Embora atualmente esteja dedica a produzir jogos para consoles e tenha foco cada vez maior no PC, a Capcom sempre vai ser lembrada por suas raízes nos arcades. Usando os sistemas conhecido como Capcom Power System (ou CPS, para os íntimos), a empresa se estabeleceu como um dos nomes mais procurados quando você só tinha poucas fichas para gastar, e isso tinha que ser feito em um jogo divertido.
Enquanto a empresa nem sempre acertava em suas fórmulas, muitos jogos dos sistemas CPS 1, 2 e 3 viraram verdadeiros clássicos, muitos deles lembrados em coletâneas como a caprichada Capcom Arcade Stadium. Embora alguns jogos não estejam mais disponíveis por questões de licenciamento, eles continuam vivos graças à emulação e à memória de quem teve o prazer de aproveitá-los.
Para você que deseja descobrir os bons tempos da Capcom nos arcades, ou deseja reviver boas memórias de tempos mais simples, criamos essa lista. Confira agora os 30 melhores jogos já lançados para os sistemas de arcade CPS 1, 2 e 3.
Os 30 melhores jogos de CPS 1, CPS 2 e CPS 3
Cadillacs and Dinosaurs
- Plataforma: CP System Dash
- Ano de lançamento: 1993
Um grupo de quatro amigos se une para enfrentar cientistas malucos e meter o soco em muitos dinossauros, usando diversas armas de fogo e um carango feroz para facilitar a missão. Enquanto o conceito de Cadillacs and Dinosaurs pode parecer estranho, o jogo é um dos melhores beat’em ups de todos os tempos. Pena que, como ele se trata de um game licenciado, a Capcom nunca o lançou para plataformas de mesa ou em coletâneas.
Street Fighter II: Champion Edition
- Plataforma: CPS 1
- Ano de lançamento: 1992
Se Street Fighter II revolucionou os jogos de luta e permanece até hoje um jogo excelente, a Champion Edition tornou tudo ainda melhor. Depois de somente enfrentar os chefes da versão original, agora os jogadores podiam controlá-los. Além disso, essa versão trouxe a possibilidade de duas pessoas usarem o mesmo boneco, além de trazer diversos ajustes de gameplay e detalhes redesenhados nos cenários e finais de alguns lutadores.
Final Fight
- Plataforma: CPS 1
- Ano de lançamento: 1989
Final Fight pode não ser o primeiro beat’em up, mas sem dúvida estabeleceu um novo patamar de qualidade para o gênero. Usando os personagens Guy, Haggar ou Cody, o jogador tem que lidar com o crime organizado de Metro City da única maneira que eles entendem: na porrada. Com gráficos lindos para a época, o jogo também surpreendeu pela maneira diferente como seus personagens funcionavam e pela dificuldade até que equilibrada para um jogo arcade que só queria comer suas fichas.
Captain Commando
- Plataforma: CPS Changer
- Ano de lançamento: 1991
Você sabia que a Capcom norte-americana possuía uma mascote própria durante os anos 1980? No caso, ela foi a escolhida para estrelar um beat’em up bastante inusitado, compartilhando o protagonismo com uma múmia, um ninja e um bebê controlando um mecha. Com muita personalidade e diversos itens, Captain Commando é até hoje bastante divertido de jogar — e suas versões para consoles de mesa mantém a qualidade da experiência.
The Punisher
- Plataforma: CP System Dash
- Ano de lançamento: 1993
Conhecido por seus quadrinhos violentos, o Justiceiro manteve boa parte de sua brutalidade quando foi convertido para um jogo de arcade. Acompanhado de Nick Fury (a versão original), o personagem tem uma vasta seleção de armas que pode usar enquanto não está socando mafiosos. Infelizmente, assim como aconteceu com Caddilacs and Dinosaurs, esse foi outro jogo que acabou sendo vítima de questões de licenciamento com o tempo.
Saturday Night Slam Masters
- Plataforma: CP System Dash
- Ano de lançamento: 1993
Se você conhece Hokuto no Ken, provavelmente vai reconhecer o artista responsável pelas artes do jogo. O mangaká Tetsuo Hara trouxe seu estilo único para um game de luta livre com personagens bastante únicos e um gameplay que mistura elementos de um jogo de luta tradicional e beat’em ups — tudo isso com direito a uma participação especial de Haggar, da série Final Fight.
Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting
- Plataforma: CPS 1
- Ano de lançamento: 1992
Lançado menos de um ano após a Champion Edition, Street Fighter II Turbo é uma versão ainda mais refinada da série. Trazendo diversas melhorias de equilíbrio, o game tem como principal mérito acelerar o gameplay e torná-lo ainda mais dinâmico. Além disso, ele introduziu novos movimentos especiais para boa parte do elenco.
Street Fighter Alpha
- Plataforma: CPS Changer
- Ano de lançamento: 1995
Criado a partir de uma versão aprimorada da primeira placa CPS, Street Fighter Alpha marcou o ápice do que era possível fazer com o hardware. O jogo serve como uma prequel da série, introduzindo personagens clássicos como Ryu e Ken, que apareciam misturados com outras figuras que se tornariam parte essencial da franquia em um estilo visual ainda mais bonito e detalhado.
1941: Counter Attack
- Plataforma: CPS 1
- Ano de lançamento: 1990
Nem só de jogos de luta e beat’em ups viveu a CPS. 1941: Counter Attack é um jogo de tiro repleto de upgrades e momentos nos quais você tem a certeza de que o jogo está roubando, de tão difícil que as coisas se tornaram. O terceiro jogo da série 19XX traz um sistema de upgrades interessantes e é garantia de diversão quando jogado no multiplayer. Por falar nele, você já ouviu falar no jogo Aviator?
Ghouls n’ Ghosts
- Plataforma: CPS 1
- Ano de lançamento: 1988
Um dos jogos mais difíceis de todos os tempos, o side scrolling é uma sequência de Ghost’n Goblins que tira Sir Arthur da aposentadoria para enfrentar uma nova horda de inimigos. Contando somente com sua lança e com sua fiel armadura, ele precisa tomar cuidado para não ser tocado mais do que uma vez, ou a tela de Game Over está garantida.
Strider
- Plataforma: CPS
- Ano de lançamento: 1989
O hack’n slash apresenta um mundo futurista com ares cyberpunk, no qual o protagonista Strider Hyriu precisa derrotar as hordas comandadas pelo misterioso Grandmaster. Além de trazer um gameplay impressionante para sua época, o game também surpreendeu por suas cenas não interativas totalmente dubladas.
Super Street Fighter 2 Turbo
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1994
Com o poder da CPS 2, a Capcom foi capaz de evoluir ainda mais seu famoso jogo de luta. Após adicionar quatro novos lutadores, a empresa continuou evoluindo a série com um novo sistema de super combos e combos aéreos. Super Street Fighter 2 Turbo também apresentou ao mundo o lutador Akuma e continua sendo jogado competitivamente até os dias atuais.
Dungeons & Dragons: Tower of Doom
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1994
Um dos principais RPGs de mesa de todos os tempos, Dungeons & Dragons chegou aos arcades com diversas classes de personagens em um beat’em marcado pelas escolhas e caminhos divergentes. Tower of Doom foi o primeiro esforço da Capcom com a franquia e rendeu um dos títulos mais memoráveis dos anos 1990.
Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1996
Dois anos após de Tower of Doom, a Capcom voltou a trabalhar com Dungeons & Dragons em uma aventura ainda melhor. Shadow over Mystara trazia gráficos e menus aprimorados, novas opções de classes e uma história ainda mais interessante e desafiadora. Ao contrário de outros jogos licenciados desta lista, os dois jogos da série continuam disponíveis facilmente nos dias atuais em uma coletânea para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.
Alien vs Predator
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1994
Como você pode notar pela lista, 1994 foi um ano bastante ocupado para as equipes da Capcom. Foi período que a empresa lançou seu beat’em up inspirado em Aliens vs Predator, que trazia uma visão bastante diferente dos jogos de tiro e terro que as franquias inspirariam nos anos seguintes. Nele, o jogador controla um predador ou um entre diversos ciborgues e senta a porrada em um verdadeiro exército de aliens com tamanhos e formas variadas.
X-Men: Children of the Atom
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1994
Depois de provar que dominava o mundo dos jogos de luta com Street Fighter, a Capcom colocou sua mão nos direitos de X-Men, franquia da Marvel que estava no auge durante os anos 90. O resultado disso foi Children of the Atom, um jogo de luta repleto de combos e efeitos especiais impressionantes que, mais tarde, abririam as portas para a famosa série VS.
Darkstalkers: The Night Warriors
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1994
O que é melhor do que reunir os melhores lutadores do mundo para brigar na rua? A resposta é: reunir as maiores figuras do mundo do horror para brigar em cenários iluminados e repletos de elementos inventivos. Darkstalkers usava o que funcionou em Street Fighter e trazia ideais inovadoras e personagens bastante diferentes e marcantes.
Super Puzzle Fighter II Turbo
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1996
Não se engane pelo nome: Super Puzzle Fighter II Turbo não é nenhuma sequência, mas sim o primeiro jogo de puzzle estrelando os personagens da Capcom. O game reúne lutadores de Street Fighter e Darkstalkers em uma experiência bastante estratégica, na qual a união de peças com cores diferentes determina o dano que você vai causar a seus adversários.
X-Men vs. Street Fighter
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1996
Ryu e Ken se unindo para bater em um time formado por Ciclope e Wolverine? Se essa ideia parece normal nos dias atuais, ela era bem inusitada em 1996 — e funcionava excepcionalmente bem. A união dos personagens da Capcom com os da Marvel resultou em um jogo de luta rápido, divertido e repleto de efeitos especiais impressionantes — e a união só ficaria melhor nos anos seguintes.
Super Gem Fighter Mini Mix
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1998
Depois de investir em um jogo de puzzle com os personagens de Street Fighter e Darlkstalkers, a Capcom criou uma experiência de luta mais tradicional, mas não menos inventiva. Super Gem Fighter Mini Mix — ou Pocket Fighter no Japão — trazia personagens estilizados e sistemas de gameplay simplificados que ajudavam a criar combos impressionantes e batalhas memoráveis.
Marvel Super Heroes
Plataforma: CPS 2
Ano de lançamento: 1995
Um ano após os X-Men brigarem nas telas do arcade, os demais personagens da Marvel se juntaram à luta. Pela primeira vez, os jogadores podiam usar nomes como Capitão América, Thanos, Juggernaut e Hulk para brigar em busca das famosas Joias do Infinito, que também traziam diversos efeitos especiais para dentro das batalhas.
Marvel Super Heroes vs Street Fighter
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1997
Dois anos depois dos personagens da Marvel brigarem entre si, era hora de os personagens de Street Fighter também entrarem para a luta. Até então o maior crossover entre a Capcom e a Marvel, o jogo evoluía mecânicas e trazia uma quantidade bastante generosa de personagens secretos que podiam ser acessados usando uma série de combinações especiais.
Marvel vs Capcom: Clash of Super Heroes
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1998
Marvel vs Capom foi a grande culminação de todos os jogos desenvolvidos pela Capcom até a época, quebrando as barreiras do universo de Street Fighter. Com isso, nomes como Strider, Captain Commando e até mesmo Mega Man se juntaram à briga, que ganhou ares ainda mais grandiosos. Este foi o último jogo da série VS desenvolvido para uma placa Capcom Power System — Marvel vs Capcom 2 seria exclusivo para as placas Naomi da SEGA.
Battle Circuit
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1997
O último e, provavelmente, o mais desconhecido beat’em up produzido pela Capcom durante sua época de auge nos arcades. Battle Circuit se passa em um futuro distante, mostrando uma série de caçadores de recompensa que se unem para capturar o perigoso Dr. Saturn. Além dos personagens diferenciados, o jogo se destacava pelo sistema de compras de habilidades e upgrades e por trazer diversos ataques especiais únicos a cada membro de seu elenco.
Street Fighter Alpha 3
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1998
Enquanto o primeiro Street Fighter Alpha surpreendeu por seus avanços gráficos, o terceiro (e até agora, último) jogo da série é até hoje um dos melhores jogos de luta da Capcom. Com um elenco vasto, diversos tipos de especiais e visuais impressionante, o game é uma das experiências definitivas do gênero — que, infelizmente, tem sua melhor versão presa ao antigo PSP da Sony.
Giga Wing
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1999
Mesmo se focando cada vez mais nos jogos de luta da metade para o fim dos anos 1990, a Capcom não se esqueceu de suas raízes no gênero de tiro. Giga Wing era um shooter vertical com um monitor alongado e com visual steampunk, repleto de desafios e upgrades, que exigia reflexos rápidos e bom posicionamento para conseguir sobreviver à chuva de balas que tomava a tela.
Darkstalkers 3
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1997
Depois de recontar a história do primeiro Darkstalkers no segundo jogo da série, a Capcom decidiu evoluir o mundo da franquia no terceiro game. Nele somos apresentados ao icônico demônio Jedah Dohma, que cria uma dimensão para reunir as almas que vão ajudá-lo a criar um novo mundo. Como uma criatura sobrenatural, cabe a você decidir se vai lutar contra o vilão ou ajudar em sua missão.
Cyberbots: Full Metal Madness
- Plataforma: CPS 2
- Ano de lançamento: 1995
Cyberbots é um spin-of do beat’em up de robôs Armored Warriors, colocando os jogadores para controlar diversos robôs em batalhas 1v1. O diferencial do título é o nível de personalização que ele oferece para seus lutadores: além de optar por um chassi, é possível escolher algumas de suas peças para criar um personagem que se encaixa em determinadas estratégias ou preferências pessoais.
Red Earth
- Plataforma: CPS 3
- Ano de lançamento: 1996
Red Earth é um jogo de luta bastante inusitado. Além de trazer um elenco formado por lutadores fantasiosos, o game é uma experiência essencialmente single player, algo bastante raro para o gênero de luta. Ao fim de cada batalha, o jogador ganha pontos de experiência para melhorar suas habilidades e conseguir encarar os adversários ainda mais fortes que vêm pela frente.
Street Fighter III: Third Strike
- Plataforma: CPS 3
- Ano de lançamento: 1999
Um dos poucos jogos produzidos para a CPS 3, Street Fighter III atualmente é lembrado como um clássico, mas não foi muito bem recebido em sua estreia. Terceira versão do game, Third Strike trouxe de volta mais lutadores do elenco clássico da série, ao mesmo tempo em que estendia sua seleção de personagens originais e trazia ainda mais inovações de gameplay. O resultado é um dos jogos de luta 2D mais táticos e bonitos de toda a história.
Jojo’s Bizarre Adventure
- Plataforma: CPS 3
- Ano de lançamento: 1998
Você pode conhecer Jojo’s Bizarre Adventure por Rounabout ou pelos memes, mas muitos ocidentais tiveram o primeiro contato com a série graças ao jogo da Capcom. Inspirado pelo popular arco Stardust Crusaders, o game adaptou muito bem o sistema de stands e trouxe um modo história que seguia muito bem os eventos do mangá.