A bandana ninja é certamente um dos objetos mais icônicos da série de Naruto. Mesmo com suas origens humildes. Mas ao contrário da maioria dos ninjas da série, Jiraiya utilizava uma bandana especial e única.
Dentro do universo de Naruto, as bandanas ninjas servem para mostrar a lealdade de quem está as utilizando. O significado é tão poderoso e universal que, quando um ninja se torna fugitivo, ele risca o símbolo de sua Vila para mostrar que não é mais leal.
Jiraiya mesmo utilizou uma bandana clássica de Konoha durante suas participações nas Guerras Ninjas — assim como Orochimaru, Tsunade e os outros ninjas todos.
Mas fora das batalhas, Jiraiya estava sempre viajando pelo mundo. E apesar de Naruto se passar em temos de relativa paz entre as Vilas Ocultas, Jiraiya poderia não estar seguro andando por aí com uma bandana de Konoha.
As inconveniências que ele encontraria ao ostentar esse símbolo poderiam variar de maus tratos até tentativas de assassinato.
Jiraiya não era mais um soldado. Era um andarilho. Um escritor. Um viajante. E, claro, um espião. Dessa forma, ele passou a utilizar uma bandana especial — o símbolo representando a palavra “óleo”, uma referência aos Sapos do Monte Myoboku.
Ele podia então passar como um Sábio e não um representante das forças militares do País do Fogo. Isso, somado com seu estilo espalhafatoso, ironicamente o deixava menos “perigoso” aos olhos de outros ninjas.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.