É natural que muitas técnicas diferentes de ninjutsu, taijutsu e/ou genjutsu apareçam e desapareçam em Naruto, com somente as mais famosas e/ou poderosos sendo repetidas. E as vezes nem a popularidade de uma técnica faz ela aparecer mais de uma vez, como é o caso do Shichi Tenkohō, os Sete Suspiros Celestiais.
Um dos temas da franquia é que o trabalho duro é sempre recompensado. Apesar disso ser uma mentira no mundo real, está longe de ser uma moral ruim e ela é encarnada por alguns dos personagens mais carismáticos da série: Might Guy e Rock Lee que, através dos Oito Portões, conseguem compensar a deficiência em ninjutsu com um taijutsu praticamente invencível.
O problema é que a técnica para a liberação dos portões é extremamente difícil de se aprender, exige muita prática e resistência física e causa danos internos no corpo do usuário, chegando até mesmo a matar quem abre o Oitavo Portão.
Mas aparentemente essa não é a única forma de se aumentar tremendamente as capacidades físicas de um lutador de taijutsu. OsSete Suspiros Celestiais, criada por Shira, consiste na técnica de acumular grandes quantidades de oxigênio na respiração para aumentar a explosão muscular.
Apesar de se chamar Sete Suspiros, essa técnica envolve três estágios de ativação:
- A primeira ativação (第一活性, Daiichi Kassei) faz com que Shira fique com os olhos completamente brancos e faz com que ele comece a emitir uma aura amarela.
- A segunda ativação (第二活性, Daini Kassei) faz o seu corpo se expandir um pouco, seus músculos ficam nitidamente mais robustos.
- A terceira ativação (第三活性, Daisan Kassei) faz com que sua pele fique vermelha e Shira fique ainda mais forte e veloz.
A técnica aparenta não ter os mesmos efeitos colaterais no corpo do usuário, ao mesmo tempo que não atinge os mesmos picos de poder bruto – é importante lembrar que Might Guy, com os Oito Portões abertos, quase matou Madara Uchiha em sua forma Jinchuuriki do Dez-Caudas.
Essa técnica, porém, só apareceu em um episódio de Naruto Shippuden, assim como o criador da técnica, Shira.
A razão dela nunca mais ter aparecido é desconhecida, mas podemos chutar as mais prováveis.
Não apenas essa técnica foi utilizado em um episódio “filler” – que embora seja canônico, não é tão importante quanto o conteúdo do mangá – ela foi criada e utilizada por um personagem também “filler”.
Só isso já costuma inviabilizar a reaparição constante de ambos técnica e personagem. Não ajuda o fato de que Shira terminou o arco indo se juntar uma uma unidade ninja que fica permanentemente nos arredores do País do Vento, muito longe de onde a maior parte da história de Naruto costuma se passar.
E embora útil, a especialidade em taijutsu puro parece não ser a mais viável para ninjas que possam utilizar ninjutsu e/ou genjutsu, o que deixa ainda mais difícil que uma outra técnica além dos Oito Portões, como os Sete Suspiros Celestiais, apareça de maneira constante na série.
Não é impossível, porém, que essa técnica retorne, principalmente em episódios que possam ter foco na relação entre Rock Lee e Metal Lee ou apenas em Metal em Boruto: Naruto Next Generations.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.