O PS Vita tem um monte de bons RPG lançados para ele, mas quais são os melhores títulos desse gênero no portátil?
No especial de hoje, trazemos 30 jogos que consideramos serem os melhores RPG do PS Vita. Confira a lista abaixo tanto em texto quanto em vídeo.
Os melhores RPG do PS Vita
Tokyo Xanadu
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2015
Tokyo Xanadu é mais um daqueles jogos de RPG japoneses onde você controla um jovem colegial que num belo dia descobre, graças a uma colega de escola, que existe um mundo numa dimensão paralela a Tóquio, e que esses colegas dele querem selar essa dimensão.
Agora, você se junta a eles para a ajudá-los nessa tarefa. O jogo, apesar de não ser tão original assim, conta com um interessante sistema de combate em tempo real.
Mary Skelter: Nightmares
- Desenvolvedora: Idea Factory
- Ano de lançamento: 2016
Mary Skelter: Nightmares é um dungeon crawler em primeira pessoa onde você controla dois protagonistas, Jack e Alice, que acabaram de descobrir que a cidade em que eles moravam foi engolida por um monstro gigante chamado de Jail, ou seja, prisão.
Agora, vocês devem escapar desse lugar enquanto enfrentam criaturas poderosas que começaram a infestar o lugar onde você mora.
Dungeon Travelers 2
- Desenvolvedora: Atlus
- Ano de lançamento: 2013
Dungeon Travelers 2 é mais um dungeon crawler que se originou de uma série de visual novels daquelas com temas que os japoneses adoram escrever a respeito.
No jogo, você tem que salvar o reino de Romulea de monstros que apareceram do nada e que estão espalhando o caos pela região. Esse é um RPG por turnos bem clássico, perfeito para quem gosta de jogos do gênero.
Tales of Hearts R
- Desenvolvedora: Bandai Namco
- Ano de lançamento: 2013
Tales of Hearts R é o remake de um jogo lançado originalmente para o Nintendo DS que conta a história de um garoto chamado Kor Meteor, que tenta salvar uma mulher chamada Kohaku Hearts de ser infectada por um monstro. Pro azar dele, nessa tentativa, ele acaba destruindo o Spiria dela, que seriam as emoções e lembranças da jovem.
Agora, você deve viajar pelo mundo para reunir as partes desse Spiria destruído para que Kohaku volte a ser quem ela era antes.
Freedom Wars
- Desenvolvedora: Sony Interactive Entertainment
- Ano de lançamento: 2014
Freedom Wars é um jogo bem interessante onde você conhece a história de um personagem de um mundo que está dividido em cidades estado chamadas de Panopticons, e cada uma delas luta com as outras em guerras.
Você, como bom patriota deve ajudar a sua Panopticon a ser a maior de todas, e para isso você vai batalhar tanto outros humanos quanto monstros, num jogo com foco bem grande em combate.
Infelizmente, o modo online desse jogo já não funciona mais, pois os servidores foram fechados há alguns anos, mas ainda é possível jogar localmente com amigos tanto em modo cooperativo quanto competitivo.
World of Final Fantasy
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2016
World of Final Fantasy é uma mistura de Final Fantasy oldschool com Pokémon muito divertida de jogar, seja você um veterano da franquia, seja você alguém que está dando os primeiros passos nela. O jogo tem um profundo sistema de desenvolvimento de personagem e um enredo que tem momentos cômicos, trágicos e, no geral, uma boa história. Todo fã deveria dar uma conferida nesse jogo, ainda mais pela portabillidade do PS Vita deixá-lo ainda melhor.
Muramasa Rebirth
- Desenvolvedora: Vanillaware
- Ano de lançamento: 2009
Muramasa: Rebirth é um jogo de ação e RPG bidimensional onde você controla os personagens Momohime e Jinkuro Izuna, que estão envolvidos no conflito central da trama, sendo que cada um dos personagens conta com sua própria história.
O jogo tem um combate bem interessante e um pixel art de primeira categoria.
Disgaea 4
- Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
- Ano de lançamento: 2014
Disgaea 4 é mais um ótimo capítulo da franquia de RPG estratégico da NIS. No jogo, você controla Valvatorez, um antigo tirano do mundo dos monstros que se revoltou contra o presidente do Netherworld e agora vai liderar um bando de soldados para enfrentá-lo.
O jogo conta com um bom sistema de combate e de classes, e certamente merece um lugar na nossa lista de melhores jogos do PS Vita.
Soul Sacrifice Delta
- Desenvolvedora: Marvelous AQL, Japan Studio
- Ano de lançamento: 2013
Soul Sacrifice Delta é a resposta da Sony à perda da exclusividade de Monster Hunter. No jogo, você controla um mago que deve lutar pela própria sobrevivência caçando monstros e outros caçadores. O sistema de combate do jogo envolve não só o uso de magias, mas também o sacrifício de criaturas e de partes do próprio personagem para você aumentar o seu poder, num sistema de alto risco e alta recompensa.
O jogo conta com multiplayer e diversas fases desafiadoras, e foi um dos jogos que eu mais passei tempo jogando no PS Vita. Essa versão Delta não chega a ser uma continuação do Soul Sacrifice original, e sim uma versão atualizada com novos conteúdos, magias e visuais melhorados, sendo uma espécie de versão definitiva do jogo.
Stranger of Sword City
- Desenvolvedora: Demon Gaze
- Ano de lançamento: 2014
Stranger of Sword City é mais ou menos um equivalente do PS Vita de Etrian Odyssey, ou seja, um dungeon crawler daqueles bem old school cheio de monstros e tesouros para você buscar em masmorras e cavernas subterrâneas.
O jogo é mais um daqueles isekai onde você estava vivendo a sua vida numa boa, sofre um acidente aéreo e acorda numa outra terra, e agora deve encontrar o caminho de volta para a sua casa.
Oreshika: Tainted Bloodlines
- Desenvolvedora: Alfa System
- Ano de lançamento: 2014
Oreshika: Tainted Bloodlines é um jogo de RPG por turnos que coloca você no Japão antigo. O seu clã havia sido acusado de crimes que eles não cometeram, e acabaram sendo amaldiçoados duplamente e condenados à morte.
Você então é revivido por um deus e agora deve procurar os autores da maldição colocada contra você e limpar o nome da sua família.
Shiren The Wanderer: The Tower Of Fortune And The Dice Of Fate
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2015
Shiren The Wanderer: The Tower Of Fortune And The Dice Of Fate é um RPG Rogelike desenvolvido pela Chunsoft, lançado originalmente no DS e depois em versão expandida no PS Vita. Curiosamente, uma versão ainda mais expandida já está disponível no Switch, então se você tem acesso a essa plataforma, é essa a versão que você deve procurar.
No jogo, você controla um protagonista mudo que é acompanhado por um furão falante, e deve explorar dungeons randomizadas repletas de inimigos na Torre do Destino, uma torre que atrai diversos aventureiros em busca de mudarem suas vidas.
Ys: Memories Of Celceta
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2012
Ys: Memories Of Celceta é facilmente um dos melhores JRPGs de PS Vita. O jogo conta a história de Adol Christin, um jovem sem memória que vive na região de Calceta e que acaba recebendo a missão de criar um mapa de uma floresta próximo à cidade que ele chega no começo do jogo. Esse é só o começo de uma excelente aventura, que conta com um bom sistema de combate e uma trilha sonora excelente também.
Ys Origin
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2017
Ys Origin é um prequel que se passa 700 anos de Ys 1 e 2, quando as terras de Ys estavam próximas da extinção. O mundo estava sendo invadido por demônios e as deusas que os protegem fizeram a humanidade ir parar nas nuvens para evitar a destruição.
Depois disso, as deusas acabaram desaparecendo de Ys, e agora você e um grupo de heróis devem encontrá-las na Torre Demoníaca.
Um RPG bem divertido de uma franquia que ainda não tem o sucesso merecido aqui no ocidente.
Ys VIII: Lacrimosa of Dana
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2016
Ys VIII: Lacrimosa of Dana, você controla o personagem Adol que acaba naufragando numa ilha amaldiçoada. Agora, você deve encontrar uma forma de voltar para a casa enquanto tenta salvar os nativos dessa ilha da maldição que os aflige há décadas.
O jogo conta com um estilo de combate bastante ágil e cheio de variações, algo que certamente vai agradar quem procura um bom sistema do tipo.
Danganronpa V3: Killing Harmony
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2017
Danganronpa V3: Killing Harmony é um jogo de investigação onde 16 personagens estão aprisionados em uma escola. Aqui, você terá que descobrir quem são os assassinos antes deles chegarem a você.
Danganronpa é mais uma daquelas séries que não possui tantos fãs assim, mas quem jogou, é apaixonado pela franquia.
Danganronpa: Trigger Happy Havoc
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2010
Danganronpa: Trigger Happy Havoc é uma visual novel desenvolvida para uma série de plataformas dentre o PS Vita. No jogo, você conhece a história do Hope’s Peak Academy, uma escola onde os maiores talentos do Japão estudam. Este local logo vira um caos após todos os alunos ficarem presos nele e serem obrigados a se enfrentar por um ursinho de pelúcia chamado Monokuma.
Agora você deve impedir as mortes dos seus colegas e descobrir quem é Monokuma.
Borderlands 2
- Desenvolvedora: Gearbox Software
- Ano de lançamento: 2012
Borderlands 2 é um dos melhores jogos da geração do PS3 e do Xbox 360, e por algum motivo a Sony decidiu trazê-lo para o PS Vita. O jogo tem seus problemas de performance e às vezes parece que não foi lá muito bem portado por causa do tamanho das letras na tela do portátil, mas ainda assim oferece um sólido gameplay e a melhor história da franquia Borderlands até hoje, e na época, era a única forma de se jogar o game de maneira portátil.
Child of Light
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2014
Child of Light é um belo conto de fadas em forma de RPG. O jogo tem uma história cativante, um sistema de batalhas bem montado e uma aventura bastante gostosa.
Apesar disso, o jogo é aproveitável tanto para crianças quanto para adultos, despertando emoções e experiências distintas em cada um, sendo recomendado inclusive para quem quer introduzir o gênero RPG a filhos, irmãos mais novos e afins.
Steins;Gate
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2016
Steins;Gate é uma visual novel baseada no anime de mesmo nome, e tranquilamente uma das melhores adaptações de anime para o videogame.
No jogo, você conhece a história de um grupo de jovens estudantes peritos em tecnologia que descobrem como alterar o passado por e-mail, usando uma micro-onda modificada.
Seus experimentos começam a sair do controle quando são envolvidos em uma conspiração com a SERN, a organização por trás do Grande Colisor de Hádrons, e John Titor, que alega vir de um futuro distópico.
Undertale
- Desenvolvedora: Toby Fox
- Ano de lançamento: 2017
Emprestando muitas características da série Earthbound, Undertale se destacou no mundo dos RPGs por oferecer uma proposta diferente. O game com gráficos retro convida o jogador a tentar ser o mais pacifista possível, ou abraçar seus impulsos mais sombrios e se tornar o genocida de um mundo de fantasia.
XCOM Plus
- Desenvolvedora: Firaxis Games
- Ano de lançamento: 2012
XCOM Plus é uma versão portátil de XCOM: Enemy Unknown e Enemy Within. O jogo tem gráficos claramente piores do que o das versões de PS3 e de Xbox 360, mas ainda assim traz a essência do jogo original, ou seja, um cenário onde a Terra começa a ser invadida por alienígenas e você tem que administrar e comandar um esquadrão que combate essa invasão. Para isso, você vai enfrentar duras batalhas, ter que escolher não só soldados para sacrificar mas também nações inteiras e tentar chegar ao final mais ou menos inteiro. Um jogo extremamente viciante que agora pode ser jogado em qualquer lugar.
The Legend of Heroes: Trails Of Cold Steel 2
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2014
The Legend of Heroes: Trail Of Cold Steel 2 é mais um daqueles jogos de RPG por turno japoneses onde você vive a rotina colegial de um grupo de personagens.
No jogo, você controla Rean, um cadete de uma academia militar que se vê no meio de uma guerra civil e que acabou sendo separado dos colegas dele, e agora deve encontrá-los em meio à desolação do conflito.
Odin Sphere Leifthrasir
- Desenvolvedora: Vanillaware
- Ano de lançamento: 2016
Odin Sphere Leifthrasir é o remake de Odin Sphere, um jogo de RPG e ação lançado originalmente para o PS2 onde você segue a história de 5 personagens que devem impedir o mundo de ser destruído. Essa nova versão do jogo foi lançada para o PS Vita, PS3 e PS4, e conta com gráficos melhorados, melhorias de performance e uma série de ajustes tanto no combate quanto trazendo novos inimigos, tornando-se assim praticamente um jogo novo e muito melhor que o seu original.
Darkest Dungeon
- Desenvolvedora: Red Hook Studios
- Ano de lançamento: 2016
Darkest Dungeon é um jogo de RPG e Estratégia extremamente difícil e viciante onde você tem que administrar uma propriedade e combater a corrupção que se espalha pelas suas terras. Para isso, você recrutará e comandará um grupo de heróis que deve explorar os mais diferentes locais enfrentando monstros e situações cada vez mais desafiadoras.
Além de tudo isso, você ainda terá que lidar com os problemas psicológicos e traumas que essas situações de vida ou morte geram nos seus personagens, afinal de contas, estar a um passo de ir pro outro lado e ver seus colegas passarem por isso certamente deve deixar um efeito e tanto no psicológico dos aventureiros, não é mesmo?
De longe um dos melhores e mais desafiadores RPG de PS Vita.
Dragon Quest Builders
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2016
Dragon Quest Builders faz o que eu sempre quis que Minecraft fizesse: me desse um motivo para eu passar horas a fio construindo casas, torres e assim por diante. O jogo tem um bom modo história e um modo de exploração livre também divertido, e certamente vai agradar seja aos fãs de Dragon Quest, seja aos fãs de Minecraft. Só é uma pena ele não contar com um multiplayer, mas é uma boa alternativa de RPG de construção no PS Vita.
Toukiden: The Age of Demons
- Desenvolvedora: Omega Force
- Ano de lançamento: 2013
Toukiden: kiwami é um RPG de ação e caça de monstros lançado pela Koei Tecmo tanto para o PS Vita. No jogo, você controla um caçador de demônios e criaturas da mitologia japonesa.
O jogo conta com um bom sistema de batalha e é bem divertido, mas assim como qualquer outro clone de Monster Hunter, vale ressaltar que a barreira de entrada, até que o jogo clique de verdade para você, acaba sendo meio alta. Com toda certeza um dos melhores RPG de PS Vita.
Digimon Story: Cyber Sleuth
- Desenvolvedora: Bandai Namco
- Ano de lançamento: 2015
Digimon Story: Cyber Sleuth ainda não é exatamente o jogo definitivo de Digimon, mas é bem divertido, contanto que você consiga sobreviver a um começo extremamente arrastado.
Após isso, o jogo traz batalhas divertidas, personagens carismáticos e um mundo simples, porém belo, a se explorar, fora toda a parte de criação de Digimon, que sempre acaba sendo muito divertida.
Final Fantasy X/X-2 HD Remaster
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2013
Final Fantasy X é um dos melhores capítulos da franquia, e Final Fantasy X/X-2 HD Remaster traz a versão internacional dele e de sua continuação para o PS Vita com visuais melhorados em relação ao PS2 e suporte a troféus. O jogo não ganha nenhuma novidade além disso, mas ainda assim é uma ótima forma de ser jogado, ainda mais com o fato de você poder pegar o jogo, lutar algumas lutas, botar o PS Vita no sleep e depois retornar sem precisar ficar ligando e desligando o videogame toda hora.
Persona 4 Golden
- Desenvolvedora: Atlus
- Ano de lançamento: 2012
Persona 4 Golden é talvez o melhor jogo da nossa lista de melhores RPG do PS Vita. O jogo é uma versão definitiva de Persona 4 e conta com tudo o que a versão de PS2 trazia além de novos elementos na história e uma nova personagem. Esse é um jogo que dava vontade de ter um PS Vita só para jogá-lo. Felizmente, ele recentemente foi lançado para todas as plataformas modernas, ou seja, PC, PlayStations, Xbox e Switch, então dá pra jogar esse jogo sem precisar gastar quase mil reais num portátil só pra isso.