Pessoas de todo o mundo puderam ver o incrível nível de habilidade colocado em um só golpe. A partida, que aconteceu em 2012, ou seja, no dia 14 de janeiro deste ano, no torneio UFC 142, no Rio de Janeiro. Neste dia, a luta aconteceu entre lutadores de força incrível – o inglês Terry Etim e o representante do Brasil, Edson Barbosa. Ambos tinham experiência significativa em artes marciais mistas, mas o trunfo de um deles se tornou uma ameaça intransponível para o outro. A vitória foi conquistada pelo homem em cuja terra natal a batalha foi travada: Edson Barbosa. Com um golpe preciso, conseguiu nocautear o adversário e entrar no ranking dos melhores nocautes de todos os tempos, pelo qual recebeu o prêmio de melhor nocaute da organização do torneio UFC 142.
Revisão Da Preparação E Estratégia De Luta De Barbosa
O brasileiro Edson Barbosa estava muito triunfante antes dessa luta, afinal, ele teve nove vitórias consecutivas. Curiosamente, ele conseguiu finalizar sete deles por nocaute, e nos dois casos restantes os juízes votaram por unanimidade em Edson, o que proporcionou mais dois pontos para as vitórias de Barbosa.
O rival da futura celebridade era igualmente difícil. Tendo mais experiência do que seu futuro adversário, Terry Etim foi forçado a ficar ausente por mais de um ano e meio, após o qual conseguiu retornar ao cenário mundial. No entanto, seu retorno ao campeonato foi tão monumental quanto a vitória do seu futuro adversário. Ele conseguiu sua primeira vitória após retornar em apenas 17 segundos, o que surpreendeu muitos telespectadores, inclusive aqueles que acompanharam o que estava acontecendo pela plataforma Brabet.
A estratégia vencedora de Edson Barbosa se baseou, em grande parte, na preparação física e psicológica adequada para a batalha. Havia também um programa de treinamento individual, cujo objetivo principal era evitar a adaptação muscular a cada um dos exercícios que o lutador realizava, além disso, paralelamente, ocorreram treinos de boxe e Muay Thai.
Detalhes Da Greve E Sua Eficácia
Segundo o futuro vencedor, o chute que levou ao nocaute foi algo que ele não praticava muito ultimamente. “Sei dar esse soco desde os oito anos, quando comecei a praticar Muay Thai. Acho que sempre guardei esse golpe na cabeça e, quando precisei, dei”, disse Barboza após a vitória. Sua principal característica eram as técnicas e golpes clássicos, mas esse trunfo se tornou a própria surpresa que se tornou a chave para o tão esperado triunfo.
A eficácia deste golpe foi bastante ilusória, mas a situação no terceiro assalto foi bastante favorável para o concretizar. O inimigo havia se distraído defendendo seu corpo momentos antes, mas Edson Barbosa não tinha intenção de recuar e respondeu a um contra-ataque bastante confiante de seu oponente com um giro hipnotizante na cabeça. As mãos do inglês estavam bastante altas para que ele pudesse bloquear o golpe, mas ainda assim não teve tempo de reagir a tempo.
Reação Do Público E O Significado Do Golpe Na História Do UFC
Para toda a história do futuro UFC, esse golpe ficará marcado como um dos nocautes mais lendários da história. A lista dos melhores nocautes de todos os tempos é mais ou menos a seguinte:
- Edson Barboza – Terry Etim, UFC 142;
- Anderson Silva – Victor Belfort, UFC 126;
- Alistair Overeem – Francis Ngannou, UFC 218;
- Anderson Silva – Chris Weidman, UFC 162;
- José Aldo – Conor McGregor, UFC 194.
Em quase todos os cantos do mundo falarão dele por muito tempo, tão cedo não se verá um nocaute tão espetacular. Depois de desferir esse golpe poderoso, muitos dos lutadores tentaram repetir algo semelhante, mas nenhum deles conseguiu fazer algo semelhante ao resultado inicial.
Todos os espectadores que assistiam à luta naquele momento rugiram de alegria com um nocaute tão espetacular da história. Foi comentado e divulgado em todas as redes sociais. O mais interessante desse golpe é que Barbosa não poderá utilizá-lo em novas batalhas, embora tenha tido chances de fazê-lo mais de uma vez.
Análise Do Impacto Da Vitória Na Carreira De Barbosa
Edson Barboza foi uma lenda-decoração de todo o mundo das artes marciais mistas e, separadamente, até uma lenda do UFC. Por muitos anos permaneceu na categoria peso leve, onde ficou em 15º lugar, e onde mostrou lutas incrivelmente bonitas e eficazes. Por algum motivo o lutador brasileiro não conseguiu repetir o lendário nocaute com chute em nenhuma de suas lutas futuras, embora tenha tentado, seus oponentes já estavam prontos para tal “truque” seu.
No momento, o lendário perfurador está com 35 anos, mas não desistiu do que o fascina desde a infância. Tendo mudado a categoria do leve para o pena, não começou com muito sucesso com uma derrota, após a qual reforçou essa amargura com duas vitórias, provando a todos que ainda hoje é um lutador competitivo para muitos, até mesmo para atletas mais jovens.