[REDACTED] é um roguelike de ação produzido pela KRAFTON, criadores de The Callisto Protocol, e ele tenta se destacar nessa enxurrada de bons Roguelike que tivemos em 2024, mas será que o jogo realmente vale a pena? É o que vamos descobrir na análise de hoje.
Um começo que chama atenção, mas…
Um Roguelike que se passa no mesmo universo de The Callisto Protocol é a última coisa que eu esperava ver este ano, mas logo de cara o jogo chama atenção pela linda direção de arte, com o cenário todo pintado como se você estivesse lendo quadrinhos americanos.
Você é um simples guarda na prisão Ferro Negro, localizada numa lua de Júpiter e que ficou abarrotada de hordas de presos infectados. Para piorar, só existe uma cápsula de fuga e você precisa disputar ela com as outras pessoas que também estão tentando fugir desse inferno.
Com essa premissa simples, o jogo começa e você precisa avançar pelos níveis matando os inimigos, coletando materiais de upgrade e eventualmente ficando mais forte para superar os desafios.
Loop de Gameplay
[REDACTED] não foge muito do loop de gameplay que você espera de um roguelike de ação, o seu personagem tem uma arma corpo a corpo e uma arma a distância que podem ser melhoradas ou comprar novas na lojinha inicial antes de começar a run.
O jogo é rápido e você precisa estar sempre se movimentando contra os inimigos que vão encher o saco com investidas pra cima de você e ataques a distância (isso quando não fazem os dois ao mesmo tempo). A gameplay é frenética, mas nada diferente do que estamos acostumados a ver nesse gênero, que nos últimos anos deu uma boa saturada.
A diversidade de inimigos poderia ter sido melhor e é um dos principais responsáveis pelo jogo ser repetitivo e cansar rápido. O design deles até que varia bastante, mas rapidamente você percebe que todos eles meio que fazem a mesma coisa e o loop de gameplay cai na mesmice muito rápido e sem muita coisa pra te estimular a continuar.
Uma coisa que vale destaque são as lutas contra chefes que são bem legais, tem designs variados e o moveset deles é desafiador, mas ao mesmo tempo a luta é justa e em nenhum momento senti que a minha morte não foi merecida e que eu poderia ter feito melhor.
A única mecânica que realmente diferencia esse jogo dos outros roguelikes é a de Rivais, onde outras pessoas estão tentando escapar da prisão, mas apenas uma vai conseguir chegar a tempo na cápsula de fuga. A interação com esses rivais é bem legal e os confrontos contra eles são extremamente difíceis.
Apesar dessa mecânica de rivais ser interessante, ela não é suficiente para encher os olhos, principalmente para quem já é fã do gênero e já está enjoado da mesmice de certos jogos. O gênero do Roguelike teve muitos jogos disruptivos nos últimos anos, como Dead Cells, Spelunky e o próprio Hades 2 que saiu este ano.
Um jogo como [REDACTED] precisa trazer algo realmente inovador pra mesa caso ele queira se destacar nesse meio, e apesar do jogo não fazer nada extremamente desastroso durante a gameplay, também falta um pouco de sal na coisa e ele é meio sem graça e repetitivo, com inimigos sempre fazendo as mesmas coisas e os mesmos ataques acontecendo.
Apresentação Audiovisual
Sinceramente, a única coisa que me fez voltar pro jogo e fazer mais runs pela prisão de ferro foi a apresentação audiovisual, que realmente se destaca. O visual cartoonesco do jogo é lindo e as interações dos personagens são muito bem feitas, além da excelente trilha sonora que toca enquanto você está arregaçando inimigos por aí e o cuidado que o jogo teve na localização ptbr, que está muito boa.
Porém, em Roguelikes de ação, esse tipo de coisa é a cereja do bolo e um bom complemento pro jogo, se a gameplay não for interessante, dificilmente o audiovisual vai compensar por isso e fazer com que os jogadores não enjoem do game.
Mas e aí, [REDACTED] vale a pena?
[REDACTED] tem boas intenções, um certo capricho nos gráficos e na direção de arte, mas a gameplay é bem genérica e repetitiva. O que pra um gênero já saturado, acaba fazendo com que o jogo caia no esquecimento, mesmo ele não sendo necessariamente desastroso na execução em si.
Ao meu ver, a desenvolvedora (mesmo tendo boas intenções) ficou com medo de arriscar demais e acabou caindo naquele limbo de jogos medíocres que não fede e nem cheira. Por sorte, o jogo está disponível por apenas R$ 66,59 na Steam, um preço bem abaixo da média do que vemos por aí. Isso faz com que ele se torne uma recomendação para fãs do gênero que só querem mais um roguelike para se distrair e não quer gastar muito.
Resumo para os preguiçosos
[REDACTED] tenta impressionar com sua boa direção de arte, mas falha no aspecto básico do gênero que é o loop de gameplay. Não chega a fazer nada extremamente desastroso, mas cai na mediocridade e rapidamente vai enjoar por ser bem repetitivo.
Prós
- Direção de arte
- Trilha sonora
Contras
- Gameplay repetitivo
- Inimigos simples demais