InícioCinema e TVEntenda o final do episódio 4 da 2ª temporada de House of...

Entenda o final do episódio 4 da 2ª temporada de House of the Dragon

PUBLICIDADE

O episódio 4 da 2ª temporada de House of the Dragon é, sem dúvida, um dos mais épicos e memoráveis da série até agora. Depois da morte do Rei Viserys I na temporada passada e da disputa pela sua sucessão, o reino cai em caos com a família Targaryen em facções que apoiam quem acreditam ser o herdeiro legítimo: Rhaenyra Targaryen ou Aegon II.

PUBLICIDADE

No episódio 4, a série mostra a primeira grande batalha da Dança dos Dragões, a Batalha de Pouso de Gralhas, em que a guerra oficialmente faz jus ao seu nome. Criston Cole atrai os Pretos para que enviem Rhaenys com Meleys para combater as tropas dos Verdes, esperando emboscá-la com o maior dragão ainda vivo, Vhagar, montado pelo Príncipe Aemond Targaryen.

Aegon está morto no final do episódio 4?

Aegon II realmente morreu em House of the Dragon?
Reprodução: House of the Dragon
PUBLICIDADE

Aegon II não fazia parte do plano de Criston Cole e Aemond para emboscar os Negros em Pouso de Gralhas, mas ele chega à batalha por conta própria. Aegon monta Sunfyre, considerado o mais belo dos dragões em House of the Dragon por suas vibrantes escamas douradas. Infelizmente para o rei, ele é rapidamente derrotado por Rhaenys e Meleys, e a chegada de Aemond apenas sela o seu destino, com o príncipe mais jovem traindo seu irmão.

O episódio deixa o destino de Aegon em aberto, mas seria surpreendente se ele estivesse realmente morto. No livro Fogo & Sangue, ele é gravemente ferido na Batalha de Pouso de Gralhas, mas não é morto. Matar Aegon tão cedo seria uma enorme mudança na história, e não parece uma escolha que a série faria.

Por que Aemond tentou matar Aegon?

Entenda o final do episódio 4 da 2ª temporada de House of the Dragon
Reprodução: House of the Dragon

Aemond considera seu irmão mais velho um tolo que não é digno da coroa, enquanto ele trabalhou incansavelmente, fez sacrifícios e tomou enormes riscos para se moldar como o herdeiro ideal. Aemond despreza Aegon e vê a Batalha de Pouso de Gralhas como uma oportunidade de matar seu irmão mais velho e colocar a culpa em Rhaenys. Após o conflito, ele se aproxima de Aegon depois da sua queda para finalizar o serviço com sua espada, caso ele ainda não esteja morto. Se Aegon morrer, seguindo a linha sucessória, Aemond se tornaria rei, ou seja, ele tem tudo a ganhar e nada a perder ao eliminar seu irmão.

A morte de Rhaenys e o que isso significa para Rhaenyra

Entenda o final do episódio 4 da 2ª temporada de House of the Dragon
Reprodução: House of the Dragon

Rhaenys Targaryen entra na batalha pelos Pretos e causa um grande impacto, eliminando centenas de forças inimigas e derrubando o Aegon II. Ela poderia ter deixado as coisas assim, tornando-se uma vitória impressionante para os Pretos, apesar da perda de Pouso de Gralhas, mas decide voltar e enfrentar Vhagar, assumindo um risco enorme de enfrentar a dragão que já era viva desde a conquista de Aegon I.

PUBLICIDADE

A morte de Rhaenys tem grandes implicações para Rhaenyra no futuro. Rhaenys é a esposa de Corlys Velaryon, o aliado mais poderoso de Rhaenyra, e ele ficará bastante abalado com sua morte, criando discordância entre os Pretos. Afinal, ele já é desconfiado de Rhaenyra e Daemon, e foi Rhaenys quem trouxe sua casa para o lado de Rhaenyra. Além disso, seu lado perdeu uma das mais poderosas e experientes montadoras, enfraquecendo sua posição daqui para frente.

Por que Rhaenyra conta a Jacaerys sobre o sonho de Aegon

Entenda o final do episódio 4 da 2ª temporada de House of the Dragon
Reprodução: House of the Dragon

Com a guerra realmente começando e o caos se instaurando, Jacaerys precisa conhecer os maiores riscos em jogo. A Batalha de Pouso de Gralhas é intercalada com uma cena de Rhaenyra contando a Jacaerys sobre a profecia do sonho de Aegon, que lhe foi passada por Viserys na primeira temporada. Jacaerys é o herdeiro de Rhaenyra, e ela provavelmente contaria a ele em algum momento, mas este é um momento crucial para fazê-lo. Ao enviar a sua primeira montadora para a guerra e elevar o perigo e destruição do conflito, ela quer garantir que o sonho de Aegon seja assegurado da melhor forma possível.

PUBLICIDADE

Como o final do episódio 4 da 2ª temporada de House of the Dragon é diferente do livro

Entenda o final do episódio 4 da 2ª temporada de House of the Dragon
Reprodução: House of the Dragon

No livro Fogo & Sangue, Aegon II é cúmplice do plano de Cole e Aemond para emboscar os Pretos em Pouso de Gralhas, e ele voa com seu irmão para atacar Rhaenys. Enquanto luta contra os dois irmãos, Rhaenys e Meleys ainda conseguem dar um golpe quase fatal em Aegon, mas eventualmente morrem para Aemond. A maior mudança no episódio é que Aemond trai seu irmão, esperando tomar a coroa para si. Rhaenys também nunca é descrita como tendo a oportunidade de escapar após derrubar Aegon.

Usando como base o livro Fogo & Sangue, House of the Dragon é a primeira série derivada de Game of Thrones. A história se passa quase 200 anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo, mostrando as intrigas da Casa Targaryen e o conflito conhecido como A Dança dos Dragões.

PUBLICIDADE

House of the Dragon está disponível exclusivamente na HBO Max.

Confira também:

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.