A Gomu Gomu no Mi é uma Fruta do Diabo incrivelmente poderosa que pertence ao próprio protagonista de One Piece, Luffy. Essa Fruta do Diabo é na verdade a primeira que os fãs veem na história. Luffy a começo no início do arco Romance Dawn e tem treinado continuamente seus poderes desde então. Enquanto Luffy tornou essa Fruta do Diabo tão poderosa como ela é atualmente, o verdadeiro aspecto de seus poderes foi revelado aos fãs apenas recentemente na história.
Os fãs descobriram que o nome real da Gomu Gomu no Mi é Hito Hito no Mi, Modelo: Nika. O despertar dessa Fruta do Diabo deu a Luffy poderes imensos que só podem ser igualados por um punhado de outros poderes em One Piece. O que é ainda mais surpreendente é que essa fruta possui os poderes de tanto Paramecia quanto Zoan.
A Verdadeira Forma da Gomu Gomu no Mi
No arco de Wano, os fãs finalmente descobriram qual é a verdadeira natureza da Gomu Gomu no Mi. Essa Fruta do Diabo tem sido há muito tempo perseguida pelo Governo Mundial, pois eles temem do que ela é capaz. De acordo com os Cinco Anciões, essa Fruta do Diabo é uma que o Governo Mundial tem buscado há 800 anos. Todas as vezes, essa Fruta do Diabo escapou deles. É quase como se tivesse uma vontade própria, o que não seria um exagero, já que todos os poderes Zoan têm sua própria vontade. Vegapunk explicou que os poderes Zoan podem até dominar o usuário se eles não forem competentes o suficiente. Isso significa que a Fruta do Diabo de Luffy possui o poder de Nika em si mesma.
Há 12 anos, essa Fruta do Diabo foi finalmente obtida pelo Governo Mundial e estava sendo transportada em uma embarcação governamental guardada pela CP9. De alguma forma, Shanks descobriu isso e atacou a embarcação, pegando a Fruta do Diabo para si mesmo. Depois, ele seguiu para a Vila Foosha, onde, eventualmente, Luffy confundiu essa fruta com a sobremesa e acabou consumindo-a, adquirindo os poderes de borracha perpetuamente. Desde então, Luffy iniciou sua jornada de pirataria e abalou o mundo inteiro até o seu núcleo. Em Wano, ele finalmente despertou essa Fruta do Diabo, e seu verdadeiro poder foi revelado. Foi confirmado que essa fruta é na verdade do tipo Zoan Mítico.
A Transformação Zoan Mítica
Todas as Frutas do Diabo Zoan têm um Despertar especial, que é muito diferente dos Despertares Paramecia que os fãs viram na história. Os Despertares Zoan são marcados por uma transformação única. Isso foi mencionado pelo próprio Kaido quando ele lutou contra Luffy depois que este despertou seus poderes da Fruta do Diabo. Kaido estava sob a impressão de que Luffy era um usuário de Fruta do Diabo Paramecia, no entanto, sua transformação única despertou curiosidade no Yonko. Logo ele chegou à conclusão de que Luffy talvez não fosse apenas um Paramecia, mas que seus poderes poderiam ir além disso. O Gear 5 de Luffy, que é marcado por uma transformação completamente branca e combate livre, é um Despertar Zoan Mítico.
Os fãs também viram outros Despertares Zoan na história. Isso inclui figuras como Rob Lucci, que também obteve uma transformação completamente nova, assim como Kaku, cujo poder de girafa foi levado ao próximo nível com uma transformação única. O próprio Kaido teve transformações únicas, e essas poderiam ter sido Despertares, no entanto, nunca foi oficialmente confirmado o que exatamente eram essas transformações e de onde vieram. No entanto, durante a luta de Luffy contra Kaido, ficou estabelecido que os Despertares Zoan geralmente resultam em transformações melhores.
O Poder Paramecia
Enquanto Luffy, sendo um Zoan Mítico, teve o poder de uma transformação completamente nova ao despertar, ele também recebeu alguns poderes únicos aos quais ele não deveria ter acesso. Além de ganhar uma transformação, Luffy também ganhou o poder de espalhar sua habilidade ao seu redor. Esse é o despertar dos tipos Paramecia que os fãs viram na história. Cada Despertar Paramecia tem a capacidade de afetar seu entorno com seus poderes. Por exemplo, Doflamingo foi capaz de transformar seu entorno em corda. Da mesma forma, Katakuri foi capaz de fazer o mesmo, só que no caso dele, o entorno se transformou em mochi. De acordo com Kaido, ser capaz de espalhar a capacidade da Fruta do Diabo para o entorno imediato é um sinal de um despertar Paramecia.
No caso de Luffy, ele conseguiu espalhar borracha ao seu redor também. O telhado de Onigashima se tornou um castelo saltitante para ele se divertir, e o que é ainda mais bizarro é que Luffy foi capaz até mesmo de transferir seus poderes para outros seres vivos, o que é simplesmente inédito. Até agora, nenhuma pessoa demonstrou poderes despertados sendo transferidos para outras criaturas vivas, especialmente seres humanos ou animais. Por exemplo, Doflamingo não conseguiu transferir seus poderes de corda para humanos. Katakuri não conseguiu transformar ninguém em mochi, no entanto, Luffy, por alguma razão, não só pode transferir seu poder para seu entorno, apesar de ser um Zoan Mítico, mas também para outros seres vivos, o que é absurdo.
Por Que a Fruta Exibe Ambos os Poderes
É claro que esse aspecto do poder de Luffy é algo que Oda ainda não revelou o segredo, no entanto, os fãs podem deduzir qual pode ser a razão para isso. Afinal, One Piece é todo sobre teorizar e se divertir. Existem duas razões principais pelas quais Luffy poderia ter os poderes tanto de uma Paramecia quanto de uma Fruta Zoan Mítica. A primeira dessas razões é que a Fruta do Diabo de Luffy simplesmente não se encaixa em uma categoria regular de Zoan Mítica. Por exemplo, a maioria das Frutas Zoan Míticas têm poderes especiais que o usuário pode utilizar às vezes. Isso foi visto com Sengoku sendo capaz de produzir ondas de choque ou, no caso de Marco, usando as chamas azuis da ressurreição. No caso de Luffy, a habilidade única de Zoan Mítica que ele obteve foi o poder de um corpo de borracha.
No entanto, seu corpo se transformou permanentemente em borracha, o que não pode ser dito das outras Frutas do Diabo. O aspecto perpétuo desse poder o torna diferente das outras Zoans Míticas, e pode-se dizer que essa fruta é na verdade uma combinação de poderes de Paramecia e Zoan. Por esse motivo, Luffy é capaz de aproveitar o melhor dos dois mundos e ganhar uma transformação, além de transferir seus poderes para os outros.
Mesmo nesse caso, isso não explica como Luffy pode transferir seus poderes para outros seres vivos, o que é onde entra a segunda razão. Na verdade, existe uma verdade muito simples sobre como ele é capaz de fazer isso, e ela esteve na frente dos fãs o tempo todo. A verdade é que Luffy tem um poder que só pode ser limitado pela sua imaginação. Tudo o que ele pode imaginar, ele pode fazer. Ele foi visto correndo no ar ou até mesmo produzindo coisas do nada, como quando criou óculos do nada durante a luta contra Lucci. Se Luffy pode imaginar transformar o corpo de outra pessoa em borracha, então ele certamente pode fazer isso. Se Luffy pode imaginar transformar seu entorno em borracha, então ele certamente pode fazer isso, porque esta é uma Fruta do Diabo que quebra toda a lógica e, ao mesmo tempo, é também a habilidade mais absurda que já existiu. Pode não ser a mais poderosa, mas é confusa com certeza.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
Atualmente, o anime está desenvolvendo o arco de Wano, um país inspirado no Japão Feudal e dominado pelo Yonkou Kaidou das Cem Feras.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as duas primeiras grandes sagas dubladas. Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini.