Mesmo após alguns anos de seu encerramento, Naruto continua sendo uma das franquias de anime mais populares. A jornada do herói para se tornar Hokage da Vila da Folha cativou muitos fãs, que acompanharam a história através dos mangás, animes e jogos. Embora a adaptação do anime seja geralmente considerada fiel à obra original de Masashi Kishimoto, há algumas diferenças pontuais que devem ser observadas entre o anime e o mangá.
Confira abaixo uma lista com as 10 principais diferenças entre o anime e o mangá de Naruto que todo fã deve saber.
As 10 principais diferenças entre o mangá e o anime de Naruto
1. Redução na luta de Temari e Tenten
Durante o Exame Chunnin, os espectadores têm a oportunidade de ver muitos dos colegas de Naruto em ação pela primeira vez, já que as crianças precisam lutar uns contra os outros para avançar e se tornarem chunnins.
Um dos confrontos mais aguardados é entre Tenten, que faz parte do time de Neji e Rock Lee, e Temari, a irmã de Kankuro e Gaara. Infelizmente, no anime, a batalha é reduzida a uma vitória rápida de Temari, sem mostrar todo o combate, pois o foco é desviado para uma discussão entre Sakura e Ino.
2. Duração no funeral no final do anime de Naruto Shippuden
O arco final de Naruto Shippuden, a Quarta Grande Guerra Ninja, é marcado pela morte de vários personagens, deixando um enorme vazio no mundo ninja. No mangá, quando os heróis retornam a Konoha, há um enterro para Neji para prestar homenagem ao personagem falecido.
No entanto, no anime, o funeral é estendido e não se limita apenas a Neji, mas é realizado para todos os que perderam a vida na guerra. Essa mudança foi uma maneira de enfatizar a importância de cada personagem que se foi e de dar mais peso ao evento que encerra o anime.
3. Anime possui muito mais flashbacks
Flashbacks são amplamente utilizados nos animes Shonen, incluindo em Naruto, especialmente em momentos de tensão, como lutas importantes da trama. No entanto, Naruto às vezes exagera no uso desses recursos.
Por exemplo, a história de Itachi matando o clã Uchiha é apresentada repetidamente ao longo da série, incluindo durante a luta de Naruto contra Sasuke, que marca o final do anime original. Embora o flashback seja ligeiramente alterado na versão da luta de Sasuke contra seu irmão, essa história é referenciada várias outras vezes na série, como quando Obito conta uma nova versão dos eventos a Sasuke.
4. Acréscimos na luta final de Naruto e Sasuke
A batalha final entre Naruto e Sasuke é considerada por muitos como um dos momentos mais emocionantes do arco final do anime. A animação é impecável e apresenta golpes poderosos de ambos os personagens, além de uma troca de socos eletrizante.
O anime vai além disso e adiciona mais elementos à luta, incluindo detalhes aprimorados sobre o impacto dos ataques, como a primeira bola de fogo de Sasuke que quebra o chão ao redor de Naruto, bem como cenas adicionais da infância de Sasuke, que adicionam um peso dramático ainda maior ao momento.
5. No anime Sakura tem bem mais destaque
Sakura sempre foi uma personagem que ficou em segundo plano em relação a Sasuke e Naruto, apesar de ter treinado com Tsunade no final do anime original para se tornar mais forte. No mangá, exceto no primeiro arco de Naruto Shippuden, ela é frequentemente salva e não consegue mostrar seu verdadeiro poder.
No entanto, no anime, durante o ataque da Dez Caudas, a personagem ganha um pouco mais de destaque ao salvar algumas pessoas da criatura. Embora ainda não esteja em pé de igualdade com o resto do Time 7, esse momento é significativo e vai além do que é apresentado no mangá.
6. As lutas são mais longas no anime
Os Fillers são frequentemente utilizados em animes como uma alternativa para se afastar da história original do mangá, porém o estúdio Pierrot, que é responsável pela produção de Naruto, empregou outra tática para distanciar a série do material original.
Uma das formas utilizadas foi aumentar a duração das lutas, especialmente em Naruto Shippuden, seja através do prolongamento das cenas de combate e uso de habilidades ou para exibir uma variedade maior de ataques. Contudo, em outras ocasiões, a repetição de flashbacks e conversas anteriores foram usados para prolongar o tempo de duração dos episódios, levando a batalhas de dois episódios durarem o dobro.
7. No mangá há bastante sangue
Ao longo dos anos, alguns animes tiveram seus momentos de sangue reduzidos, como é o caso de Dragon Ball, que atualmente não apresenta mais cenas sangrentas.
Naruto também passou por uma redução significativa de violência para tornar-se aceitável para a televisão, o que acabou tornando o mangá mais violento em relação ao anime. Um exemplo disso é o Caixão de Areia de Gaara, que no mangá apresenta espirros de sangue ao ser utilizado, enquanto no anime essa violência é omitida.
8. Gaara é bem menos violento no anime
Durante o Naruto Clássico, Gaara tornou-se um personagem querido pelo público, apesar de ter iniciado como um vilão. Após enfrentar o protagonista, ele se torna um grande aliado de Naruto e ajuda na busca por Sasuke. No entanto, no mangá, o personagem era muito mais violento.
Grande parte dos momentos brutais do ninja da Aldeia da Areia foi suprimida no anime, que buscava um enfoque mais moderado em termos de violência. Esse corte pode ter contribuído para que Gaara conquistasse ainda mais fãs, já que as suas piores atrocidades só são apresentadas no mangá.
9. O Kirin é falado apenas no anime
Grande parte da trama de Sasuke em Naruto é dedicada a sua busca por tornar-se mais forte e treinado para matar seu irmão, responsável pela aniquilação do clã Uchiha. Em Naruto Shippuden, finalmente ocorre o confronto entre os irmãos, resultando na morte de Itachi. Durante a luta, Sasuke utiliza diversos ataques, incluindo o poderoso Kirin, um golpe elétrico capaz de romper a defesa do Susanoo de seu oponente.
Curiosamente, o nome Kirin só foi introduzido no anime, pois no mangá, embora Sasuke tenha utilizado o golpe, ele não o nomeia verbalmente. A adição do nome do ataque foi feita na adaptação para a animação, provavelmente para dar mais significado ao poderoso golpe elétrico.
10. No anime a confissão de Hinata é bem emocionante
Embora não tenha muito destaque em Naruto, Hinata acaba ganhando um pouco mais de espaço no anime devido aos fillers, que frequentemente mostram os heróis interagindo com outras equipes, incluindo a dela. Isso acaba dando mais profundidade à personagem, que se torna ainda mais memorável no momento em que declara seus sentimentos pelo protagonista durante o ataque de Pain à Konoha.
Enquanto no mangá o momento é breve e Hinata sai rapidamente de cena, no anime ela consegue se defender contra Pain e até mesmo acertar alguns golpes no vilão, o que torna o momento mais épico e revela que ela é mais poderosa do que aparenta ser.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
No post de hoje, falamos sobre Naruto: As 10 principais diferenças entre o mangá e o anime que todo fã deve saber.