Que Naruto é a resposta definitva quando se fala de “animes de Ninja” não há duvidas. O que muitos não sabem é que existem outros animes com a mesma temática.
E se você não for muito fã de Boruto e não estiver com vontade de rever Naruto pela oitava vez, mas ainda quiser coisas do gênero, separamos algumas alternativas que abordam a vida ninja de outro ângulo.
05 – Ninja Scroll
Naruto costuma ser a primeira resposta quando se fala de animes ninja, mas Ninja Scroll costuma ser a segunda.
O filme de 1993 lida com personagens utilizando também uma versão mágica de ninjutus e outros métodos superpoderosos para cumprir suas missões. Ao contrário de Naruto, todavia, é o fato da história se passar no Japão Feudal, onde os ninjas da vida real realmente existiram.
04 – Ninja Slayer
Uma série satírica na mesma veia de Inferno Cop e Kill la Kill (produzida pelo mesmo Studio Trigger), onde o tema ninja é abordado num estilo de “animação” de baixo orçamento e com poucos movimentos, tratando de forma humorosa com os clichês do gênero.
03 – Yōma
Essa série de 1986 é um pouco mais obscura e difícil de se achar, mas a história psicodélica e a animação clássica dos anos 80 compensam a dificuldade de achá-lo.
Em Yōma (cuja tradução literal é monstro/demônio), espíritos de guerreiros mortos em uma guerra possuem o corpo de zumbis demoníacos para destruir o mundo.
Um ninja é enviado para impedir esses demônios, mas é obrigado a confrontar seu melhor amigo, um dos guerreiros que morreu na guerra.
02 – Gatchaman
Ok, eu posso estar esticando um pouco o conceito de “animes ninja”, mas é assim que eles se chamam, ok? Em Gatchaman, um grupo de ninjas futurísticos defendem a Terra de um grupo de vilões que querem dominar os recursos naturais.
Se o visual desses “ninjas” com fantasias e poderes animais não te é estranho é porque Gatchaman foi exibido no Brasil e produzido pelo estúdio Tatsunoko, os mesmos de Speed Racer e Zillion, mas não teve o mesmo sucesso.
01 – Himawari!
Não, não é a filha de Naruto. Himawari é um anime que surpreendentemente cobre um dos pontos mais fracos da série clássica de Masashi Kishimoto: o de que as personagens femininas não recebem o mesmo desenvolvimento dos personagens masculinos.
Em Himawari! a história foca em um colégio de kunoichi (ninjas mulheres). Todas as personagens principais são meninas aprendendo a serem ninjas. A personagem principal, inclusive, se chama Himawari… Hinata!
E se você acha que eles estão copiando Naruto, tá errado. Himawari! foi lançado em 2006, portanto os produtores de Boruto é que fizeram uma referência ao anime da porta ao lado ao nomear a filha de Naruto. Legal, né?
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.