Em 2010, ocorreu uma mudança geracional no UFC e os lutadores de peso pesado foram gradativamente substituídos por atletas intelectuais, cujas principais vantagens eram consideradas resistência e rapidez na tomada de decisões. Entre os lutadores que se destacaram estavam o lutador brasileiro Junior dos Santos e o mestre americano de raízes mexicanas C. Velasquez. O fato de preferirem estilos muito diferentes não impediu que os lutadores se tornassem heróis de verdadeiros shows que por muito tempo foram lembrados pelo público. Velásquez se destacou por seus milagres no solo, e o brasileiro conseguia nocautear qualquer um com facilidade graças ao seu excelente domínio das técnicas de boxe.
Uma Olhada Na Vingança E Seus Riscos
Mais cedo ou mais tarde, dois dos melhores lutadores da categoria peso pesado teriam que disputar um confronto direto. E assim aconteceu, se tais lutas estivessem entre as cotações das casas de apostas na altura no 1Win, certamente se tornariam verdadeiros sucessos para milhões de fãs do UFC.
O início da maior trilogia da história do MMA remonta a novembro de 2011, antes disso, os dois rivais somavam sete vitórias, e Velásquez atuava como atual campeão. Dos Santos demorou pouco mais de um minuto para superar o representante norte-americano, nocauteá-lo e se tornar o novo campeão. Os lutadores que começaram ativamente demoraram muito para decidir qual deles tinha a iniciativa nos primeiros segundos, mas logo ficou claro que Santos:
- Possuía uma excelente manobrabilidade;
- Assumia uma posição ativa de esperar para ver;
- A qualquer momento está pronto para desferir um único golpe que poderá ser decisivo.
O brasileiro acabou sendo um pouco mais rápido e num instante Velásquez perdeu o título do campeonato.
Manobras Táticas E Momentos De Dominação
Durante o curto espaço de tempo desta partida, nem todos os espectadores conseguiram ocupar os seus lugares. Foi ainda mais difícil avaliar a preparação tática e física do campeão e desafiante. O que fica na memória é a incrível desenvoltura de dos Santos: ele era incrivelmente habilidoso em evitar todos os movimentos de ataque de Velasquez, reduzi-los a zero e depois contra-atacar com sucesso. O campeão parecia mais vulnerável, o que acabou influenciando o resultado de uma batalha incrivelmente dinâmica e espetacular.
Resultados E Seu Impacto No Peso Pesado
O fato de Velásquez estar determinado a reconquistar o título era indiscutível. Demorou um ano para tentar novamente o cinturão do campeonato. Em luta ocorrida em dezembro de 2012, dois dos homens mais perigosos de todo o MMA entraram mais uma vez no octógono.
Já no primeiro turno, Velásquez decidiu testemunha que não haveria piedade para dos Santos e acionou a pressão ativa. Perto do final, quase resultou em um knockdown para o brasileiro. O domínio do americano continuou no segundo tempo do jogo, e depois a luta se transformou em ataques contínuos de Velásquez. Se a princípio parecia que dos Santos estava simplesmente esperando o momento de desferir o golpe decisivo, no quarto assalto ficou claro que ele estava simplesmente recebendo o golpe. No último segmento, o lutador brasileiro mostrou muita coragem e tentou atacar com força, mas o destino do encontro já estava selado. A retribuição ocorreu e o enfraquecido Kane aceitou calmamente seu triunfo pessoal.
Não se sabe quanto tempo esses confrontos, que tiveram impacto significativo na situação dos pesos pesados, poderiam ter durado se a partida final da série histórica não tivesse acontecido um ano depois.
Para profundo pesar dos torcedores de Santos, o grande confronto não deu certo. O americano tomou a iniciativa logo no início e no meio da reunião simplesmente começou a destruir o brasileiro. A vitória por pontos era claramente iminente, mas alguns minutos antes do final tudo foi decidido graças a um estrangulamento malsucedido, do qual Velasquez se esquivou, jogou o adversário no chão e finalizou-o. Foi um nocaute técnico e, como se viu um pouco mais tarde, aproximou os dois super-heróis do fim da carreira.
Reação De Fãs E Analistas Ao Resultado Da Batalha
Após a luta, a comissão técnica do brasileiro foi bastante criticada. Segundo torcedores e jornalistas esportivos, o bullying perpetrado por Velásquez deveria ter sido interrompido na 4ª rodada. O próprio Dos Santos disse que se viu no papel de perdedor já no segundo round, e não se lembra de tudo o que aconteceu na segunda parte da luta.
O brasileiro sofreu muito com a derrota e posteriormente não derrotou um único adversário de primeira linha. Já Velásquez, depois de lutas marcantes, apareceu no papel de uma luta triunfante de MMA apenas uma vez. Aparentemente, a exaustiva série contra dos Santos não teve o melhor efeito em sua condição e, após uma pausa de dois anos por lesão, ele tentou retornar ao UFC, mas não tinha mais forças para seguir sua carreira