Em grande parte, o Arco Thriller Bark em One Piece tem recebido reações bastante mistas devido à sua trama complicada, ritmo e progressão narrativa limitada. No entanto, apesar disso, houve um único momento neste arco que deixou um impacto duradouro, como uma das demonstrações mais comoventes de lealdade e camaradagem na série. Obviamente, o momento em questão envolve Zoro assumindo toda a dor de Luffy após a batalha com o Warlord Bartholomew Kuma.
O lançamento do Capítulo 1097 de One Piece revelou algumas surpreendentes informações sobre o passado de Kuma e a dor que ele suportou em vários momentos de sua vida, o que o moldou na pessoa que os Piratas do Chapéu de Palha encontraram em Thriller Bark. Aliado à óbvia devoção de Kuma a Monkey D. Dragon, isso deu um significado completamente novo à atitude de Zoro no contexto dos valores e visão de mundo de Kuma. Juntos, isso serve para elevar ainda mais o impacto do momento original, agora que os motivos de Kuma estão muito mais claros.
O Poder da Nikyu Nikyu no Mi
Após encontrar e consumir sua Akuma no Mi no lendário Incidente de God Valley, Bartholomew Kuma ganhou o poder de repelir virtualmente tudo com o qual suas mãos entravam em contato. Com essa habilidade, ele foi capaz de salvar centenas de escravos cativos que enfrentavam a morte certa em God Valley. Esse ato foi uma das demonstrações mais marcantes da compaixão de Kuma em sua juventude, apesar das dificuldades que enfrentou ao longo de sua vida.
Além de simplesmente afastar objetos físicos ou matéria, a habilidade de Kuma de repelir também incluía emoções, memórias, fadiga e dor, que é o aspecto mais importante de seu poder a considerar nesta discussão. Mesmo que ele pudesse extrair essas substâncias do corpo de uma pessoa e condensá-las em uma bolha em forma de pata, o sofrimento contido na bolha voltaria à sua fonte original após um certo tempo. Isso foi um fator importante em como Kuma ofereceu poupar Luffy, em troca de Zoro absorver a dor acumulada de seu capitão, que, do contrário, teria voltado ao corpo de Luffy e o matado.
A Juventude Torturada de Kuma
Após retornar à sua terra natal no Reino Sorbet, vindo de God Valley, Kuma viveu em uma igreja e rotineiramente usava suas habilidades para tratar os doentes e idosos da região. Ele nunca pediu nada em troca, devido à extrema pobreza em que viviam como consequência do Tributo Celestial dos Dragões Celestiais. Tudo isso estava alinhado com o desejo de Kuma de seguir os passos da figura lendária, o Deus Sol Nika, mas infelizmente, houve um custo trágico para o ato de bondade de Kuma.
Uma vez que toda a dor que ele extraiu de seus pacientes se acumulava em uma enorme bolha em forma de pata, Kuma foi forçado a absorver toda a dor em seu próprio corpo, para evitar que ela retornasse às pessoas que ele havia tratado. Em todas as ocasiões, esse calvário o expôs à dor acumulada de inúmeros pacientes, deixando-o espancado, machucado e gravemente ferido. Apesar disso, ele continuou persistindo e ajudando aqueles que precisavam no Reino Sorbet. A única pessoa ciente de seu sofrimento era Ginny, sua parceira e uma das escravas que havia sido libertada de God Valley.
Ginny constantemente implorava a Kuma para interromper suas sessões de cura devido à enorme quantidade de sofrimento que lhe causavam. Apesar de seus pedidos, Kuma estava firmemente dedicado a ajudar as pessoas da maneira que pudesse, o que desempenharia um papel na próxima fase de sua vida. Quando o governante do Reino Sorbet decidiu abandonar as partes empobrecidas de seu território e reduzir sua parte no Tributo Celestial, Kuma ficou furioso e atacou as forças armadas do reino, resultando em sua prisão.
Felizmente para ele, o Reino Sorbet foi libertado por um de seus ex-aliados, Emporio Ivankov, que havia chegado lá ao lado de Monkey D. Dragon, o líder dos recém-formados Combatentes da Liberdade. Kuma admirava Dragon há muito tempo, o que solidificou sua determinação de se juntar às suas tropas, que eventualmente se transformaram no Exército Revolucionário. Antes de sua atuação como Warlord dos Mares, Kuma foi um aliado inestimável para Dragon, e parece que o respeito que compartilhavam era mútuo.
Testando a Mão Direita do Futuro Rei dos Piratas
Outro ponto importante a se contemplar é o fato de que Kuma foi uma das poucas pessoas cientes de que Luffy era filho de Dragon, na época do Arco Thriller Bark. Essa informação só foi revelada ao resto do mundo durante a Guerra do Summit de Marineford, o que é um fator vital para explicar a razão por trás das ações de Kuma. Também é justo dizer que Kuma continuou a ter Dragon em alta estima, pois escolheu poupar Luffy aqui, assim como no Arquipélago Sabaody.
De certa forma, a oferta de Kuma a Zoro parece ter sido uma espécie de teste para ver se Luffy tinha aliados em quem realmente poderia depender. Assim como seu próprio desejo de ajudar aqueles ao seu redor e assumir sua dor, Kuma pode ter examinado a determinação de Zoro para ver se o filho de Dragon tinha uma mão direita digna – capaz de ajudar Luffy e assumir sua dor da mesma maneira que Kuma fez pelo pai de Luffy quando ele fazia parte do Exército Revolucionário.
Além disso, Kuma repetidamente demonstrou uma preocupação intrigante pelos Piratas do Chapéu de Palha, já que foi ele quem os enviou para diferentes locais para treinarem durante o salto temporal, e até mesmo ficou de guarda sobre o Thousand Sunny por dois anos. Esses sinais deixam claro o apoio de Kuma aos Piratas do Chapéu de Palha, e seu teste à determinação de Zoro foi uma forma de confirmar sua fé em Luffy como filho de Dragon. Essas revelações sobre Kuma deram ao posicionamento de Zoro em Thriller Bark muito mais profundidade, traçando paralelos entre o relacionamento compartilhado por Dragon e Kuma, com a ligação de Zoro e Luffy.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
Atualmente, o anime está desenvolvendo o arco de Wano, um país inspirado no Japão Feudal e dominado pelo Yonkou Kaidou das Cem Feras.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as duas primeiras grandes sagas dubladas. Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini.