Explicar o significado da expressão “Arte Ninja” em Naruto Shippuden é um tanto quanto complicado, e logo você vai entender o motivo.
Geralmente acredita-se que as Artes Ninjas estão ligadas à técnicas que poderiam ser consideradas “exclusivas” de seus usuários, como é o caso da Arte Ninja: Agulhas de Jizo de Jiraiya.
Mas não é bem assim que funciona. Kakashi, na luta contra Zabuza, utilizou uma técnica do estilo água chamada Muralha de Água e também a chamou de “Arte Ninja”. Esta mesma técnica é amplamente conhecida pela maioria dos ninjas da névoa, além do próprio Tobirama Senju que também a utilizou quando revivido por Orochimaru, na luta contra Hiruzen. Todavia, nenhum deles a chama de Arte Ninja.
Então o que acontece?
A explicação mais sensata neste caso diz que a arte ninja é uma técnica baseada em chakra que não tem necessariamente, ligação com nenhuma natureza de elemental. Algo que faz mais sentido se levarmos em consideração as Agulhas de Jizo de Jiraiya, a Expansão Parcial de Chouiji ou a Prisão de Sombra de Shikamaru.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.