InícioCinema e TVO que é a criatura que ataca Isildur no episódio 4 da...

O que é a criatura que ataca Isildur no episódio 4 da 2ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

PUBLICIDADE

No episódio 4 da segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, uma criatura misteriosa e assustadora ataca Isildur, mergulhando-o na lama antes de ser derrotada por Arondir. Essa criatura, descrita por Arondir como uma “coisa sem nome”, remete a monstros clássicos de fantasia, como o verme da areia de Duna. No entanto, essa entidade tem raízes na obra de J.R.R. Tolkien, sendo parte do enigmático grupo conhecido como “coisas sem nome”.

PUBLICIDADE

As “Coisas Sem Nome” no Legendarium de Tolkien

O que é a criatura que ataca Isildur no episódio 4 da 2ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

A criatura que surge no episódio é identificada como uma das “coisas sem nome”, mencionadas por Gandalf em O Senhor dos Anéis. Gandalf descreve essas entidades como seres que habitam as profundezas da Terra, abaixo até mesmo das minas mais profundas dos anãos, e que são tão antigas que nem Sauron as conhece. Essa descrição sugere que as “coisas sem nome” são anteriores à maioria das criaturas conhecidas da Terra-média, possivelmente tão antigas quanto os próprios Ainur, as primeiras criações de Eru, o Deus do universo de Tolkien.

PUBLICIDADE

Apesar de sua presença no lore de Tolkien, essas criaturas permanecem um mistério, com suas origens e propósitos nunca totalmente esclarecidos. A inclusão dessas entidades em Os Anéis de Poder amplia o universo da série, adicionando uma camada de mistério e terror que remonta aos aspectos mais antigos e inexplorados da Terra-média.

Comparações e referências

A criatura que ataca Isildur lembra visualmente o monstro que aparece em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, mas em Os Anéis de Poder, ela é mais fiel ao lore, sendo explicitamente ligada às “coisas sem nome”. Bilbo Bolseiro menciona em O Hobbit um mito sobre os “Were-worms” selvagens, que nunca foram plenamente desenvolvidos no legendarium, embora Peter Jackson tenha inserido um em seu filme. A série da Amazon, ao utilizar essa criatura, faz uma homenagem a essas tradições orais e folclóricas da Terra-média, reconhecendo a possibilidade de que essas lendas possam conter verdades ocultas.

Outros exemplos de “Coisas Sem Nome”

O que é a criatura que ataca Isildur no episódio 4 da 2ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

As “coisas sem nome” já foram exploradas anteriormente em Os Anéis de Poder. Na primeira temporada, um monstro marinho que ataca um navio onde Sauron estava foi descrito como um “verme” pelos sobreviventes. A série sugere que essas criaturas antigas e enigmáticas ainda habitam os lugares mais profundos e perigosos da Terra-média, mantendo sua presença oculta e aterrorizante ao longo das eras.

Essas entidades reforçam a ideia de que há perigos na Terra-média que são mais antigos e mais aterrorizantes do que Orcs e outras criaturas conhecidas, ecoando as palavras de Gandalf sobre as profundezas do mundo, onde coisas ainda mais antigas e malignas espreitam.

Se passando milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, a série ocorre durante o período conhecido como a Segunda Era da Terra Média, mostrando a ascensão de Sauron ao poder e a criação dos Anéis do Poder. A produção foi criada por J. D. Payne e Patrick McKay com base na obra de J. R. R. Tolkien.

Confira também:

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.