A série de televisão Chaves não é estranha a praticamente nenhuma pessoa que tenha nascido nos anos 80 ou 90. A aquisição mais bem feita da história do SBT conta a vida de Chaves do oito, que vive numa vila e é vizinho de diversos outros personagens, como Seu Madruga, Dona Florinda etc. Apesar da imensa popularidade do seriado aqui no Brasil e no México, ele não ficou tão popular assim nos EUA e por isso os jogos baseados nele demoraram a surgir. Com a chegada de 2014, a Televisa (televisão produtora da série) decidiu que era a hora de apostar em algo que poderia muito bem casar com a série: um jogo de Kart, aos moldes de Mario Kart, e o resultado ficou fantástico.
Chaves Kart é um jogo baseado tanto no desenho animado de Chaves (lançado em 2006 e que provavelmente ainda passa tanto no SBT quanto no Cartoon Network) quanto na série clássica dos anos 80. Aqui, você vai encontrar diversos personagens conhecidos e amados por muitos, como os já citados acima, a Bruxa do 71 e afins.
Como o jogo é mais ou menos uma grande adaptação de Mario Kart, a Slang, produtora do game, aproveitou-se de diversos elementos da “mitologia” de Chaves no jogo, com as bolas do Kiko, a Bola de Boliche que o Chaves acerta o Seu Barriga uma centena de vezes, o travesseiro que a Chiquinha usa para que as palmadas do Seu Madruga não doam, etc.
Todos esses elementos são usados como Power Ups e ataques do jogo, que podem ser tanto ofensivos quanto defensivos, e é muito legal para quem é fã da série notar que quase nada do que foi exibido na série não foi aproveitado. Há inclusive um mapa que é baseado, pasmem, no filme do Pelé. Isso mesmo, aquele filme que ninguém nunca viu mas que todo mundo menciona quando está num programa de índio e preferia ter feito qualquer outra coisa.
Por falar nisso, o Fan Service do jogo é sensacional no que tange também à dublagem. Chaves Kart vem totalmente dublado e legendado em português, com os dubladores do desenho animado da série. A única pena aqui é que as músicas do jogo não sejam as mesmas do seriado dos anos 80, mas o jogo ainda assim exibe composições bem competentes.
Mas e como é o jogo em si? Chaves Kart é um jogo extremamente competente no quesito jogabilidade. O jogo roda muito bem, sem engasgos e é divertido pra caramba jogar. A exemplo de Mario Kart, o jogo também funciona com a ideia de fazer curvas usando derrapadas para sair delas em disparada com um turbo. Quanto mais você derrapa, mais o seu carro arranca na sequência. Dependendo das suas ações na pista, você ganha pontos de jogabilidade, ataque e defesa, e o jogo faz uma classificação de quem ataca ou defende melhor durante a partida, e quem é o mais técnico também.
Chaves Kart divide-se em três modos: Torneios, Desafios e Corrida Livre. A ideia de cada um deles é bastante autoexplicativa. Nos torneios, você compete num número X de fases e ganha pontos dependendo da colocação que ficam. Quem chega em primeiro ganha. No modo de Desafios, o jogo te coloca em várias situações a serem superadas, como não deixar o adversário te ultrapassar um número X de vezes ou não sair da pista também, e o último é um modo onde você escolhe se quer jogar sozinho ou com mais amigos.
Graficamente, Chaves Kart ficou bem agradável de se enxergar. O jogo não deve nada para outros jogos do gênero e roda muito bem mesmo com a confusão toda rolando na tela. Os cenários também são bem animados e a equipe de criação estava com a criatividade em alta quando desenvolveu cenários baseados em episódios.
Resumo para os preguiçosos
Chaves Kart é um excelente jogo do estilo e vem com o plus de ser baseado num dos seriados mais amados de quem nasceu nos anos 80 e 90. O jogo não deve em absolutamente nada aos Mario Kart e Sonic All Star Racings da vida, sendo uma alternativa muito boa para quem quer um jogo do gênero para jogar com os amigos no PS3 e no Xbox 360. O único porém aqui é que ele não inova em nada, mas isso não chega a ser um contra de verdade.
Prós
- Baseado na turma do Chaves!
- Fan service excelente
- Bem executado
Contras
- Sem inovações
Comments are closed.