Todo mundo joga videogame para desestressar, mas há jogos que são mestres em deixar o jogador estressado, não é mesmo?
No texto e vídeo de hoje, trazemos uma lista com 10 destes jogos, que se você jogou, você certamente vai saber na hora do que estamos falando.
Os jogos mais estressantes de todos os tempos
XCOM: Enemy Unknown
Em XCOM você deve salvar o mundo duma invasão alienígena na base da bala e do manejo de recursos. Acha isso pouco? Bom, você é constantemente invadido e tem que ter soldados o suficiente para combater a invasão, além de evitar que as nações que financiam o seu programa não abandonem o barco, o que certamente é um dos fatores mais estressantes no jogo.
Um passo em falso e tudo pode ir pelos ares, como por exemplo quando o jogo te diz que tem 99% de chances do teu tiro acertar e ele erra e aí toda aquela missão que poderia terminar em sucesso acaba dando errado, ainda mais se você estiver jogando no modo Ironman, onde não é possível voltar jogadas.
Dead Space
Dead Space é o meu tipo de jogo favorito de Survival Horror, afinal de contas, nele você raramente tem tempo de se sentir seguro, sendo atacado pelos necromorfos que veem de lugares onde você menos espera e sempre numa situação onde tudo está meio escuro e barulhento, que é pra ajudar a deixar você completamente desorientado e errar mais do que você erraria normalmente se não estivesse super tenso.
Alien: Isolation
Alien: Isolation, um jogo que te coloca dentro de uma estação espacial supostamente abandonada com o Xenomorfo atrás de ti.
Se fosse isso apenas, tudo bem, porque daí seria só fugir, fazer estratégias e assim por diante, mas o jogo vai mais além, te provocando em diversos momentos, fingindo que agora o susto vem e nada, pra quando você menos estiver esperando, ele aí sim acontecer.
Resident Evil 2 Remake
Resident Evil 2 Remake conseguiu capturar muito bem a essência do jogo original, afinal de contas, reimginou todo o clássico do PS1 para a geração do PS4 e do Xbox One, e ainda melhorou a fórmula, transformando o Mr X em um inimigo tão implacável e assustador que acabou meio que tirando todo o impacto que o Nemesis teve no jogo seguinte da série.
Não é apenas ele ajuda a fazer esse jogo ser estressante, já que os Lickers também são inimigos que sempre me deixam tenso no jogo, afinal de contas, você sempre tem a opção de passar de fininho por eles ou ser obrigado a enfrentá-los e tomar dano, e quando os Lickers e o Mr X se juntam, aí pode ter certeza que você vai beijar o solo.
Overcooked
Você já parou pra pensar por que todo mundo grita e é estressado nas cozinhas de restaurante? Overcooked obviamente é o jogo que vai te trazer essa resposta, começando bem bobinho e inocente, e quando você menos esperar, você vai estar brigando com seus colegas de time tentando entregar os pratos mais malucos que o jogo pede enquanto tenta trabalhar em equipe com o seu amigo Genivaldo, que ainda não cortou os malditos dos legues. Sacanagem, viu Geni?
Cuphead
Cuphead é um jogo bonitinho porém muito do ordinário. Com gráficos inspirados nos desenhos da Disney dos anos 30, esse run and gun é um jogo bem difícil de se jogar, que mesmo os melhores jogadores do gênero acabam morrendo muito mais do que imaginavam que iriam morrer pela simples dificuldade do game. Jogando de dupla, tudo fica ainda mais caótico.
Darkest Dungeon
Darkest Dungeon é um jogo de estratégia e RPG que pega um ponto muito interessante geralmente ignorado por jogos do tipo: o estresse e traumas de ver seus colegas batalhando e morrendo ao seu lado, afinal de contas, você e seu esquadrão estão arriscando a vida a cada passo que dão dentro das masmorras.
Subnautica
Se você tem talassofobia, ou seja, medo do fundo do mar, fique longe desse jogo, afinal de contas, Subnautica é um jogo de sobrevivência em baixo da água, onde você corre o risco não só de morrer afogado, como também de ser atacado por criaturas marinhas como tubarões. Tem como não ficar tenso jogando um jogo desses?
Outlast
Assim como Amnesia, Outlast é outro jogo extremamente estressante, e ambos meio que foram responsáveis pelo revival dos jogos de terror quando ninguém da indústria de games AAA parecia achar que eles fossem viáveis.
Nesse jogo, você está armado apenas de uma filmadora, e deve sobreviver a todo tipo de horror sem poder se defender fato, tendo apenas que fugir e usar da sua inventivdade quando o bicho pegar.
The Last of Us Parte 2
Apesar de não ser exatamente um jogo de terror, The Last of Us Parte 2 tem vários momentos que vai te deixar estressado e tenso, seja por causa de toda a motivação da Ellie em partir em busca de vingança, seja por tudo o que ela faz durante o jogo, seja pelos momentos em que você não sabe se está controlando ela ou a Abby, enfim, se tem uma coisa na qual esse jogo é bom, é te fazer ter sentimentos, e muitos deles são conflitantes e estressantes pra caramba também.