A técnica da Reencarnação do Mundo Impuro, também conhecida como Edo Tensei, é um jutsu proibido onde o usuário aprisiona a alma de um ninja em um corpo morto qualquer e o “revive” para realizar suas vontades. Um dos poucos defeitos da técnica é que o corpo assume a mesma forma que alma tinha quando ela morreu. Por isso que Hiruzen Sarutobi, por exemplo, foi ressuscitado como velho, pois morreu já depois dos seus setenta anos. Mas Kabuto fez modificações na formula e no corpo de Madara para ressuscitá-lo em seu corpo jovem e, de quebra, conseguiu que ele tivesse o Rinnegan mesmo nesse corpo.
Madara só desenvolveu o Rinnegan verdadeiramente após décadas de experimentação em segredo, manipulando o DNA de Hashirama e se injetando com células do Primeiro Hokage, cultivadas com os Zetsus. Esse processo levou tanto tempo que Madara já era muito idoso quando despertou o imenso poder e não pode utilizá-lo enquanto vivo, transferindo-o para Nagato e planejando sua volta através das ações de Obito.
Orochimaru aperfeiçoou a técnica do Edo Tensei e a ensinou para Kabuto antes de ser aprisionado na Espada Totsuka de Itachi. Kabuto, sendo um gênio que eventualmente superaria até mesmo Orochimaru, fez modificações no jutsu e conseguiu ressuscitar os ninjas cada vez mais próximos dos seus poderes originais, mesmo que eles ainda estivessem presos a mesma forma de que quando morreram.
Kabuto realizou diversas mudanças na fórmula do Edo Tensei e conseguiu que Madara fosse trazido de volta em sua forma jovem c, com o corpo na mesma forma de quando enfrentou Hashirama no Vale do Fim. Mas a mente e as experiências do velho Madara também foram trazidas de volta perfeitamente.
Mas o mais surpreendente foi a presença do Rinnegan. O corpo novo de Madara não havia despertado o Rinnegan ainda. Dessa forma, deveria ser impossível que o Edo Madara tivesse esse poder.
O que tornou isso possível foi que Kabuto, sendo um gênio e um discípulo de Orochimaru, talvez imaginando que a combinação do chakra e do DNA dos dois seria o caminho para o Rinnegan, implantou células Hashirama no corpo que seria utilizado para reviver Madara.
Isso explicaria a razão de Madara ter a face de Hashirama em seu corpo (um sinal de que ele tinha um número altíssimo de DNA Hashirama em seu corpo) e que, quando Madara foi verdadeiramente trazido a vida através da Reencarnação Divina do Estilo Profano, seus olhos com Rinnegan desapareceram (por não serem “reais”) enquanto o rosto de Hashirama continuou, como corpo do Edo Tensei se tornando seu novo corpo.
Isso, claro, é uma conjectura. Não há respostas oficiais sobre as arbitrariedades desse Edo Tensei específico, visto que Kabuto não sabia de muitas coisas (que Madara sobreviveu a batalha do Vale do Fim, por exemplo) e que Madara também não sabia muita coisa do processo de como ele foi revivido (ele disse que o rosto de Hashirama em seu peito não era obra sua).
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.