InícioArtigosHoje o Game Boy faz 25 anos de lançamento nos EUA!

Hoje o Game Boy faz 25 anos de lançamento nos EUA!

Quem aí está pronto para uma festa de aniversário? Então, há exatamente 25 anos, a Nintendo lançava o Game Boy nos Estados Unidos. Você ainda tem o seu? Eu comprei um faz um tempo no eBay e ele ainda funciona, ou pelo menos funcionava da última vez que eu tirei as pilhas de todos os controles da casa pra checar (ele precisa de quatro pilhas se eu não me engano).

PUBLICIDADE

No Brasil, o portátil chegou com direito até a propagandas feitas pela Nintendo. Sendo a do vídeo abaixo a primeira delas:

https://www.youtube.com/watch?v=_flzRj1LvEA

PUBLICIDADE

Quem aí lembra de ter visto ela? A Nintendo tinha uma presença bem interessante no nosso mercado na época, sendo representada pela Gradiente.

Mas como o Game Boy foi um sucesso? Ele tinha um hardware inferior a todos os concorrentes dele, a começar pela tela monocromática, “feature” que nenhum dos outros portáteis lançados na mesma geração possuía. Bom, ela vingou e deu uma surra em todos os outros concorrentes porque a Nintendo entendia o que o público que comprava um portátil queria: duração de bateria e jogos que fizessem sentido quando você não tem duas horas para despejar em cima de um console.

Na verdade, era (e ainda é) fácil se perder no tempo jogando num portátil, mas a essência dos jogos pensados para o Game Boy era essa, são jogos que podem ser jogados em breves instantes (tanto que Tetris foi o jogo que era vendido juntamente com o portátil) mas que, caso o jogador tenha tempo, podem ser jogados por horas a fio.

Já no quesito duração de bateria, a do Game Boy durava umas 20 horas funcionando com as quatro pilhas dele. O seu concorrente mais próximo, o Game Gear, precisava de seis pilhas para durar duas horas. Não tinha nem comparação.

Vale lembrar que o Game Boy chegou nos EUA no final dos anos 80, então nada melhor do que uma propaganda totalmente oitentista (e sensacional) para ilustrar a postagem.

PUBLICIDADE

Para fechar, algumas curiosidades rápidas sobre o portátil:

1. Jogo de lançamento

tetrisgb1

PUBLICIDADE

A Nintendo deteve os direitos de publicação de Tetris nos EUA por um bom tempo. A companhia “descobriu” o jogo russo e ficou impressionada com ele, agindo rápido para assegurar-se dos direitos de publicação do game por essas bandas. O resultado foi um sucesso absoluto, já que ele vendeu mais de 30 milhões de cópias, a maioria junto com uma unidade do portátil.

Steve Wozniak, co-fundador da Apple, lembra-se de ser tão viciado em Tetris e no seu Game Boy que ele ia a shows e não prestava atenção na música pois ficava jogando o jogo sem parar. Quase uma versão oitentista das pessoas que não tiram a cara de cima do celular hoje em dia.

2. Primeira câmera

PUBLICIDADE

A Game Boy Cam é considerada a primeira câmera digital vendida como produto de massa. O acessório tirava fotos monocromáticas que ficavam bizarramente horríveis. Quer um exemplo? A capa do CD Silver & Gold do Neil Young foi tirada com uma foto da Game Boy Camera:

Neil+Young+-+Silver+&+Gold+-+LP+RECORD-363055

3. Te levaria pra lua

PUBLICIDADE

apollo-11

O Game Boy tinha um hardware modesto mesmo para a época, mas você sabia que ele era mais potente que o computador usado pela NASA para levar o homem à Lua? Os cientistas da agência espacial americana contaram com um computador de 32kg com processador de 2,048 MHz e incríveis 2kb de Ram para fazer os cálculos necessários para acertar um satélite em movimento a milhares de quilômetros da Terra.

Já o nosso amigo portátil conta com as seguintes especificações:

PUBLICIDADE
  • CPU: Custom 8-bit Sharp LR35902 rodando a 4.19 MHz
  • RAM: 8 kB S-RAM
  • Video: RAM: 8 kB
  • Tela: 160×140 px

Um pequeno gigante, não?

4. Foi a casa de Pokémon!

PUBLICIDADE

fgzVFUs

Ok, todo mundo sabe disso, mas sabe por que você só tem um save no jogo? Porque a Nintendo quis dar a oportunidade do jogador renomear todos os Pokémon deles e poder chama-los de bunda. Pela falta de espaço dentro da bateria de salvamento, ou era dar essa opção, ou múltiplos saves. Que bom que eles escolheram a primeira, assim a internet nos brindou com pérolas como a de cima.

Que experiências vocês tiveram o Game Boy? Deixem elas nos comentários e vamos relembrar do melhor portátil de todos os tempos!

PUBLICIDADE

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.