A reanimação de Dragon Ball teria sido uma escolha muito mais acertada do que a remasterização do arco da Ilha dos Tritões de One Piece, considerado por muitos como um dos piores de toda a série. Com o sucesso recente de Daima e sua recepção positiva, fica claro que a franquia Dragon Ball ainda possui um alcance cultural enorme e merece mais atenção.
Embora Daima mostre o esforço da Toei Animation em continuar promovendo Dragon Ball com qualidade, a franquia não tem recebido a atenção que realmente merece nos últimos anos. Um remake, reanimação ou remasterização da série original seria uma excelente forma de reintroduzir uma das partes mais subestimadas da saga para o público moderno.
Reanimar Dragon Ball seria melhor que remasterizar o arco da Ilha dos Tritões de One Piece
A adaptação original do mangá de Akira Toriyama, que vai desde o início da história até a derrota de Piccolo Jr., sempre foi a porção mais subestimada da franquia. Esta fase de Dragon Ball trouxe elementos místicos, uma narrativa mais simples e personagens carismáticos, que formaram a base da série. Além disso, o lendário editor Kazuhiko Torishima foi um dos principais responsáveis por empurrar Toriyama a desenvolver Dragon Ball Z, levando as batalhas do mangá para um novo nível.
Com o sucesso de Daima e sua qualidade nas cenas de luta, reanimar as aventuras iniciais de Goku com uma animação melhorada seria uma vitória fácil para a Toei. Embora o anime original tenha seu charme, é inegavelmente o produto animado mais fraco da era de ouro da franquia, e uma atualização visual certamente atrairia novos fãs e reacenderia o interesse dos mais antigos.
Isso contrasta diretamente com a decisão da Toei de remasterizar o arco da Ilha dos Tritões de One Piece, um dos mais criticados pelos fãs. O arco teve um vilão fraco, Hody Jones, e faltou tensão real, especialmente após o intenso treinamento de dois anos da tripulação do Chapéu de Palha. Além disso, o arco não teve o mesmo peso emocional e stakes dos arcos anteriores, como Sabaody ou Marineford.
Por que Dragon Ball deveria ter sido priorizado?
Embora um remake de Dragon Ball exija anos de preparação para ser feito corretamente, uma remasterização do anime original seria muito mais impactante do que a escolha de remasterizar o arco da Ilha dos Tritões. Afinal, este arco de One Piece ainda é relativamente recente e está no meio da série, enquanto Dragon Ball é o ponto de partida de uma das franquias mais populares do mundo.
Além disso, muitos fãs da franquia atual nunca assistiram aos primeiros arcos de Dragon Ball, o que é uma pena, já que eles trazem algumas das melhores coreografias de luta e momentos icônicos de personagens como Krillin, Yamcha, Ten Shin Han e Piccolo.
Uma decisão de negócios mais inteligente teria sido a remasterização do anime original de Dragon Ball, aproveitando o hype atual de Daima e valorizando uma parte subestimada da franquia. Além disso, remasterizar um dos arcos mais fracos de One Piece não parece uma estratégia tão benéfica a longo prazo.
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.