Prepare-se para uma jornada épica através do tempo e do espaço, com os 7 animes cativantes que exploram narrativas não lineares, mergulhando em viagens temporais e aventuras intergalácticas, levando você a mundos inimagináveis e histórias repletas de reviravoltas surpreendentes.
Animes não lineares são conhecidos por contar suas histórias em fragmentos, saltando frequentemente entre diferentes períodos de tempo, locais ou perspectivas, a fim de criar uma sensação de intriga.
Ainda que essa técnica possa ser utilizada em animes de qualquer gênero para atrair os espectadores, ela funciona especialmente bem em animes de alto risco, repletos de mistérios e segredos a cada esquina.
Nessas narrativas tensas, a abordagem não linear contribui para manter a tensão, permitindo que os espectadores desvendem tudo em seu próprio ritmo. Animes com tramas não lineares não são muito comuns, uma vez que correm o risco de serem confusos demais para serem apreciados em uma primeira visualização.
No entanto, os filmes, séries e franquias que adotam essa técnica proporcionam uma experiência ainda mais envolvente para os fãs desse estilo narrativo, devido à sua raridade e charme.
Confira logo abaixo uma lista que te fazem viajar pelo tempo e espaço com os 7 melhores animes com histórias não-lineares:
Estes são os 7 melhores animes com histórias não-lineares que viajam pelo tempo e espaço
1. The Monogatari Series
Reconhecida por seu estilo de arte distintivo e seus mistérios sobrenaturais, a série Monogatari é uma das franquias de anime mais longas e populares, com uma trama não linear.
Assim como The Melancholy of Haruhi Suzumiya e The Garden of Sinners, o anime foi originalmente lançado fora da ordem cronológica.
Na ordem de exibição, começa com Bakemonogatari, utilizando arcos curtos para estabelecer o mundo, enquanto introduz brevemente seus personagens, conflitos e temas mais importantes, tornando-se mais acessível a novos fãs, ao mesmo tempo em que constrói para revelações mais dramáticas posteriormente em sua história.
Mesmo que a Monogatari seja uma empreitada extensa com mais de dez parcelas, seu uso de narrativa não linear a torna uma experiência envolvente que se encaixa no seu próprio ritmo.
2. The Melancholy Of Haruhi Suzumiya
A Melancolia de Haruhi Suzumiya é um dos animes mais reconhecidos por sua narrativa não linear. A obra acompanha os membros do clube chamado Brigada SOS e seus esforços para entreter a enigmática e divina Haruhi Suzumiya sem causar a destruição do mundo ao seu redor.
Originalmente transmitida fora de ordem em 2006, os episódios mais climáticos foram reservados para o final.
Para auxiliar os espectadores a entender a trama da série, as transmissões originais anunciavam a posição cronológica de cada episódio na história depois que ele ia ao ar.
Embora os fãs do anime possam apreciá-lo na ordem que desejarem, há algo gratificante em assisti-lo fora da sequência cronológica, especialmente considerando os elementos sobrenaturais presentes na série.
3. Baccano!
Passando-se principalmente na América durante a era da Lei Seca, Baccano! utiliza seu carismático elenco de personagens para explorar as conexões entre imortalidade, alquimia, máfia, assassinos em série e outros crimes organizados.
Independentemente de onde e quando a história de cada personagem se desenrola, pequenos detalhes são habilmente tecidos para formar uma narrativa sobreposta que aborda temas como moralidade, camaradagem e desejo.
Repleta de séculos de alianças frágeis, traição e drama, Baccano! frequentemente questiona o valor e a beleza da vida humana.
Ainda que não possua um protagonista oficial, a cativante sinfonia de ação da série em meio a uma trama complexa vale cada minuto de sua intricada narrativa.
4. Boogiepop Phantom
Um dia, um misterioso feixe de luz irrompe brevemente no céu, desencadeando um apagão. Em Boogiepop Phantom, a história se desenrola um mês após esse evento.
Rumores começam a circular, sugerindo que a causa do incidente é a personificação da Morte, uma lenda urbana conhecida como Boogiepop.
Através dos relatos de diferentes estudantes do ensino médio, que testemunharam os eventos estranhos na cidade, cada episódio de Boogiepop Phantom é narrado individualmente. Cada estudante reconta suas experiências e encontros com a luz e Boogiepop, buscando encontrar um significado no passado.
Embora muitas cenas sejam retratadas de diferentes perspectivas, cada versão introduz novos elementos, linhas do tempo e ideias à trama, permitindo que os espectadores descubram a verdade ao longo do tempo.
5. The Garden Of Sinners
Baseada em light novels publicadas pela Type-Moon, The Garden of Sinners é uma série de anime que se passa no mesmo universo que inspirou Fate/stay night e Tsukihime.
A história segue Shiki Ryougi, uma adolescente que possui os “Olhos Místicos da Percepção da Morte”, enquanto ela investiga mistérios sobrenaturais como membro de uma agência de detetives.
Assim como nas light novels, a série de filmes narra a história de Shiki de forma não linear, começando com o que seria cronologicamente o quinto filme.
Se os fãs assistirem aos oito filmes em ordem de lançamento ou cronológica, eles serão imersos em um filme de suspense sobrenatural repleto de ação.
6. Durarara!!
Situado em Ikebukuro, Durarara!! é um anime de fantasia urbana que mergulha em enredos complexos e entrelaçados, contados por meio das perspectivas de vários personagens.
Os protagonistas incluem um líder de gangue inadvertidamente ascendendo ao poder, um corretor de informações que gosta de manipular os acontecimentos com base em seu conhecimento privilegiado e uma mítica Dullahan que percorre as ruas de moto durante a noite.
À medida que os mistérios da cidade se desdobram e todas as peças se encaixam, cada personagem em Durarara!! contribui com uma camada única para essa história imprevisível.
Esse estilo narrativo ajuda a introduzir os elementos sobrenaturais da série com curiosidade e fluidez.
7. The Tatami Galaxy
The Tatami Galaxy narra a história de um jovem que tem a oportunidade de voltar no tempo e reviver seus dias de faculdade depois de perceber que estava cheio de arrependimentos.
A cada episódio, acompanhamos suas tentativas de aprimorar sua experiência universitária, fazendo novos amigos, participando de clubes e tentando confessar seus sentimentos por seu amor platônico, um homem de classe baixa chamado Akashi.
Com suas múltiplas linhas temporais e diálogos rápidos, The Tatami Galaxy pode ser um pouco confuso no início.
No entanto, o protagonista permanece esperançoso de que pode encontrar o caminho ideal através de tentativa e erro. Ao longo de sua jornada, a série se revela como uma experiência poderosa e envolvente.
Confira também:
- Fã de One Piece reimagina Sanji em uma arte perfeita
- Por que Itachi não poupou nem as crianças no Massacre Uchiha de Naruto Shippuden?
- Naruto teria conseguido derrotar Kaguya sem participação de Sasuke no fim do Shippuden?
- Este seria o visual da Sakura possuída pela Kurama em Naruto Shippuden
No post de hoje, vimos: Estes são os 7 melhores animes com histórias não-lineares que viajam pelo tempo e espaço.