A Sony assegurou a exclusividade da trilogia completa de Final Fantasy 7 Remake para seus consoles, marcando um grande feito para a gigante dos jogos. De acordo com um relatório recente do Washington Post, essa exclusividade, embora amplamente assumida, não havia sido confirmada oficialmente até agora.
Trilogia de FF 7 Remake
Os detalhes específicos sobre o acordo de exclusividade não foram divulgados ao público, mas a reportagem indica que, pelo menos por enquanto, a trilogia não chegará ao Xbox.
Lançado inicialmente para PS4 em abril de 2020, o Final Fantasy 7 Remake recebeu uma versão aprimorada, intitulada Final Fantasy 7 Remake Intergrade, para o PS5 em junho de 2021, chegando ao PC seis meses depois. A sequência, Final Fantasy 7 Rebirth, estreou na última semana exclusivamente para PS5 e permanecerá exclusiva do console da Sony por pelo menos três meses, sugerindo que os jogadores de PC talvez não tenham que esperar muito para colocar as mãos na continuação, que não será lançada para PS4.
“A conquista da exclusividade da trilogia Final Fantasy 7 é um grande triunfo para o PlayStation,” destaca o artigo do Washington Post. Christian Svensson, vice-presidente de conteúdo de terceiros e iniciativas estratégicas na Sony Interactive Entertainment, compartilhou que a exclusividade do console foi um desejo mútuo desde o início do projeto Remake.
Remontando à geração do PlayStation original, a Sony Computer Entertainment buscava seu lugar em uma indústria de jogos altamente competitiva, almejando conquistar os corações e mentes de desenvolvedores terceirizados importantes como a Square. Essa estratégia de assegurar acordos com terceiros continua sendo um elemento fundamental para a empresa, influenciando diretamente a colaboração no Final Fantasy 7 Rebirth.
“Final Fantasy sempre foi um dos pilares principais nos consoles PlayStation,” afirmou Svensson, elogiando a Square Enix por sempre superar as altas expectativas de seus fãs e mostrar o potencial do hardware PlayStation.
A Square Enix também comentou sobre as vantagens da exclusividade de Final Fantasy 7 Rebirth nos consoles. “Se não fosse por uma plataforma única, o mapa do mundo não seria integrado de forma contínua, e o design do jogo poderia ter sofrido regressões significativas,” explicou Yoshinori Kitase, produtor da franquia Final Fantasy.