A Microsoft Gaming anunciou a demissão de aproximadamente 650 funcionários globalmente, o que representa cerca de 3% de sua força de trabalho. Essa nova rodada de cortes ocorre em meio ao processo de reestruturação pós-aquisição da Activision Blizzard, finalizada no ano passado. As demissões impactam, principalmente, funções corporativas e de suporte, de acordo com o CEO da divisão, Phil Spencer.
Em um comunicado interno obtido pela Variety, Spencer mencionou que o objetivo ao longo do último ano foi minimizar os impactos e integrar novas equipes, garantindo que pudessem realizar seu melhor trabalho. No entanto, ele afirmou que, como parte da reorganização da estrutura da Microsoft Gaming, foi necessário eliminar cerca de 650 cargos. O objetivo, segundo Spencer, é garantir o sucesso a longo prazo do negócio.
“Sabemos que essas mudanças são difíceis de assimilar”, disse Spencer. “Somos profundamente gratos pelas contribuições de nossos colegas que estão sendo impactados. Nos EUA, estamos oferecendo pacotes de saída com indenizações, assistência médica prolongada e serviços de recolocação. Fora dos EUA, os pacotes variam conforme a localização”, acrescentou.
Apesar das demissões, Spencer garantiu que nenhum projeto de jogos, dispositivos ou experiências será cancelado, e nenhum estúdio será fechado como resultado desses ajustes. No entanto, ele reconheceu que algumas equipes poderão ser afetadas devido à mudança de prioridades e à gestão dos ciclos de vida e desempenho dos jogos.
Essas demissões são parte de uma série de cortes que têm ocorrido na Microsoft desde a aquisição da Activision Blizzard em 2023. No início deste ano, a empresa já havia anunciado a demissão de cerca de 1.900 funcionários, representando 8% da força de trabalho naquele momento, abrangendo as divisões Xbox, Activision Blizzard e ZeniMax. Em maio, a Microsoft também fechou três estúdios — Arkane Austin, Alpha Dog Studios e Tango Gameworks — e fundiu o Roundhouse Games com a equipe de The Elder Scrolls Online da ZeniMax Online Studios.
A Microsoft não é a única empresa de jogos a realizar demissões em 2024. O setor como um todo tem enfrentado uma onda de cortes, incluindo grandes nomes como Sony Interactive, Riot Games, Take-Two Interactive e EA, todos enfrentando desafios semelhantes no cenário atual de negócios.
Essa nova rodada de demissões ressalta a difícil adaptação das gigantes de tecnologia e jogos ao ambiente competitivo e dinâmico do mercado de games.