histórico perfeito antes de conhecer você. Ela está determinada a vencê-lo no tribunal um dia. Por fim, ela fez sua estreia aos treze anos.
Today’s trial: Ela está surpresa com o desempenho de Edgeworth como advogado de defesa pela primeira vez, e estava totalmente esperando pulverizá-lo no tribunal novamente. Você também menciona Coldkiller X do primeiro episódio.
What happened: Ela leu o arquivo inteiro do caso durante o voo para os Estados Unidos e critica você por tentar atravessar uma ponte em chamas.
Mova-se para o Main Hall.
Main Hall
Bikini parece muito deprimida. Elise morta, Iris uma criminosa, Maya presa no Inner Temple, e Pearl desaparecida. Converse com Bikini:
Iris: Bikini tinha certeza de que viu Iris puxar a espada de Elise, mas, graças a Larry, ela não está tão certa. Edgeworth não viu nenhum Psyche-Lock quando Iris disse que não mataria ninguém, e Larry acha que viu Iris voar. Você não vê nenhum Psyche-Lock em Bikini, então conclui que elas não viram o que pensam que viram.
Inner Temple: Bikini informa que Eagle Mountain é propensa a terremotos. The Training Hall sendo destruído pelo próximo grande terremoto não seria surpresa para Bikini — ela diz isso a você, que fica chocado e quer sair correndo para salvar Maya o quanto antes. Bikini observa que o Inner Temple é como uma ilha. Ele é cercado apenas por rio e cânion. Então, se um criminoso fugisse para a ilha e a ponte desmoronasse, ele teria que ficar lá. Isso significa que Maya provavelmente está presa com o verdadeiro assassino!?
Um pouco de continuidade engraçada: anteriormente, se você investigou a ponte na Dusky Bridge, Phoenix menciona que Edgeworth tem medo de terremotos, algo que Bikini disse ser frequente ali. No entanto, Phoenix age surpreso no diálogo aqui no Main Hall.
Elise Deauxnim: Por que Elise veio aqui em primeiro lugar? 5 Psyche-Locks aparecem, pois Bikini não quer dizer nada. Parece que Elise era mais do que apenas uma visitante.
Pearl: Bikini diz que não viu Pearl desde o jantar naquela noite. O detetive confirmou que ela não estava em sua casa. Isso traz mais um lugar onde ela poderia estar escondida. Esperamos que Gumshoe termine de reparar a ponte, já que a vida de todos está em jogo!
Mova-se para o Courtyard.
Courtyard
Nada aqui. Olhe ao redor, se quiser, mas fora isso, não há nada. Mova-se de volta para o Main Hall.
Main Hall (2)Gumshoe chega para dizer que finalmente terminou os reparos da ponte! Agora você pode ir buscar Maya! Von Karma chega e diz que vai ajudar na investigação depois de chicotear Gumshoe até ele desmaiar. Ela também chicoteia você por estar sonhando acordado!
Mova-se para o Inner Temple Gate! (acessível pela Suspension Bridge)
Inner Temple Gate
Ao entrar, você encontrará Pearl! Parece que ela esteve aqui o tempo todo, se sentindo sozinha. Pearl reconhece Franziska e a culpa por intimidar Maya. Quando você pergunta a Pearl se Maya está aqui, ela sai correndo, chorando e se culpando por algo. Pelo menos você sabe que Pearl está bem, mas e quanto a Maya?
Antes que você possa procurá-la, Examine o incinerador à direita. Toda a neve derreteu e ele está aberto, mas ontem estava completamente coberto de neve! Parece que alguém o usou. Assim como no seu tempo com Maya, examine este local para diálogos interessantes entre você e Franziska.
Mova-se para o Training Hall.
Training Hall
Você não vê Maya em nenhum lugar, mas vê um Psyche-Lock (um real, em comparação com o uso do Magatama) no fundo da sala. O que ele está fazendo aqui?
Examine o cadeado primeiro. Em seguida, Examine o pergaminho com Misty nele. Parece que alguém colocou molho de carne para cobrir Misty. Mas, por quê? E parece ser o mesmo molho do jantar daquela noite. O Hanging Scroll será atualizado no Court Record.
Nesse momento, uma surpresa o aguarda. É Godot! O que ele está fazendo aqui!? Ele estava preso aqui com Pearl? Godot parece diferente hoje. Você acha que, por trás da máscara, ele está sentindo raiva ou tristeza? Ele também reconhece Franziska por ter assumido o caso em seu lugar. Converse com Godot:
- Why didn’t you show?: Godot dirá que ele “morreu” uma vez e foi revivido pela magia da medicina moderna. Ele foi forçado a usar sua máscara porque não pode enxergar. Godot presume que você sabe quem o “matou” e quando. Você sente uma puxada na memória.
- Can’t undo?: Godot lhe conta que Maya não está nesta ilha. O grupo de busca não procurou na caverna dentro deste lugar, especialmente atrás das barras que o cadeado está guardando, onde Maya está! Isso significa que ela está morta!? O que é ainda pior é que Godot diz que você deixou Maya morrer… assim como fez com a irmã mais velha dela, Mia Fey!
- Mia Fey: Parece que Godot ouviu falar da morte de Mia e como aconteceu. Ele culpa você por tirar a vida dela, e agora você fez o mesmo com Maya!
- Trick Lock: Godot diz que não é possível quebrar o cadeado sozinho. Ele acha que o cadeado foi colocado por Iris, que também pode abri-lo! Iris, a ré!? Aparentemente, as freiras acompanhantes podem usar os cadeados para proteger a acólita. Godot sairá para chamar Iris (esperançosamente, antes que outro terremoto ocorra).
Mova-se para o Inner Temple Gate.
Inner Temple Gate (2)
Se você ainda não investigou esta área antes (especificamente inspecionando um certo forno), Gumshoe não aparecerá. Caso contrário, ele aparecerá, ponderando se deve “lavar” algo ou não. Ele se refere ao portão com a placa “No Entry” nele. Atrás dele há um jardim. Ele lhe diz para não entrar e vai embora, pois está sob investigação no momento. Mas, de qualquer forma, confira mesmo assim. Afinal, Franziska está acompanhando, então não há como dizer “não” a ela!
Mova-se para o Garden, onde Gumshoe está.
Garden
Parece que há uma atmosfera estranha aqui. O que é aquela escrita na lanterna? Gumshoe está aqui, assim como Franziska e seu chicote.
Dê uma olhada ao redor, como de costume. Examine a coisa vermelha na neve à esquerda. Parece ser um amuleto. Gumshoe diz que pertencia à vítima! As cordas quebradas ao redor de seu pescoço combinam com as do amuleto. Isso pode ser uma evidência vital. O Kurain Master’s Talisman será adicionado ao Court Record. (Kurain Master’s… isso significa?)
Agora, Examine o chão ao redor da lanterna de pedra. Parece que a neve foi removida e em um formato retangular. Gumshoe diz que estava assim desde o início.
Finalmente, Examine a mancha vermelha na lanterna de pedra no centro. Parece sangue! Diz Maya de cabeça para baixo! Um pouco semelhante ao segundo caso do primeiro jogo (Turnabout Sisters), no qual o nome de Maya foi escrito com sangue em um recibo de lâmpada.
Converse com Gumshoe:
- The investigation: Gumshoe diz que ainda não encontraram nada, parece tão limpo quanto um apito.
- Maya: Gumshoe diz que não havia outro lugar para onde Maya poderia ter desaparecido além da caverna secreta. Edgeworth está escoltando Iris até lá, mas não espere boas notícias dele.
- Bloody writing: Gumshoe confirma que o sangue era de Elise e que ela foi quem escreveu! Por que está de cabeça para baixo? Gumshoe também diz que o Inner Temple Garden é provavelmente o verdadeiro local do crime.
- True crime scene: Bikini não viu o assassinato acontecer? Se sim, então isso foi uma armação? Gumshoe diz que a Dusky Bridge estava inacessível. Então ninguém teve chance de atravessar para o Inner Temple, e como Gumshoe estava vigiando o tempo todo, ninguém mais passou. O que isso significa para o depoimento de Bikini!?
Você precisará falar com Bikini sobre isso. Mova-se para o Main Gate.
Main Gate (2)
Iris e Edgeworth finalmente chegaram. Como você esperava, Edgeworth lhe diz que Maya está em uma posição bastante “delicada”, então o local está sendo investigado, ficando fora dos seus limites, para seu desespero. Parece que você não pode voltar ao Training Hall por enquanto.
Von Karma lhe lembra de algo mais importante após chicotear você. Você a agradece por lembrá-lo.
Mova-se para o Main Hall.
Main Hall (3)
Bikini ainda parece abatida depois de ontem, mas você (levando chicotadas) e von Karma a tranquilizam, dizendo que ela fez um bom trabalho ao testemunhar no tribunal e que seu testemunho não será em vão. Apresente o Magatama.
Bikini’s Psyche-Locks: Elise Deauxnim
Bikini
- Bikini’s Psyche-Locks: Elise Deauxnim
- 5 Locks
Você suspeita que Elise é mais do que apenas uma autora e tem grande importância para este templo. Apresente o Kurain Master’s Talisman. É o talismã da mestra, certo? Então, é óbvio quem Elise Deauxnim realmente é. Quando perguntado quem, apresente o Hanging Scroll. Ele tem a imagem obscurecida de Misty Fey. Não só isso, mas o símbolo no talismã é o mesmo que o símbolo no pergaminho! Isso só pode significar uma conclusão:
Elise Deauxnim é, na verdade, a mestra perdida da Kurain Channeling School, Misty Fey!
- 5 Psyche-Locks Broken
- Unlock Successful
Converse com Bikini:
- Elise Deauxnim: Bikini a reconheceu como Misty quando ela lhe mostrou o talismã. Ninguém a viu há dezessete anos. Então, por que ela apareceu? Bikini dirá que algo aconteceu que a tirou do esconderijo.
Antes que Bikini pudesse lhe dizer o que aconteceu, um terremoto ocorre! Isso significa que o templo pode estar desmoronando! O que isso significa para Maya!? E Edgeworth; ele tem um grande medo de terremotos! Você terá que verificar o Inner Temple imediatamente!
Rápido, Mova-se para o Main Gate!
Main Gate (3)
Edgeworth aparece com uma aparência pálida. Quando o terremoto aconteceu, ele desmaiou, e quando voltou a si, Iris havia sumido! Antes que uma busca seja autorizada, você decide procurar por Iris de qualquer maneira, pois ela não é do tipo que deixaria o Inner Temple quando um terremoto ocorre. Você vai automaticamente para o Training Hall.
Training Hall (2)
Aqui, você encontra algo inesperado e surpreendente. Em vez de 1 Psyche-Lock real, agora há 5!!! Iris então aparecerá diante de você. O que está acontecendo?!
Training Hall
Você pede para Iris desbloquear todos os 5 Psyche-Locks reais, mas, infelizmente, ela diz que não pode. Mas como!? Edgeworth cuidará da investigação no jardim, enquanto von Karma ajudará a desbloquear os Psyche-Locks reais e então vocês se separarão. Converse com Iris:
- Escape: Iris diz que fugiu, mas quando o terremoto aconteceu, ela ficou preocupada e voltou. Foi então que viu aqueles cinco misteriosos cadeados.
- Trick lock: Iris diz que existem diferentes maneiras de configurar esses cadeados. Ela promete fazer o que puder para resolvê-los, mas isso levará algum tempo, cerca de um dia inteiro! Maya pode sobreviver tanto tempo?
- The night of the crime: Se ela foi vista no Inner Temple, mas Iris afirma que estava em seu quarto, onde ela estava realmente? Você faz essa pergunta e, adivinhe, surgem 3 Psyche-Locks. Agora você tem que ir falar com a única pessoa que não vê há muito tempo: Pearl.
Mova-se para o Heavenly Hall.
Heavenly Hall
Você verá Pearl, junto com Larry. Parece que eles chamam o lugar de “cabana dos perdedores”. Você pode entender Larry, mas como Pearl é uma perdedora? Converse com eles:
- Laurice’s Sketch: Pearl gosta do esboço de Larry, mas não concorda que Iris pode voar na vida real! Por que Larry está tão certo de que viu Iris voando no ar!?
- The night of the crime: Pearl deveria estar no Main Temple, lendo com Elise, mas, na verdade, ela estava no Inner Temple quando o assassinato aconteceu. Você pergunta o que aconteceu, e ela trará 5 Psyche-Locks e dirá que seus poderes desapareceram. Desapareceram?
- Lost powers: Pearl parece desolada sem seus poderes. Parece que ela tentou canalizar alguém. Como uma médium com poderes espirituais até mais fortes do que os de Maya poderia falhar em canalizar alguém?
Mova-se para o Main Hall.
Main Hall
Após contar a Bikini sobre as condições do Inner Temple e o novo problema com os cadeados, você pergunta a ela por que exatamente Misty apareceu aqui de repente. Bikini dirá que Misty provou que era a Master e contou a ela que alguém estava tentando destruir a linhagem da família, e ela estava determinada a impedir isso.
Converse com Bikini:
- Kurain Channeling Technique: Você se lembra das muitas vezes que Maya canalizou espíritos dos mortos – principalmente sua irmã Mia, que ajudou vocês dentro e fora dos casos. Essa técnica funcionou até o incidente que resultou em sua queda, e, consequentemente, no desaparecimento de Misty.
- DL-6 Incident: Para aqueles que não jogaram o primeiro jogo ou não se lembram muito bem do caso, aqui estão os detalhes. Misty foi chamada para uma sessão de canalização. Ela usou seus poderes para canalizar a vítima que podia identificar o assassino. O assassino foi considerado inocente no tribunal, fazendo com que o público rotulasse Misty como uma fraude. Misty desapareceu, não querendo causar mais constrangimento à sua família. Você resolveu o caso e encontrou o verdadeiro assassino há 3 anos, restaurando a reputação da Kurain Village mais uma vez.
- Family feud: Você descobrirá mais sobre a rivalidade com Morgan Fey. Ela uma vez tentou afastar Maya da posição de Master para que sua filha Pearl pudesse ocupar o cargo. Bikini comenta sobre a filha de Morgan – não Pearl, mas Iris!
- Morgan and Iris: Aparentemente, Bikini não sabia que Pearl era filha de Morgan. Ela sempre pensou que Morgan tinha duas filhas, não três! E a terceira? A irmã gêmea de Iris! Iris tem uma irmã gêmea!? Bikini diz que o pai das gêmeas deixou Morgan depois que ela foi expulsa da posição de Master, levando as filhas gêmeas com ele. Bikini não se lembra exatamente do nome da irmã gêmea de Iris, mas sabe que o pai delas era joalheiro.
Que reviravolta! Várias reviravoltas, na verdade! A irmã gêmea dela lembra alguém que você já encontrou antes?
Mova-se para o Courtyard.
Courtyard
Você encontrará Gumshoe, que está procurando pela verdadeira arma do crime. Ele encontra uma carta, mas acha que não é importante. Fale com Gumshoe:
- The investigation: Gumshoe diz que nada importante foi encontrado aqui ainda.
- The letter: Gumshoe diz que é apenas uma carta queimada, que ele encontrou no incinerador no Inner Temple! Isso significa que alguém realmente usou o incinerador!? Ela também menciona algo sobre médiuns espirituais e o Master, então deve ser importante! A Burnt Letter será adicionada ao Court Record.
Verifique a Burnt Letter. Parece ser uma instrução para canalizar alguém a fim de obter a posição de Master. A carta não fornece muitos detalhes, já que está quase toda queimada. Quem está canalizando quem?
- Murder weapon: Bem, desde que a Shichishito não foi a arma do crime, como Edgeworth provou ontem, Gumshoe tem procurado pela verdadeira arma. Ele diz que tem uma “arma secreta” da delegacia.
- Secret weapon: Como a arma do crime é uma espada, Gumshoe trouxe um detector de metais (não diga que era óbvio). Ele quer que você use o detector, então escolha Play forensics expert.
Gumshoe agora explicará como o detector de metais funciona. Basta mover o cursor até encontrar algo e pressionar o botão Check para investigar. Agora, comece a busca. Verifique a escada dobrável perto da parede primeiro para completar a conquista Ladders Vs. Step-Ladders nas versões HD iOS e Trilogy. Verifique o cajado na neve. Parece que há algo de metal dentro dele. Após alguns segundos de investigação, você encontrará algo surpreendente. Há uma espada dentro do cajado de Elise! Isso significa…
Nas versões WiiWare, os controles são bem simples: mova com o dpad e pressione o botão A quando o medidor Check (todas as letras) piscar rapidamente. É semelhante aos jogos anteriores de Ace Attorney. O primeiro jogo envolve o incidente DL-6 na busca por “Gourdy” e na detecção da bala escondida de Manfred von Karma. E o segundo jogo, no caso de “Nickel Samurai”, envolve ursos de pelúcia.
Fale novamente com Gumshoe.
- Murder weapon: Gumshoe diz que ninguém mais sabe disso. Parece que não há sangue, mas alguém o limpou, certo? Também é do mesmo comprimento da Shichishito, então deve ser a verdadeira arma do crime!
Gumshoe tenta ir para a perícia para analisar o sangue, mas sua preocupação com Maya o faz parar. Gumshoe lhe dará o Victim’s Staff, que será atualizado no Court Record.
Agora, mova-se para o Garden.
Garden
Você verá o orgulhoso Edgeworth investigando o jardim. Fale com ele:
- The investigation: Edgeworth suspeita que este jardim está cada vez mais próximo de ser a verdadeira cena do crime. E sobre Maya? Ela provavelmente é a suspeita.
- Earthquakes: Apenas outra menção àquele caso que ocorreu há 17 anos, explica o medo de Miles de terremotos que ele nunca superará após aquele incidente traumático entre ele, seu pai e o oficial de justiça.
- Iris: Edgeworth teve uma estranha sensação de que já viu o rosto dela antes. Ele verificou todos os registros e estava certo, ele tinha visto o rosto dela há seis anos. Edgeworth não pode te dizer quem é essa mulher, porque tem certeza de que ela não tem nada a ver com este caso. Se você já conversou com Bikini, você pode economizar algum tempo. Mas para continuar, você precisa do perfil oculto da irmã Bikini neste ponto.
Apresente o ??????’s Profile para Edgeworth. Depois de contar a Edgeworth que Iris tinha uma irmã gêmea, você finalmente ouve o nome da irmã: Dahlia Hawthorne. Converse com Edgeworth:
- Dahlia Hawthorne: Enquanto você e Edgeworth discutem os casos que Mia assumiu, você aprenderá por que Edgeworth acha que Dahlia não está relacionada ao caso… Dahlia está morta!
- Dahlia’s death: Há cerca de um mês, seis anos depois que Mia a condenou, Dahlia foi executada. Edgeworth acha que não há como reviver os mortos. É por isso que Dahlia não tem conexão com este caso, embora você se pergunte o contrário, já que este é outro lugar onde os médiuns treinam.
Finalmente, o Dahlia Hawthorne’s Profile foi desbloqueado. Você sabe o que fazer, mova-se para o Training Hall.
Training Hall (2)
Agora você está pronto para enfrentar os Psyche-Locks de Iris. Faça o de sempre, Presente o Magatama:
Iris’s Psyche-Locks: The Night of the Crime
3 Locks
Iris estava, de fato, em seu quarto no templo, mas alguém afirma tê-la visto. Presente o Bikini’s Profile. Em seu depoimento de ontem, Bikini diz que conversou com Iris na noite anterior sobre o treinamento de Maya, então não há dúvida de que ela estava no Inner Temple naquela noite!
1 Psyche-Lock Broken
Iris agora dirá que caminhou até o Inner Temple às 9:40PM. Leva cerca de 20 minutos para ir do templo ao Inner Temple. Você sabe que isso não é possível. Presente o Iris’s Testimony ou Iris’s Hood. Ela disse que estava tocando os sinos às 10:00PM, exatamente como lhe foi dito, e depois, você encontrou Iris, que lhe deu seu capuz! Iris parece não se lembrar de tudo isso.
1 Psyche-Lock Broken
Agora você provou que Iris estava em dois lugares ao mesmo tempo. Sua explicação? Diga a Iris que havia duas de vocês. Iris quer provas, Presente o Dahlia Hawthorne’s Profile. Iris lembrará que sua irmã gêmea está morta. Mas você sabe que a morte não impede que ela esteja nos terrenos de treinamento de Kurain. Parece que alguém canalizou Dahlia naquela noite!
1 Psyche-Lock Broken
Unlock Successful
Fale com Iris:
- The night of the crime: Iris diz que sempre soube que Dahlia estava no Inner Temple. O motivo pelo qual Iris não lhe contou isso é porque ela não queria atrapalhar Dahlia. Iris a “traiu” uma vez.
- Betrayal: Iris revela que fazia parte do plano para ajudar Dahlia a escapar do crime 11 anos atrás. No entanto, ela não conseguiu fazer tudo o que deveria e fugiu, resultando no que você viu que Dahlia se tornou 5 anos atrás. Iris também revelará que não era pelo dinheiro, era para se vingar do pai delas!
- Revenge: O pai delas uma vez abandonou Morgan. Morgan deveria ser a Master, e foi por isso que o pai delas se casou com sua mãe. Mas depois que o título da mãe foi perdido para Misty, sua irmã mais nova, e o erro de Misty no incidente DL-6, o homem decidiu que não tinha mais lugar ali e decidiu deixar Morgan, levando suas duas filhas, deixando um golpe emocional em Morgan. Ele então se casou com outra mulher, que já tinha uma filha, Valerie. Ele decidiu que duas meninas eram o suficiente e expulsou Iris da família.
Você pergunta a Iris sobre um certo estudante universitário que Dahlia tentou matar. (Você, obviamente) Iris diz que sua irmã lhe disse que “odiava aquele cara”. Franziska chicoteia você para continuar sua investigação.
Você só tem mais um conjunto de Psyche-Locks para quebrar, os de Pearl.
Move to the Heavenly Hall.
Heavenly Hall (2)
Basta Present the Magatama e você começará o último desafio de Psyche-Lock do jogo:
Pearl’s Psyche-Locks: The Night of the Crime
- 5 Locks
Pearl admitirá que estava em outro lugar quando deveria estar com Elise. (Misty) Foi porque ela estava preocupada. Você verificará o mapa, Presente o Inner Temple. Após o assassinato, você encontrou Pearl no Inner Temple, já que a ponte desmoronou mais ou menos na mesma hora. Pearl gostaria de saber com quem ou com o que ela estava preocupada, Presente o Maya Fey’s Profile. Quando Bikini comentou sobre a possibilidade de morte durante o treinamento, Pearl não pôde deixar de se preocupar com sua prima, então ela não teve escolha.
1 Psyche-Lock Broken
Pearl dirá que chegou ao Inner Temple após as 10:00PM, então ela ouviu o sino ao longo do caminho. Ela estava muito preocupada quando o ouviu. Presente a Burnt Letter. Ela estava seguindo as instruções da carta. Parece que Pearl a reconhece.
1 Psyche-Lock Broken
Pearl recebeu instruções para canalizar uma certa pessoa. Quando perguntado quem, Presente o Dahlia Hawthorne’s Profile.
1 Psyche-Lock Broken
Agora você mostrará a Pearl quem escreveu para ela. Presente o Morgan Fey’s Profile. É bastante óbvio, não é? Pearl seguiu as instruções, mesmo sem saber o que significavam.
1 Psyche-Lock Broken
Pearl parece estar encurralada, mas ela lembrará que não sabe ler bem, pois ainda é uma criança. Ela quer que você prove que ela seguiu as instruções. Ocasionalmente, instruções são feitas para adultos, então você precisa provar a uma criança que ela entendeu mal algumas palavras. Presente o Hanging Scroll. As instruções disseram a Pearl para “gravely roast” o pôster, mas Pearl realmente não sabe o que significam as palavras “gravely” e “roast”. Foi por isso que Elise (Misty) “ajudou” Pearl a “aprender” o que essas palavras são. Pearl achou que “gravely” significava “gravy” e “roast” era algum tipo de comida. Por isso, ela derramou molho de carne por todo o pôster, porque não leu as palavras corretamente!
1 Psyche-Lock Broken
Unlock Successful
Fale com Pearl:
- The night of the crime: Pearl admitirá que foi ao Inner Temple com uma panela cheia de molho de carne. Ela não queria interromper o treinamento de Maya, então foi para outro lugar e ficou por lá. Pearl adormeceu e acordou para encontrar a ponte desmoronada. Ela achou que todos a tinham deixado para trás e começou a chorar. Ela colocou a carta no incinerador e derramou molho de carne por todo o pôster.
- Lost powers: Pearl tentou várias vezes, mas não conseguiu canalizar o espírito de Dahlia. Sua teoria é que outra pessoa poderia estar canalizando o espírito dela. Pearl é muito espiritualmente poderosa, então quem estava canalizando Dahlia no momento do assassinato? Pearl dirá que era o desejo final de sua mãe.
- Morgan’s Letter: Pearl dirá que sua mãe lhe disse para ir à sua casa. Foi lá que a carta foi encontrada. Quando Pearl a encontrou, parecia que outra pessoa já a tinha aberto. A Burnt Letter será atualizada no Court Record.
Nesse momento, Godot aparece, provocando você por não proteger Maya. Será que Maya está realmente morta? Talvez amanhã, no tribunal, você descubra a verdade de alguma forma.
Vemos então Morgan, novamente aguardando ansiosamente o momento de Pearl. Esperamos que o desejo de Morgan não tenha se realizado.
Isso conclui o último dia de investigação do jogo. Agora, o resto será feito no tribunal amanhã.
Parte 4: Julgamento
Edgeworth lhe dirá que Iris será a testemunha da acusação e que ela está prestes a fazer algum tipo de confissão. Von Karma está fora do cenário, já que ela e Sister Bikini estão ajudando com os Psyche-Locks, e devem terminar em cerca de três horas. Então, seu oponente hoje será, é claro, Godot.
Agora começa o seu julgamento mais difícil até agora. Hoje, a verdade finalmente virá à tona!
O Juiz Canadense (aquele com a barba amarela) que estava presente ontem está ausente devido a uma febre. Portanto, o juiz familiar (com a barba branca) estará substituindo seu irmão mais novo. Godot chama Iris para o banco das testemunhas.
Iris confessará que desempenhou um papel no assassinato! Aparentemente, ela estava tentando encobrir o verdadeiro assassino! Após Elise (Misty) morrer, ela pegou o corpo e o profanou! E quem ela está protegendo? Ninguém menos que Maya! Mas como Maya poderia matar Elise (Misty)? Nem Iris sabe!
As coisas já estão ficando complicadas, enquanto Iris testemunha sobre essa “confissão”.
Além disso, o Iris’s Testimony foi amassado e enfiado no bolso, pois essa evidência não pode ser usada devido às mudanças nas circunstâncias.
Iris’s Testimony: The Real Murderer
- Eu fui ao Inner Temple naquela noite e vi tudo acontecer no jardim.
- Eu vi Mystic Elise atacar Mystic Maya com seu cajado!
- Enquanto Mystic Maya ainda estava cambaleando, Mystic Elise se aproximou para dar um golpe fatal!
- Mystic Maya tentou desesperadamente se defender e roubou a arma…!
- Foi apenas em legítima defesa! Não se pode culpá-la por isso!
The Real Murderer: Cross-Examination
Pressione a terceira declaração. Iris diz que Elise (Misty) jogou seu cajado no chão e puxou uma adaga. Quando perguntado se você tem algum problema, escolha There is one thing… Uma nova declaração será adicionada.
She threw her staff away and pulled a dagger from inside her robe!
Presente o Victim’s Staff nesta declaração. Elise (Misty) não precisaria de uma adaga, porque ela já estava segurando uma arma, uma espada escondida dentro de seu cajado. Godot dirá que isso não importa porque não muda o fato de que Elise tentou matar Maya. Mas você sabe que ela não faria isso. Presente o Elise Deauxnim’s Profile. Você revelará ao tribunal que Elise era, na verdade, a mãe de Maya, Misty Fey. Então, por que Misty mataria sua própria filha?
Godot apresenta algo do testemunho de Iris: a adaga. Acontece que ela estava atrás do pinheiro no jardim após a batalha entre mãe e filha. Ela tem algum sangue, mas Godot ainda não confirmou de quem é. A Dagger será adicionada ao Court Record e será submetida a alguns testes.
O juiz pedirá que Iris testemunhe sobre a batalha entre Misty e Maya.
ALTERNATIVAMENTE, você pode apresentar o Elise Deauxnim’s Profile na segunda ou terceira declaração antes de apresentar o cajado. Isso mostrará que Elise nunca tentaria matar Maya, já que ela é sua própria filha. No entanto, Godot simplesmente descartará isso como violência doméstica. Embora isso o redirecione de volta ao testemunho de Iris, você não precisará apresentar esse fato ao juiz mais tarde.
Iris’s Testimony: The Battle
- Mystic Maya cambaleou brevemente após ser atingida na cabeça com o cajado…
- Mas então ela desviou do próximo ataque de Mystic Elise e roubou sua arma!
- De repente, Mystic Elise foi colocada na defensiva, com as costas voltadas para a lanterna de pedra.
- Foi então que Mystic Maya esfaqueou Mystic Elise!
- Mystic Elise conseguiu arremessar a faca para longe, mas então… então… ela caiu.
The Battle: Cross-Examination
Apresente o Elise’s Autopsy Report na quarta declaração. Se Misty estava com as costas voltadas para a lanterna, Maya a teria esfaqueado pela frente. No entanto, o relatório da autópsia afirma que ela foi esfaqueada pelas costas, então, se as costas de Misty estavam cobertas, teria sido impossível para Maya esfaqueá-la pelas costas!
Godot agora argumenta que o jardim estava completamente escuro e era escuro demais para Iris ver o crime sendo cometido, já que nenhuma das lanternas estava acesa. Godot apresentará a Stone Lantern, que será adicionada ao Court Record. Droga! Ele acabou de eliminar a contradição com algumas explicações.
O juiz notará o sangue escrito na lanterna. Godot reage com choque, pois ele não havia visto a escrita nela. O que há de errado com a visão dele afinal?
Iris agora testemunhará sobre seu papel como cúmplice no crime.
Iris’s Testimony: Sister Iris’s Cover-Up
- Depois que Mystic Elise morreu… eu chamei por Mystic Maya.
- Achei que era meu dever proteger a futura Mestra da Tradição Kurain.
- Então eu removi o corpo do Inner Temple sozinha…
- Eu o arrastei até atravessar a Dusky Bridge.
- Então usei o snowmobile para levá-lo de volta ao Hazakura Temple e…
- …usei o Shichishito para alterar a aparência do ferimento!
Sister Iris’s Cover-Up: Cross-Examination
Pressione a quinta declaração e pergunte About the tracks. Iris dirá que deixou o templo enquanto ainda estava nevando. Ela voltou depois que a neve parou. Quando perguntado se isso era importante, diga It’s very important. Uma nova declaração será adicionada.
By the time the murder took place, the snow had already stopped.
Ah-ha! Uma contradição! Apresente o Weather Data na quarta declaração. Primeiro, a neve havia parado às 10:50 PM, antes do assassinato. E segundo, um raio atingiu a ponte, incendiando-a cinco minutos antes. Iris fica chocada ao ouvir isso. Como ela não sabia que a ponte estava em chamas?
Godot afirmará novamente que a contradição não é importante, pois dois fatos ainda são relevantes: o corpo de Misty foi, de alguma forma, transportado através da ponte e Iris o levou ao templo, onde o profanou. Godot quer que você explique como tudo isso aconteceu, mesmo que a ponte tenha desabado. Mais um testemunho de Iris.
Iris’s Testimony: Moving the Body
- Além de andar pela ponte, não há outra maneira de mover o corpo.
- Então eu… devo ter ficado confusa, eu acho.
- A neve ainda estava caindo ou já tinha parado…? Isso realmente importa tanto assim?
- Ou você está dizendo que há uma maneira de atravessar uma ponte em chamas?
Godot apresenta a Dusky Bridge Photo, que é adicionada ao Court Record. Parece que um dos cabos está faltando.
Moving the Body: Cross-Examination
Apresente o Larry’s Sketch em qualquer uma das declarações de Iris. Você diz que é Iris, voando sobre a ponte. Parece que o brilhante e altamente talentoso aprendiz de Elise (Misty), Larry, desenhou o esboço com base no que ele viu naquela noite, Iris voando sobre a ponte. Godot quer que você mostre que o esboço é importante. Diga que o esboço é uma contradição completa (para um momento de hilaridade e sem penalidade, diga que o esboço retrata exatamente o que aconteceu). Larry desenhou “exatamente” o que viu, então o esboço contradiz a realidade. Agora, você deve apresentar a contradição no esboço. Apresente um dos cabos de suspensão em qualquer lado superior da tela (tente o lado esquerdo primeiro, já que o cabo direito pode não funcionar).
Godot quer provas. Apresente a Dusky Bridge Photo. No esboço, os cabos estão acima da ponte. Na foto, no entanto, eles estão abaixo! Sua explicação? Laurice (Larry) estava esperando o amor da sua vida vir até ele. Ele adormeceu mais tarde, deitado de costas! Quando o raio caiu, ele viu a figura voar “de costas”! Sua conclusão? O que Larry viu e desenhou estava de cabeça para baixo!
Portanto, Elise (Misty) não estava voando sobre a ponte, ela estava balançando por baixo dela com uma corda, como um pêndulo. Godot quer provas, já que a corda teria que ser longa o suficiente e estar pronta com antecedência. Você diz que isso não foi possível, pois a corda já estava lá desde o começo. Quando solicitado por provas, apresente a Dusky Bridge Photo. Provavelmente, uma das cordas se soltou com o fogo, então o criminoso a amarrou ao corpo de Elise (Misty) e a balançou sobre o rio.
Godot quer provas de que isso realmente aconteceu. Apresente o Elise’s Autopsy Report ou o Crystal Sphere. Quando usaram a corda para transportar o corpo de Elise (Misty) para o outro lado do rio, a margem oposta estava 10 pés mais baixa do que o outro lado e, como resultado, Elise (Misty) caiu 10 pés no chão, fazendo com que o Crystal Sphere fosse derrubado do cajado. Além disso, a famosa cena de café no rosto também acontece aqui, para te acalmar.
Ah, Dahlia, como sentimos sua falta…
Godot agora perguntará quem teria recolhido o corpo do outro lado da ponte, já que ninguém poderia cruzá-la. Apresente o Iris’s Profile. Ela estava no Inner Temple depois que Bikini a viu com as costas machucadas, no entanto, ela foi vista no Hazakura Temple na mesma hora. Isso significa que Iris estava em dois lugares ao mesmo tempo. A razão? A Iris no Inner Temple não era realmente Iris, pois ela não sabia nada sobre a ponte em chamas e o pêndulo. Se você a viu aqui, então quem está no banco das testemunhas não é Iris.
Isso deixa uma última questão: quem é essa “Iris” no banco das testemunhas agora? Finalmente, o momento da verdade, apresente o Dahlia Hawthorne’s Profile. Mas Dahlia não está morta? Sim, mas isso não significa que ela não pode caminhar sobre a face da Terra mais uma vez, graças à Kurain Channeling Technique. Você explica que o canal foi todo planejado por sua mãe, Morgan. Alguém canalizou Dahlia após as 10:00 PM, então a Iris vista no jantar e a que te entregou seu capuz era a verdadeira.
Godot agora lembrará que a verdadeira Iris foi encontrada em seu quarto e foi presa, enquanto a “Dahlia” Iris estava presa no Inner Temple. Houve algum momento em que elas puderam trocar de lugar? Diga There was one… Por vários minutos, Iris desapareceu porque alguém a libertou. Quando perguntado quem, apresente o Miles Edgeworth’s Profile. Quando ele estava sozinho com ela no Training Hall, um terremoto aconteceu, fazendo com que Edgeworth desmaiasse. E como apenas Edgeworth estava vigiando-a, Iris teve a chance de se mover livremente e teve tempo suficiente para trocar de lugar com sua irmã gêmea!
Neste ponto, Iris não tem mais motivo para esconder sua verdadeira identidade e revela seu verdadeiro nome e ocupação… Dahlia Hawthorne, aposentada permanentemente. Faz muito tempo…
Ainda no tribunal, Dahlia testemunhará sobre seu papel no momento do crime.
Dahlia’s Testimony: The Plan
- …Todo o plano começou com a minha morte.
- Um plano estúpido elaborado por Morgan Fey para fazer sua própria filha a próxima Mestra.
- Mas para funcionar… Maya Fey teria que morrer primeiro.
- A ideia era que eu matasse Maya e a culpa fosse jogada sobre Iris.
- O plano deu errado… mas parece ter funcionado de qualquer maneira.
Matar Maya!?
The Plan: Cross-Examination
Pressione todas as declarações:
- 1ª: Descobre-se que Morgan e Dahlia se encontraram no ano passado quando a primeira foi transferida para a mesma prisão que a última. Como Dahlia estava no corredor da morte, Morgan discutiu o plano com Dahlia, pois sabia que sem ela, Iris e Maya, Pearl seria a única criança a ocupar a posição de Master.
- 2ª: Dahlia culpa os sonhos de sua mãe pelo fato de que Pearl nasceu.
- 3ª: Pearl não concordaria com isso. Dahlia dirá que Morgan não se importava com Pearl de forma alguma; o que ela sempre quis foi a posição de Master.
- 4ª: O motivo pelo qual Dahlia jogou a culpa em Iris é que, afinal, elas são idênticas. Por que ela faria isso? Dahlia descreve Iris como uma traidora.
- 5ª: Você descobrirá que Dahlia achava o plano de Morgan para matar Maya a fim de colocar Pearl na posição de Master estúpido e sem sentido. Se era assim, por que ela seguiu o plano? Dahlia diz que foi para seus próprios propósitos.
Depois de pressionar todas as declarações, uma nova será adicionada.
Você entende por que eu mataria Maya Fey agora? Qual era o meu objetivo?
Aqueles que se lembram do primeiro e do quarto episódio deste jogo entenderão o motivo. Apresente o Mia Fey’s Profile. Cinco anos atrás, Dahlia foi condenada à morte graças a Mia. Dahlia a odiava desde então e queria vingança. No entanto, como Mia morreu, ela pensou que seria impossível se vingar diretamente da falecida, então seu próximo plano foi matar alguém que Mia amava profundamente. Neste caso, sua irmã, Maya. É por isso que Dahlia seguiu o plano de Morgan para matar Maya, como uma forma de se vingar de Mia!
Dahlia dirá que se materializou às 21h30 e foi para o Inner Temple, carregando um cajado, o que deve significar que Misty estava canalizando-a. Ela encontrou Maya em frente à lanterna. Ela não tem uma lembrança clara do que aconteceu, mas Dahlia sabe que foi esfaqueada. Pensando que era Maya, ela pegou o sangue dela e escreveu seu nome antes de desmaiar.
Quando ela recobrou a consciência, estava presa na Sacred Cavern, graças à fechadura. Ela não sabe se matou Maya ou não e jurou não voltar para o inferno até que isso fosse confirmado.
Ela tentou sair, mas a fechadura estava no caminho. Tentou destrancá-la, mas alguém entrou, provavelmente Pearl? Dois dias depois, ela finalmente conseguiu abrir a fechadura, mas a polícia estava por toda parte, então ela a trancou novamente.
Então, após um terremoto, ela avistou Iris sozinha e pensou que elas poderiam trocar de lugar. Quando ela ouviu tudo, pensou que realmente havia matado Maya e que estava sendo canalizada por Pearl. Dahlia não acredita que tenha matado Maya diretamente, mas suspeita que ela tenha cometido suicídio pulando no Eagle River, ao saber que matou sua própria mãe. Isso significa que Maya está morta!?
E quando “Sim” parece ser a resposta mais provável, o telefone de Godot toca. Eles informam que finalmente conseguiram destrancar as fechaduras e abrir a caverna. Então, quem eles encontraram!? Iris… e ninguém mais!
Maya está… morta?
Antes de você começar a lamentar, Godot faz uma pergunta: Maya se jogou no rio por culpa? Godot acha que não, pois é impossível. Quando solicitado a provar sua alegação, apresente o Hazakura Temple Map ou a Dusky Bridge Photo. Como a ponte havia caído, Maya só poderia ter pulado do lado do Inner Temple. E, se ela tivesse feito isso, teria caído na plataforma rochosa abaixo.
Dahlia agora faz uma pergunta: onde está Maya? Você sabe que ela não estava no Inner Temple depois que a ponte desabou e acabou de descobrir que ela não estava na plataforma rochosa. Isso deixa uma última possibilidade. Ao ser perguntado onde Maya está agora, diga que ela está neste tribunal. Como isso é possível? Alguém poderia estar canalizando Dahlia agora? Quando perguntado quem, apresente o Maya Fey’s Profile. Pearl poderia canalizá-la, mas ela não conseguiu, então deve ter achado que outra pessoa a canalizou primeiro. Escolher “in the Inner Temple” ou “in Hazakura Temple” dará uma penalidade.
Mesmo que Maya estivesse morta, alguém que não fosse Pearl não teria poderes espirituais.
Então você conclui: depois que Maya foi atacada, ela tentou fugir, mas a ponte estava em chamas. Ela se perguntou onde poderia ser um bom lugar para se esconder. Eventualmente, Maya percebeu que o melhor lugar era dentro de sua agressora. Ela deve ter se trancado na caverna na sala de treinamento e canalizado Dahlia, pois sem Maya, Dahlia nunca a encontraria enquanto estivesse tomando conta de seu corpo.
Maya não é exatamente um gênio, então o que a levou a ter uma ideia tão esperta? É aí que entra Mia, canalizada por Pearl. Ela diz que deu a ideia para Maya. Mia revela a Dahlia que Maya desmaiou quase ao mesmo tempo que ela. Quando Maya recobrou a consciência, sabia que precisava de ajuda, então escreveu uma carta e canalizou Mia para pedir conselhos. Depois de ler, Mia soube que Dahlia não deveria ficar à solta, então orientou Maya a se trancar na caverna e canalizar Dahlia antes que Pearl o fizesse, pois não fazê-lo seria um desastre para todos.
Agora veja você e Mia destruírem emocionalmente o orgulho de Dahlia, zombando dela por ser eternamente inferior. Como resultado, Dahlia deixará o corpo de Maya e partirá para o inferno, onde viverá em desespero por toda a eternidade.
Agora você finalmente sabe que Maya está bem. Ela desmaia.
Agora que ELA está resolvida… A verdadeira Iris retorna, e Godot lembra você do testemunho da “Senhorita Espírito Maligno”. Ela disse que ia matar Maya, mas foi esfaqueada nas costas quando tentou. Então, resta uma pergunta: quem matou Misty Fey? Godot quer chamar Maya Fey ao banco das testemunhas, pois ela foi quem presenciou o assassinato de sua mãe.
Godot desafia você a descobrir tudo… sem qualquer ajuda de Mia. O juiz declara um recesso.
Recesso
Iris contará mais sobre sua história com Dahlia. Ela ajudou Dahlia com seu plano 11 anos atrás, porque sentia pena dela. Seus pais nunca se importaram com ela, então Dahlia queria vingança. No último minuto, no entanto, Iris fugiu dela. Isso resultou no caso de 6 anos atrás. Duas pessoas suspeitaram, Mia e Diego Armando (achou que tinha esquecido dele?). Um dia, Dahlia envenenou Diego e tentou esconder o veneno dando-o a você. Ela nunca o recuperou, o que também resultou em um caso em que ela perdeu.
Você faz mais uma pergunta a Iris: Iris levou o corpo ao templo? Iris diz que sim, porque fez tudo o que alguém ao telefone disse a ela. Ela foi até a ponte, mas estava em chamas, então pegou o corpo e o levou para o templo, limpando o sangue da lâmina. O Victim’s Staff será atualizado no Court Record. Iris se recusa a dizer quem era a pessoa ao telefone e sai para ser interrogada. Antes de ir para as câmaras, ela tem algo mais para contar a você depois.
Mia aparecerá e dirá que Maya está fisicamente bem, mas emocionalmente abalada pelo fato de sua mãe ter acabado de morrer. Mia dirá que Maya ficará bem e é forte o suficiente para testemunhar. Ela deixará você descobrir a verdade sozinho.
Como a pessoa ao telefone ainda estava no Inner Temple após o crime, você terá que descobrir quem era e quem matou Misty… tudo sozinho!
—
O juiz vai anunciar os resultados do teste da adaga. O sangue nela não era de Misty, mas eles não tiveram tempo de verificar de quem era o sangue. A Dagger será atualizada.
Maya será chamada, visivelmente chateada com sua linhagem, para dizer o que viu.
Para você, embora ela seja sua melhor amiga, ainda precisa descobrir a verdade por conta própria, pois esta será a única vez em que poderá fazer o contra-interrogatório de Maya. Mesmo com sua relutância, felizmente, esta é a última parte do julgamento e do jogo como um todo.
Maya’s Testimony: At the Inner Temple
- Eu estava passando pelo jardim a caminho de uma sala de preparação quando aconteceu.
- De repente, alguém me golpeou na cabeça…
- Cambaleei… e acabei contra a lanterna de pedra.
- Acho que gritei: “Me ajudem!”
- Então algo quente espirrou em mim…
- Foi quando… perdi a consciência.
At the Inner Temple: Cross-Examination
Pressione a quarta afirmação. Maya dirá que essa foi sua última esperança. Quando tiver a escolha, pergunte sobre “Minha última esperança”. Maya acabará revelando que havia outra pessoa atrás do agressor. Ela então dirá que quis manter isso em segredo. Uma nova afirmação será adicionada.
- Eu pude ver um homem atrás do meu agressor, à luz da lanterna de pedra.
Apresente a Stone Lantern nessa afirmação. As luzes estavam apagadas, então não havia como ela ver a pessoa atrás de seu agressor, muito menos reconhecê-la como um homem. Maya não quer que você continue, mas você precisa descobrir a verdade. Quando perguntado quem era essa pessoa, apresente o Perfil de Godot. Você pede ao tribunal que apague as luzes. Eles fazem isso e, adivinhe só? O visor luminoso de Godot é claramente visível. Parece que Maya viu Godot.
Godot pede ao juiz para perguntar se Maya viu o visor luminoso de Godot. Maya nega e diz que sabia que era um homem por outras razões. Maya vai testemunhar novamente.
Maya’s Testimony: The Killer
- …Quando recuperei a consciência, estava apenas deitada no chão da Sala de Treinamento.
- Quando voltei ao jardim, o lugar já estava totalmente diferente…
- As tochas estavam acesas… e o corpo havia desaparecido.
- E toda a neve ao redor da lanterna de pedra havia sido cuidadosamente limpa também.
- Como a pessoa fez todo esse trabalho sozinha, presumi que fosse um homem…
The Killer: Cross-Examination
Primeiro, pressione a terceira afirmação. Você vai levantar uma pergunta: por que o assassino acendeu as tochas? Por que ele se deu ao trabalho de mover o corpo?
Pressione a quarta afirmação. A neve foi removida de uma maneira retangular, algo fora do comum. O assassino provavelmente tentou remover a neve para cobrir o sangue. Mas por que tanto?
Agora, pressione a segunda afirmação. Você pergunta a Maya por que o assassino mexeria na cena do crime (ela só responderá se você pressionar as afirmações acima). Maya vai supor que foi para protegê-la. Se Bikini visse o sangue, ela teria pensado que Maya era a culpada, já que ela era a única pessoa ali. Uma nova afirmação será adicionada.
- Acho que foi por minha causa que o assassino limpou as evidências do que aconteceu.
Apresente a Stone Lantern nessa afirmação. O assassino removeu a neve coberta de sangue e levou o corpo, mas ele esqueceu de fazer uma coisa: apagar a escrita com sangue que dizia “Maya”. Como ele pôde cometer esse erro se estava tentando protegê-la? Quando perguntado por uma explicação, diga que O assassino não percebeu isso. Qualquer um teria percebido a escrita, exceto pessoas com certas condições. Quando perguntado quem poderia ter deixado passar, apresente o Perfil de Godot.
Você lembra o tribunal sobre eventos recentes. Godot apresentou a lanterna de pedra e não percebeu o sangue vermelho. Você então recorda o caso do envenenamento no Trés Bien, quando Godot apresentou o avental e não percebeu o ketchup. Godot admitirá que ele não pode enxergar a cor vermelha através de seu visor.
Se isso é verdade, então Godot é o assassino. Você explicará sobre a neve removida. Se o assassino quisesse remover a neve com sangue, por que ele simplesmente não teria removido apenas a parte ensanguentada em vez de todo o quintal? O assassino não poderia ter visto o sangue, não porque as lanternas estavam apagadas, como você já provou que estavam acesas.
Nesse momento, Maya interrompe. Mas por que ela está defendendo Godot? Ela solicita outro depoimento, desta vez sobre Pearl.
Maya’s Testimony: After the Incident
- Pearly também ficou presa do lado do Inner Temple naquela noite!
- Na manhã seguinte, ela olhou em volta, mas não conseguiu encontrar ninguém.
- No dia seguinte, quando a ponte finalmente foi consertada, ela estava na sala de preparação.
- Foi então que o Sr. Godot chegou ao Inner Temple pela primeira vez!
- Ele encontrou Pearly primeiro e logo a animou!
After the Incident: Cross-Examination
Pressione a quinta afirmação. Você ouvirá de Godot que ele estava investigando. Pergunte sobre a investigação de Godot. O que exatamente ele encontrou no Inner Temple? Godot dirá que encontrou um pôster com Misty Fey nele “vestida com seu deslumbrante traje japonês, cercada pelo tom e aroma dos gostos ocidentais”.
Aí está, o ponto fraco! Apresente o Hanging Scroll na quarta afirmação. Se ele tivesse visto o pergaminho com Misty Fey, então, da maneira que ele o descreveu, ele o viu antes do assassinato acontecer, pois depois estava coberto de molho. Portanto, Godot esteve lá muito antes do crime.
Mas por que Godot estava no Inner Temple? Ele poderia ter sabido do plano o tempo todo? Se sim, como? Quando tiver a chance, apresente a Burnt Letter. Morgan planejou o assassinato há um ano, mas quando Pearl encontrou a carta, o lacre estava rompido, como se alguém já a tivesse aberto. Como Godot poderia ter visto isso se a carta estava escondida? Provavelmente por uma de suas visitas ao Detention Center. Em algum momento, Morgan contou a ele sobre a carta. Godot provavelmente soube da carta porque estava escutando escondido!
Godot fará mais uma pergunta: por que ele iria se dar ao trabalho de ler uma carta depois de escutar, ir ao Inner Temple esperar o crime ocorrer e sacrificar alguém apenas para proteger uma pessoa que ele não conhece? Godot não teria razão para salvar Maya do perigo se ele não a conhecesse. Mas, você já deveria saber que ele a protegeu por outro motivo. Quando perguntado para apresentar uma prova desse motivo, apresente o Perfil de Mia Fey.
Godot havia trabalhado ao lado de Mia como advogado de defesa. E seu nome verdadeiro é Diego Armando!
A Tragédia de Godot
Godot agora contará a história de sua tragédia. Tudo começou após o caso com Fawles. Seis meses depois do caso, no qual Mia não conseguiu desmascarar Dahlia, Dahlia quis falar com Diego. Diego foi ao tribunal e foi envenenado por ela. Ele entrou em coma por cinco anos antes de finalmente acordar. Quando acordou, ele já havia perdido tudo. Mia estava morta e Dahlia foi condenada à morte. Godot culpou você por não proteger Mia porque, segundo ele, você poderia tê-lo feito enquanto ele estava fora.
Diego, agora Godot, estava muito angustiado por não conseguir proteger Mia, mas aquele dia fatídico lhe deu uma chance de se redimir. Ele ouviu o plano de Morgan, dando-lhe esperança. Ele poderia proteger a única irmã de Mia para compensar as coisas, mas para isso, ele precisava de ajuda. Ele entrou em contato com Misty, que concordou em ajudar, pois a vida de Maya estava em perigo. Ele também entrou em contato com Iris, que ajudou com o assassinato.
Elise (Misty) fez Pearl ler com ela para que Pearl não fosse ao Inner Temple canalizar Dahlia. No entanto, Pearl foi ao templo de qualquer maneira por causa de sua preocupação com Maya. Isso deixou Misty sem escolha. Ela canalizou Dahlia antes que Pearl pudesse, e Godot saiu do esconderijo para salvar Maya, sacrificando, no entanto, a vida de sua mãe.
Godot (Diego) terminou sua confissão e pede para você fazer o resto. Você já provou o motivo dele, mas agora precisa provar ao tribunal que Godot (Diego) matou Misty. Agora você ouvirá o último depoimento do jogo, muito para a relutância de Maya.
Maya’s Testimony: The Time of the Murder
- …Pouco antes de acontecer, acho que vi algumas luzes vermelhas. Três delas.
- Pensei em pedir ajuda, mas… então fui respingada com sangue!
- Ela não estava morta, porém… e atacou o inimigo atrás dela.
- De repente, as luzes vermelhas se apagaram e toda a área ficou escura.
- …Logo depois, houve um grito horrível!
- Logo depois disso… Dahlia desabou e eu perdi a consciência.
The Time of the Murder: Cross-Examination
Pressione a quinta afirmação. Maya diz que ouviu um grito assim que as luzes se apagaram. Ela acha que Dahlia usou a espada do bastão de Misty e feriu o assassino, que pegou a espada de volta e desferiu o golpe final. Quando perguntado se você concorda, diga Há uma contradição. Maya acabou de dizer em seu depoimento que o sangue foi respingado em suas roupas antes de ela ouvir o grito, provavelmente porque a espada já estava dentro de Dahlia, então ela deve ter usado outra coisa para ferir o assassino. Quando perguntado o que foi usado, apresente o Dagger.
A adaga já foi testada, e o sangue nela não era da vítima, então só poderia ser do assassino. Você solicita que o sangue na adaga seja analisado mais a fundo, já que nem mesmo Godot poderia refutar os resultados. No entanto, tanto Godot quanto Maya se opõem, com Godot afirmando que ele nunca seria tão descuidado a ponto de submeter a adaga ao tribunal como prova, e Maya apontando que não há manchas de sangue visíveis ou rasgos nas roupas de Godot. Você tenta argumentar que ele poderia ter trocado de roupa, mas é rapidamente lembrado por Maya que Godot não teve oportunidade de fazer isso, já que estava preso no Inner Temple e não poderia ter planejado tão à frente. Após ser confrontado com suas teorias, você recebe uma chance, e apenas uma, para encontrar onde está o ferimento. Apresente o Profile de Godot. Agora está bastante óbvio. O ferimento está escondido sob a máscara de Godot!
Agora assista às cenas seguintes que revelam os desdobramentos explicados abaixo. Até lá…
Sister Iris é considerada INOCENTE.
Bridge to the Turnabout – O que realmente aconteceu
Tudo começou com a rivalidade entre Morgan Fey e Misty Fey na disputa pelo posto de Mestre da Técnica de Canalização de Kurain. Morgan era casada com um joalheiro e tinha duas filhas gêmeas, Dahlia e Iris Hawthorne. O homem casou-se com Morgan porque desejava poder; Morgan era a mais velha e, segundo a tradição, a irmã mais velha deveria ser a mais espiritualmente poderosa. Contra todas as probabilidades, Misty tinha mais poder espiritual e conquistou o posto de Mestre. Isso deixou Morgan como parte da família secundária, cuja função era servir ao Mestre.
Eventualmente, Misty se envolveu no Incidente DL-6, no qual foi convocada pela polícia para identificar um assassino. No entanto, isso terminou em desastre quando o homem que ela nomeou foi considerado inocente. Misty foi humilhada e rotulada como uma fraude. Ela deixou a vila e suas filhas para trás, levando consigo o talismã do Mestre. Começou uma nova vida como autora de livros infantis sob o pseudônimo Elise Deauxnim.
Com Morgan perdendo sua chance de se tornar Mestre, seu marido a abandonou, levando as duas filhas com ele. Mais tarde, ele se casou com outra mulher. Dahlia convenceu seu pai a expulsar Iris porque sabia que ele não gostava de crianças e que sua nova esposa já tinha uma filha, Valerie Hawthorne. Iris foi enviada para o Templo Hazakura, onde foi criada por Sister Bikini, a madre superiora do templo.
Dahlia cresceu odiando sua família. Aos 14 anos, ela elaborou um plano para se vingar de seu pai: fez com que seu namorado, Terry Fawles, fingisse sequestrá-la e mantê-la como refém na Ponte Dusky. Em troca de Dahlia, Terry deveria exigir um diamante no valor de 2 milhões de dólares de seu pai. Sua meia-irmã, Valerie Hawthorne, estava envolvida no plano e forneceu o diamante conforme combinado. Iris também fazia parte do plano, mas desistiu no último momento. Na Ponte Dusky, Dahlia pegou o diamante e saltou no rio. Ela perdeu o diamante, mas foi salva por Iris, que a ajudou a se recuperar. Dahlia ficou furiosa com Iris por traí-la. Fawles foi acusado e condenado pelo “assassinato” de Dahlia Hawthorne, sendo a principal testemunha Valerie Hawthorne. Ele foi enviado para a prisão com sentença de morte. Dahlia mudou seu nome para Melissa Foster e começou uma nova vida.
Dois anos depois, Morgan se casou novamente e deu à luz Pearl Fey. Seu segundo marido também a abandonou pouco tempo depois. Pearl era espiritualmente forte, e Morgan começou a sonhar com o dia em que Pearl conquistaria o posto de Mestre. Para realizar esse sonho, porém, todos os membros da família principal precisariam morrer.
Anos depois, Mia Fey, uma das filhas de Misty, deixou a vila para se tornar advogada de defesa. Ela queria descobrir o que havia acontecido com sua mãe e evitar qualquer disputa familiar que pudesse surgir entre ela e sua irmã, Maya, pelo posto de Mestre. Mia começou um relacionamento com Diego Armando, seu mentor e advogado sênior. Eles se apaixonaram e se tornaram um casal.
Os dois acabaram envolvidos em um caso no qual Terry Fawles foi acusado de escapar da custódia policial e assassinar a mulher que o havia condenado no caso de sequestro cinco anos antes: Valerie Hawthorne. A principal testemunha era uma mulher chamada Melissa Foster, que, na verdade, era Dahlia Hawthorne disfarçada. Mia conseguiu expor a verdadeira identidade de Dahlia e quase venceu o caso, mas, no final, Terry cometeu suicídio, e Dahlia foi absolvida. Isso deixou cicatrizes emocionais em Mia, Armando e Edgeworth, o promotor desse caso. Mia e Armando continuaram perseguindo Dahlia.
Eventualmente, Armando e Dahlia tiveram uma conversa no tribunal. Dahlia colocou veneno no café de Armando, que, após beber, desmaiou e entrou em coma por cinco anos. Dahlia procurou alguém para ajudá-la a esconder o veneno. Ela encontrou um estudante universitário chamado Phoenix Wright e deu a ele um colar contendo o veneno, que Phoenix pensou ser um símbolo de seu amor. Dahlia tentou recuperar o colar, e Iris, suspeitando que ela mataria Phoenix para consegui-lo, fingiu namorar Phoenix. Durante esse tempo, Iris começou a se apaixonar por Wright.
Seis meses depois, Dahlia decidiu que já havia esperado o suficiente e decidiu agir, planejando matar Phoenix, mas precisando matar seu ex-namorado, Doug Swallow, primeiro, pois ele conhecia a verdadeira natureza de Dahlia. Phoenix foi preso pelo assassinato de Swallow, com Dahlia como testemunha. Isso criou um novo caso, no qual Mia voltou para se vingar de Dahlia. Desta vez, Dahlia foi condenada pelo assassinato de Armando e Swallow e pela tentativa de assassinato de Wright, sendo sentenciada à morte.
Anos depois, Morgan conspirou com Dahlia na prisão para matar Maya e garantir a posição de Mestre para Pearl. Dahlia concordou em ajudar, mas com seus próprios motivos: vingar-se de Mia, mesmo depois de sua morte.
Cinco anos após o envenenamento, Diego finalmente acordou de seu coma, mas agora cego e com os cabelos brancos. Ao descobrir que Mia Fey estava morta, ele assumiu uma nova identidade como Godot e se tornou promotor, decidido a proteger Maya e se vingar de Dahlia Hawthorne.
Epílogo: Bridge to the Turnabout
Ao assistir ao final, apresente o perfil de Pearl Fey quando solicitado. Phoenix gritará “Objection!” em determinado momento, e os créditos começarão a rolar! Parabéns, você acaba de finalizar Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations!
Esse é o fim do jogo e, infelizmente, o fim da trilogia original de Phoenix Wright. No entanto, este não é o fim da série Ace Attorney. No próximo jogo da série, um novo herói ocupará a cadeira da defesa. Se você quiser uma nova história e novos recursos na sequência exclusiva para Nintendo DS, vá em frente e adquira o próximo jogo. No entanto, se estiver esperando ver todos os personagens que conhece e ama (como Edgeworth, Gumshoe, von Karma, as Fey, etc.), talvez seja melhor esperar um pouco. Confie, você pode se arrepender se não jogar.
Se precisar de ajuda, venha até nós, e você terminará mais rápido do que pode dizer “Objection!”.
Por fim, se estiver assistindo aos créditos e sentir falta de Wendy Oldbag, ela volta de férias e descobre que Larry Butz não está mais por perto. Ela continua a falar sobre como ama Miles Edgeworth, etc.
Com o fim do Caso 5: Bridge to the Turnabout, terminamos nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations.