InícioGamesLuigi’s Mansion 2 HD – Análise – Vale a Pena – Review

Luigi’s Mansion 2 HD – Análise – Vale a Pena – Review

PUBLICIDADE

Lançado originalmente para o Nintendo 3DS em 2013, Luigi’s Mansion: Dark Moon provou que, se o 3D do portátil não um grande diferencial, ele ainda assim podia ser casa para jogos muito bons. Mais de uma década depois, a empresa japonesa volta a dar uma segunda chance para o jogo na forma de Lugi’s Mansion 2 HD.

PUBLICIDADE

Como o nome deixa bem claro, o título não se trata necessariamente de um remake, sendo mais uma adaptação com visuais atualizados do que uma reimaginação completa da experiência do passado. Mas será que gráficos mais complexos e uma disponibilidade em uma plataforma mais popular fazem desse um jogo que merece sua atenção?

PUBLICIDADE

Luigi’s Mansion 2 HD traz visuais aprimorados, mas não exatamente fieis

Luigi’s Mansion 2 HD – Análise – Vale a Pena – Review

O que chama a atenção logo de cara é o fato de que, embora Luigi’s Mansion 2 esteja mais bonito no Nintendo Switch, nem sempre isso significa algo melhor. Isso porque, ao adicionar mais detalhes a modelos e ambientes, a Nintendo também optou por mudar a iluminação de ambientes, o que nem sempre funciona a favor da experiência.

Isso fica evidente logo de cara na primeira área que exploramos, cujos corredores se tornaram muito mais sombrios. Mais do que tornar o jogo assustador, isso contribuiu para a perda de alguns detalhes interessantes e que ajudavam a dar uma cara única para a experiência. Agora, muitos deles ficam perdidos em meio às sombras.

Enquanto dá para se acostumar fácil às mudanças e a maior resolução oferecida pelo Switch tme suas vantagens, a sensação que fica é a de que algo acabou sendo perdido no processo de port. Felizmente, isso não afeta tanto o gameplay, que é a principal força do jogo, embora traga algumas heranças meio chatas do passado.

Um jogo para doses curtas

Luigi’s Mansion 2 HD – Análise – Vale a Pena – Review
Reprodução: Nintendo

No jogo, você controla o famoso Mario Verde em uma missão para restaurar a Dark Moon, um objeto especial que fazia com que fantasmas se transformassem em criaturas pacíficas. Em seu caminho, ele vai encontrar várias espécies das criaturas, que precisam ser capturadas dentro de um aspirador de pó modificado.

PUBLICIDADE

Além disso, o personagem também conta com uma série de luzes diferentes, que ajudam a deixar seus inimigos atordoados e a revelar caminhos escondidos. Também apelando para muitos quebra-cabeças, Luigi’s Mansion 2 HD se mostra um jogo divertido e variado que divide suas grandes fases em várias missões com características bastante objetivas.

Apesar de ser positivo para a jogatina em doses curtas, isso depõe um pouco contra a experiência de exploração do jogo. Logo nas primeiras fases você descobre que fugir do caminho principal vai fazer com que o protagonista se depare com muitos caminhos fechados e recompensas bastante escassas.

Para ver realmente o que cada uma de suas fases tem a oferecer, é preciso respeitar a estrutura principal que vai determinando aos poucos o que cada espaço tem a apresentar. Cumprido seu objetivo, o protagonista é enviado automaticamente para a base de operações, o que pode decepcionar um pouco quem deseja continuar explorando seus espaços.

PUBLICIDADE

Outro ponto chato de Luigi’s Mansion 2 HD é que, especialmente no começo, ele segura muito na mão do jogador para garantir que ele não vai cometer erros ou deixar detalhes passar. Embora isso diminua um pouco de ritmo no avançar da aventura, a sensação nunca é a de ter controle total sobre acertos e erros. Felizmente, a Nintendo superou essa fase e, em jogos como Luigi’s Mansion 3, passou a permitir que os jogadores tenham mais liberdade.

Luigi’s Mansion 2 HD vale a pena?

Luigi’s Mansion 2 HD – Análise – Vale a Pena – Review
Reprodução: Nintendo

Mesmo com uma transformação visual que nem sempre respeita o jogo original, Luigi’s Mansion 2 HD é uma boa adição ao catálogo do Nintendo Switch. Mantendo as mesmas missões e estrutura do jogo do 3DS, o título mostra que a aventura do Mario Verde continua bastante divertida, apesar de um tanto limitada em alguns aspectos.

PUBLICIDADE

O que se destaca mesmo é a ambientação e os quebra-cabeças, que se renovam de maneira bastante inteligente dependendo da área que visitamos. Oferecendo vários colecionáveis e um modo multiplayer interessante, a aventura pode ser um simples relançamento, mas pelo menos sua existência faz bastante sentido e ajuda a preservar uma experiência que nem todos podiam conhecer.

Resumo para os preguiçosos

Luigi’s Mansion 2 HD é uma adaptação básica do jogo original do 3DS, que só peca por perder um pouco do estilo visual do original. Com fases divertidas e puzzles bem feitos, o jogo tem um ritmo estranho de se acostumar, mas que conquista o jogador do início ao fim. Embora não seja tão bom quanto Luigi’s Mansion 3, ele vale muito a pena caso você já seja um fã da série.

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Puzzles bem construídos
  • Ritmo bem adaptado a jogatinas curtas ou longas
  • Luigi é um protagonista muito carismático

Contras

  • Port HD perdeu um pouco da caracterização da versão original
  • Segura muito a mão do jogador, especialmente no começo
  • Nada de português brasileiro como idioma
PUBLICIDADE