A aguardada adaptação em anime de Solo Leveling de Chugong finalmente chegou. Com a A-1 Pictures por trás da produção, a série promete ser uma incrível série de anime baseada no material de origem extremamente popular que conquistou milhões de fãs.
A série é repleta de ação e elementos de fantasia, e apresenta aspectos familiares aos jogadores, mas a apresentação dos “Portais” que conectam o mundo moderno a um universo alternativo de demônios, monstros e outras ameaças é algo que comumente vemos no famoso gênero isekai. Então, Solo Leveling é um isekai?
O que é Solo Leveling?
O anime Solo Leveling é baseado na adaptação em webcomic da webnovel de Chugong, que foi originalmente serializada na plataforma digital de quadrinhos e ficção da Kakao, a KakaoPage, a partir de julho de 2016. A webcomic ilustrada por Jang Sung-Rak (DUBU) começou a ser serializada na KakaoPage em março de 2018. A série se passa nos dias atuais, em um mundo onde portais interdimensionais misteriosos conhecidos como Portais apareceram há cerca de dez anos antes dos eventos da série.
Esses Portais conectam o mundo a dungeons cheias de “feras mágicas” perigosas e monstros que não podem ser derrotados com armas tradicionais. Em resposta ao surgimento dos Portais, humanos dotados de poder mágico, conhecidos como Caçadores, entram nos Portais para conquistar as dungeons e obter recursos importantes que se tornaram significativos no comércio moderno.
Os Caçadores são classificados de S-Rank, o mais alto, a E-Rank, o mais baixo. O protagonista, Sung Jin-Woo, é considerado o mais fraco do mundo, pois ele constantemente se machuca até mesmo nas dungeons menos perigosas, o que lhe rendeu o apelido de “Arma Mais Fraca da Humanidade”.
Após sobreviver por pouco a uma dungeon dupla que quase dizimou todo o seu grupo em uma missão de classificação D que deveria ser simples, Jin-Woo é escolhido por um programa misterioso conhecido como o “Sistema”, que o designa como Jogador e o capacita a fazer o que nenhum outro Caçador é capaz de fazer: subir de nível e obter uma força ilimitada.
O que é Isekai?
Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, “isekai” é uma palavra japonesa que surge da combinação do prefixo “i-“, que significa “diferente”, e da palavra “sekai”, que significa “mundo”, e é usada para se referir a narrativas que apresentam personagens que, como você esperaria, se encontram em um mundo diferente.
A maneira pela qual o protagonista é enviado para a dimensão alternativa pode variar, mas geralmente envolve elementos sobrenaturais, psicossomáticos, sociais ou até mesmo meios que nunca são explicados. Exemplos de títulos de anime isekai incluem Re:Zero, KonoSuba ou Drifters, mas de acordo com o artigo de Paul Price de 2021, “A Survey of the Story Elements of Isekai Manga”, publicado no Journal of Anime and Manga Studies, existem quatro tipos principais de isekai.
“Buscas por Portal”, onde o protagonista começa sua jornada em outro mundo por meio de um portal; “Imersivo”, onde toda a premissa ocorre no outro mundo, mas sem o portal mencionado anteriormente; “Intrusão”, onde elementos fantásticos repentinamente perturbam o mundo real, que às vezes é referido como “isekai reverso” – onde o personagem principal é ou do outro mundo e é enviado para o mundo mundano moderno, ou é um personagem do nosso mundo que vive em um universo onde o mundo de outro mundo emerge e tenta viver na realidade; e finalmente, “Liminal”, onde um portal se abriu e agora conecta os dois mundos perpetuamente.
No caso de Solo Leveling, os Portais que começam a aparecer em todo o mundo estão conectados a outro mundo cheio de monstros, magia e vários elementos de outro mundo; no entanto, as ameaças não surgem imediatamente da conexão entre os mundos, e os Portais são classificados da mesma forma que os Caçadores foram classificados, na tentativa de ilustrar o nível de perigo que os monstros podem representar.
De várias maneiras, Solo Leveling parece atender a várias características que o classificariam como um isekai e até mesmo pode ser classificado como diferentes tipos de isekai, mas talvez não seja considerado assim por algumas pessoas devido à ênfase dada aos mundos alternativos na série.
No isekai padrão, a maioria dos eventos ocorre no mundo alternativo, enquanto em Solo Leveling, os Portais são uma conexão com essas outras dimensões, mas não com a intenção de permanecer do outro lado. Na verdade, o objetivo é limpar a dungeon dentro de sete dias para evitar que as criaturas do outro lado saiam e causem estragos no mundo.
O Fato de Ser Fantasia Não o Torna um Isekai
Devido à natureza do gênero, a fantasia tende a estar muito relacionada ao isekai, e a grande maioria dos títulos de isekai se passa em mundos de fantasia típicos. Ou seja, mundos povoados por elementos como dragões, elfos, magia e algum tipo de lore de outro mundo.
Embora isso não seja necessariamente não o caso de Solo Leveling, a exploração dos elementos da série está mais alinhada com os títulos de fantasia que se baseiam nas mecânicas e sistemas que geralmente encontramos em videogames e RPGs de mesa, como Dungeons and Dragons, em vez de serem específicos do isekai.
Com a maioria dos eventos da série tendo significado para o mundo real e não para o que está além dos Portais, Solo Leveling não é necessariamente um isekai, embora explore muitos dos aspectos do além em relação ao personagem principal especificamente.
Evidentemente, Solo Leveling está em uma intersecção entre a fantasia e o isekai, onde os principais elementos de ambos podem classificá-lo como um ou até mesmo como ambos, sem estar completamente certo ou completamente errado sobre isso.
Até mesmo um anime como GATE, que tem uma premissa semelhante à de Solo Leveling, com a ideia de um portal que conecta mundos e a possibilidade de forças de outro mundo saírem da fenda, a série se passa quase inteiramente no universo alternativo e não no universo de origem do protagonista.
Um anime que ilustra muito bem o ponto de que fantasia nem sempre é igual a isekai é Is It Wrong to Try to Pick Up Girls in a Dungeon?, que apresenta dungeons, guildas, aumento de nível e outros elementos de RPG de fantasia, mas não explora nenhum elemento de isekai, enquanto muitas narrativas centradas em personagens presos em um videogame são sempre invariavelmente isekai, independentemente das mecânicas inerentes ao universo de destino. Em última análise, Solo Leveling pode ser considerado uma fantasia com alguns elementos reminiscentes de isekai, mas não necessariamente uma história de isekai completa.
Há mais de uma década, surgiu uma misteriosa passagem chamada “portal”, que conecta este mundo a uma dimensão diferente, o que fez com que pessoas despertam poderes únicos… e essas pessoas são chamadas de “caçadores”. Os caçadores usam seus poderes sobre-humanos para conquistar masmorras dentro dos portais e assim ganhar a vida.
Sung Jinwoo, um caçador de nível baixo, é considerado o caçador mais fraco de toda a humanidade. Certo dia, ele se depara com uma “masmorra dupla”, que tem uma masmorra de nível alto escondida dentro de uma masmorra de nível baixo.
Diante de um Jinwoo gravemente ferido, surge uma misteriosa missão! À beira da morte, Jinwoo decide aceitar essa missão, tornando-se assim a única pessoa capaz de subir de nível!
A série de anime Solo Leveling é adaptada do web novel romance coreano best seller escrito por Chugong, que mais tarde foi adaptado para um webtoon e para manhwa em 2018, com ilustrações de DUBU.
Solo Leveling é animado pelo aclamado estúdio A-1 Pictures (Sword Art Online), com motion graphics por Production I.G (Attack on Titan, PSYCHO-PASS). A série é dirigida por Shunsuke Nakashige (Sword Art Online). Créditos adicionais da equipe incluem trilha sonora por Hiroyuki Sawano (Attack on Titan) e TOMORROW X TOGETHER (banda de K-pop), o design de personagens é feito por Tomoko Sudo, e o design de monstros por Hirotaka Tokuda.